Recommended Posts

Publicado

boas a todos

depois do meu aqua montado, á cerca de 2 semanas,surgiu me um problema.ALGAS... vou tentar explicar.

coloquei substrato sera floredepost no fundo de todo o aqua 80*50*40,e estou a fertilizar apenas com co2 caseiro.

Ao fim de uma semana começei a reparar que os vidros começaram a ficar extremamente vertes e as plantas,nos rebentos antigos, ficaram muito castanhas.

a minha pergunta é, sera excesso de nutrientes??? luz a mais nao acredito pois so tenho 75wts, tenho estado a controlar o ph e o resultado anda por volta de 7.4 7.2.

peço ajuda a quem me conseguir responder..

obrigado pela atençao.

cumps

Pedro

Publicado:

O inicio de uma nova montagem geralmente é marcado com o aparecimento de Algas.

a minha pergunta é, sera excesso de nutrientes???

Essa pergunta faço(fazemos) eu (nós). Terás de comprar os testes (NO3 e PO4 pois o teste de pH não te ajuda com as algas)e verificar os valores. Então depois é que se sabe se é excesso ou carência.

Como a montagem é recente e adicionaste substrato fértil, é bem provável que haja excesso. Vai fazendo tpa's regulares de dois em dois dias com cerca de 15% da água.

Outra coisa que me levantou aqui uma questão.. NÃO TENS O SUBSTRATO FÉRTIL EM CONTACTO COM A COLUNA DE ÁGUA, POIS NÃO? TENS OUTRO SUBSTRATO A COBRIR O FÉRTIL, CERTO? :animal_fish:

Posta o setup completo para ser mais fácil em ajudar. ;)

Cumps