CO2 está a aumentar o meu ph?


shakeit

Recommended Posts

Boas pessoal.

Tenho um aqua de 120l com 7,0ph e dureza 2.

Decidi colocar co2 caseiro!

O objectivo era descer até aso 6,5, mas nos primeiros dias de uso do co2 o ph não sofreu alteração, mas a dureza sim, passou a 3!

E cada dia que passava o ph mantinha-se e ia descendo o difusor no aquário(sempre com o oxigenador ligado,com pouca força, mas ligado)

Hoje medi o ph e estava a7,5 e a dureza a 4!!

Utilizo a água da torneira que sai as 6,5 e tem kh de 2!!!

O que se passa?

No aqua tenho areão fino de basalto , akadama, 2 pedras xitos e um pequeno tronco.!!!

Temo pela vida dos animais! Hoje já fiz tpa 50% e o ph voltou a 7... O que se passa e o que hei-de fazer??

AJUDEM PLEASE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desliga ja o oxigenador o difusor de co2 deve estar o mais baixo possivel quanto a baixar o ph isso é quimica tem de baixar o teu ph natural do aquario so mais uma coisa não teras muito movimento a supreficie do aquario???

 

 

Ok o oxigenador está desligado e o difusor junto ao areão!. Não penso que não. é o suficiente para estar a agua em movimento. O que não percebo é os valores de ph antes e depois de colocar o co2!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a mixtura é caseira esta tudo bem feito??? como é o teu difusor tens algum foto???

 

Sim creito que está toda bem feita! é daqueles difusores de vidro parecem canecas, só que a versão mais pequena!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma se nao tens nada calcario no aquario. Nao estamos so a falar de aumento do pH, estamos a falar tambem de aumento de dureza... e isso ainda é mais estranho.

cumprimentos, Nuno Pinto

 

P.S.:já agora completa o perfil, ja andas aqui há algum tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma se nao tens nada calcario no aquario. Nao estamos so a falar de aumento do pH, estamos a falar tambem de aumento de dureza... e isso ainda é mais estranho.

cumprimentos, Nuno Pinto

 

P.S.:já agora completa o perfil, ja andas aqui há algum tempo...

 

Pois isso é que é o mais estranho! Já referi o que tenho no aqua... Não tenho nada calcário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo tens esse aquário montado?

 

Ele já estabilizou num PH fixo?

 

Deixa-o estabilizar, se calhar estabiliza a 7,5 e dureza 4.

 

A partir daí, se quiseres baixar o PH, podes colocar turfa no filtro, em complemento ao CO2.

Podes colocar mais um tronco. (tambem ajuda a descer o PH)

 

E... CO2 caseiro, num aquário de 120Litros... não te baixa o PH assim de repente.

 

Podes utilizar duas garrafas de CO2 caseiro, independentes, cada uma com o seu difusor, uma em cada lado do aquário.

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo tens esse aquário montado?

 

Ele já estabilizou num PH fixo?

 

Deixa-o estabilizar, se calhar estabiliza a 7,5 e dureza 4.

 

A partir daí, se quiseres baixar o PH, podes colocar turfa no filtro, em complemento ao CO2.

Podes colocar mais um tronco. (tambem ajuda a descer o PH)

 

E... CO2 caseiro, num aquário de 120Litros... não te baixa o PH assim de repente.

 

Podes utilizar duas garrafas de CO2 caseiro, independentes, cada uma com o seu difusor, uma em cada lado do aquário.

 

Há mais de 3 meses... Já está estabilizado, pelo menos estava... nos 7. Isto aconteceu desde que coloquei co2!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desliga ja o oxigenador o difusor de co2 deve estar o mais baixo possivel quanto a baixar o ph isso é quimica tem de baixar o teu ph natural do aquario so mais uma coisa não teras muito movimento a supreficie do aquario???

 

Podes-te explicar sff?Agora fiquei curioso o que tem a haver o movimento á superficie para subir o pH.

Creio que todos sabemos que o CO2 não sobe o pH.Testa de novo na torneira mas não esquecer que deves deixar repousar a água antes de medir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trata-me por tu sff.

Então pela tua lógica o CO2 não faz efeito ao subir pela coluna de água mas sim fica dentro de água,é isso ?Então o CO2 anda dentro de água mas não é liberto para o exterior,nunca ouvi tal coisa.Também seria interessante ver isso com os peixes lá dentro com essa lógica,claro.Isto parece-me errado mas pode é já ser o cérebro a pedir descanso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que mal intendidoooo loool vamos la ver se nos intendemos

 

 

1º o difusor de co2 tem como objectivo dissolver o co2 na agua certo??

2º se a movimentação a superfície for elevada esse co2 tende em dissipar-se mais rápido logo os nível de ph podem nem se notar ainda mais sendo co2 caseiro

 

Será que assim eu não disse tantas babuseiras? Lool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora é claro que terá que desligar a bomba de ar e manter apenas o CO2.

 

Qualquer movimento extra para oxigenação da água irá provocar um decréscimo do CO2 na mesma.

 

O Ph deverá ser constante se mantens CO2 e a bomba de ar. Apenas deverá descer se desligares a bomba de ar e reduzires a movimentação da água à superfície.

 

De qualquer forma segue as instruções já dadas, verifica se não tens pedras calcárias e caso seja necessário usa turfa no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquelas horas já não andava lá muito bem ;)

meninuuuuu eu acho que se irá notar o pH a descer,não tanto mas creio que vá descer sempre algo.Mas nada como se testar isso,embora isso para o tópico seja completamente irrelevante pois o pH está a subir o que não pode ser do CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquelas horas já não andava lá muito bem :unsure:

meninuuuuu eu acho que se irá notar o pH a descer,não tanto mas creio que vá descer sempre algo.Mas nada como se testar isso,embora isso para o tópico seja completamente irrelevante pois o pH está a subir o que não pode ser do CO2.

 

Boas. Obrigado a todos pela resposta. Hoje o ph já está a 7.

Nos p´roximos dias dou novidades se houve desenvolvimentos ou não... Obrigado a todos mais uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.