Desovas Ramirezi


rjcd

Recommended Posts

Boas,

 

faço um pequeno resumo da vida do meu casal de Ramirezi e suas respectivas desovas.

 

Antes de mais passamos as apresentações, este é o casal:

DSC01078.jpg

 

Estes nosso amigos já fizeram 3 desovas, todas diferentes mas com o mesmo final, ou seja nascimentos 0.

Vou passar a explicar as 3 desovas e pedia a vossa ajuda para o que posso fazer ou mudar para que tenha descentes.

 

1ª Desova -

Pouca informação só vi que existiu porque ainda apanhei o casal a comer o resto dos ovos.

 

2ª Desova -

Acompanhei a desova, fizeram um buraco no areão mas a medida que a femea ia desovando o macho não fertilizava mas sim comia.

 

3ª Desova-

Aconteçeu na sexta a noite num canto do aquario entre o filtro e o vidro onde coloco a folha de almendoeira. O casal desovou em cima da folha tipo uns 40 ovos, acompanhei todo o processo vi a femea a por e o macho e fertilizar, quando terminaram o macho ficou aguardar o local, no sabado de manha ainda se mantinham todos os ovos na folha com o macho sem em proteger a zona.

O pior aconteceu no 2 e 3 dia, pois durante o sabado os ovos foram desaparecendo aos poucos, ainda pensei que estariam a comer os não fungados, ainda sempre com o macho sempre na zona, mas achei estranho pois so deixaram tipo 10, ontem quando chego a casa ovos 0 e o macho ja andava na sua vida normal.

 

Percebi que houve uma evolução da 2 para a 3 desova, mas mesmo assim alguma coisa não correu bem.

 

Onde posso melhorar? Que estará acontecer?

 

Infelizmente não consegui fotos.

 

Aguardo o vosso feedback e sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ramirezi podem ser complicados e exigentes... muitas vezes é habitual publicar-se o sucesso, mas raramente se publicam os insucessos... e estes são muito mais comuns.

 

Antes de adiantar o que quer que seja, é preciso saber os parâmetros da água, muito particularmente:

 

- temperatura;

- condutividade e/ou dureza;

- pH

- nitratos.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso é o normal.

 

Tenta da próxima vez separar os ovos dos pais...mete uma pedra lisa que possas tirar depois...eles gostam de fazer posturas aí. Depois tira os ovos para um sitio seguro. uma maternidade não serve...aberturas muito grandes.

 

Procura pelo fórum.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ramirezi podem ser complicados e exigentes... muitas vezes é habitual publicar-se o sucesso, mas raramente se publicam os insucessos... e estes são muito mais comuns.

 

Antes de adiantar o que quer que seja, é preciso saber os parâmetros da água, muito particularmente:

 

- temperatura;

- condutividade e/ou dureza;

- pH

- nitratos.

 

Cumps

 

Boas Ricardo,

 

os parâmetros do aqua são:

 

PH - 6.8

KH - 3ºd

GH - >6ºd

No2- 0

N03 - 0

 

Que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A não ser que queiras fazer reprodução à força dos ramirezis, não aconselho nada a que separes os ovos dos pais, não, pelo menos, antes de mais umas tentativas. Um dos grandes entusiasmos dos ciclídeos é ver os pais a cuidar das crias... separar os ovos dos pais é algo que só deve ser feito em desespero de causa, ou quando se tenha interesses comerciais e se pretenda maximizar a "produção".

 

Em anões sul-americanos já cheguei a ter 10 posturas sem sucesso antes de vir uma com sucesso... e nem calculas o entusiasmante que é ver, um dia, depois de alguns desapontamentos, uma nuvem de alevins a nadar à volta dos pais. Querer isto é ser ciclidófilo...

 

... boa sorte.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a mesma opinião que tu... Isto para mim é um Hobbie e não tenho qualquer interesse em comercializar os animais.

Como dizes é bem, prefiro esperar para ver as coisas acontecerem naturalmente, alias da 1ª para a 3ª postura houve uma evuloção e tenho a certeza que a proxima já será melhor.

 

Que dizes dos parametros da água do aqua?

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

os parâmetros do aqua são:

 

PH - 6.8

KH - 3ºd

GH - >6ºd

No2- 0

N03 - 0

 

Que achas?

 

 

Os valores estão razoáveis, com excepção de um... o Gh está demasiado elevado. Procura misturar água de garrafão pouco mineralizada para tentar baixar o gh e, eventualmente, um pouco mais o ph. A dureza elevada pode estar a endurecer os ovos, impossibilitar o nascimento e gerar os problemas que tens verificado. Mais moleza na água e paciência é o que é preciso.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu também gosto muito da ideia de as coisas serem feitas naturalmente, mas no caso dos rams abro excepção porque fico revoltado ao vê-los papar os seus próprios ovos...fico mesmo a pensar...fogo o bicho é lindo mas é estúpido que se farta... por isso para mim a destruição de muitíssimas ninhadas é um desperdício enorme e facilmente se torna frustrante. Certamente este processo torna o sucesso pelo método natural, ainda mais satisfatório principalmente para quem não se importa de perder as ninhadas. Compreendo o método natural mas sabendo que os rams que nos chegam não são por si fruto de reprodução natural como sacrifício pela beleza o método natural deixa de fazer tanto sentido.

 

Eu deixei de ter rams para dar lugar a apistogramas porque destes espero aquilo que quero ver...pais a criarem dos filhos...talvez no futuro tente com rams.. mas para já quero mesmo é ter criação e não desilusão :snipersmile:.

 

Fiquem bem.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vou em mais de 30 posturas, já com 4 casais diferentes.

 

Uns porque morrem, outros porque saltam do aquário, outros porque o macho literalmente come a femea.

 

No entanto tenho já há cerca de 3 meses, o mesmo casal, sózinho num aqua com cerca de 60 litros só para eles, com bastante musgo e só iluminado na parte frontal, provocando assim zonas bem escuras na parte posterior.

Este casal já fez algumas 6 ou 7 posturas, algumas com 2 semanas de separação e agora, ao fim deste tempo todo e depois de há 3 dias terem feito uma nova postura, com bem mais de 100 ovos, depois de ter visto os ovos novamente desaparecerem e pensar que mais uma vez os tinham comido, fui dar com o macho por cima de um buraco com uma nuvem de alevins por baixo e a cuidarem, os dois, deles.

Aprendi com o tempo e com as sucessivas falhas que não devo esperar nada, mas... :snipersmile:

 

Paciência, paciência e mais paciência é o que este hobbie nos ensina e constantemente nos pede, pois no final a compensasão é reconfortante.

 

Abraços,

Rui Oliveira

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais