Já lá vai uma semana...


jmfaro

Recommended Posts

Olá,

 

faz hoje uma semana que decidimos entrar neste fantástico mundo da aquariofilia. Passou tão pouco tempo e já se passou tanta coisa naquele aquário...

 

O que fizemos: Supermercado, Kit de 50L com AquaSafe incluído, casa, lavar o aquário, ferver tudo o que era para pôr lá dentro, encher com água e aplicar AquaSafe. Feito isto ficámos a olhar para o aquário. Não chegou. Comprámos uma série de peixes ao longo de vários dias depois de termos decidido, mais ou menos, que peixes gostaríamos de ter. Não houve qualquer tipo de quarentena.

 

Os peixes que decidimos ter foram; 6 Hemmigramus Bleheri (vendidos como Rhodostomus); 6 Paracheirodon Innesi; 6 Megalamphodus Megalopterus; 2 Corydoras Aeneus e 1 que é uma das razões que nos traz aqui, suposto Hypostomus Plecostomus. Para além dos peixes temos 1 Caridina Japonica e 1 Pomacea Bridgesi.

 

Em termos de flora optámos apenas pela Vesicularia Dubyana que prendemos a um pedaço de madeira.

 

 

Um dia depois de comprarmos o Musgo de Java reparámos que pelo menos 2 Neons, 2 Bêbados e 3 Fantasmas estavam com infecções no corpo provocadas por Ichthyophthrius Multifiliis, Íctio, a famosa doença dos pontos brancos. Destes todos apenas um mostrava sintomas da doença (para além dos pontos brancos). Na manhã seguinte estava morto (e devo dizer que praticamente irreconhecível, sinal que alguém "trabalhou bem").

 

Concluímos que o protozoário não veio com o Musgo pois não tinha tempo de se agarrar aos peixes e provocar aquelas infecções em tão pouco tempo. Provavelmente apareceu no aquário devido às "más condições" (mudanças de temperatura, novos peixes sem quarentena, qualidade da água, etc...).

 

 

Começámos o tratamento aumentando a temperatura para os 29-30ºC, aspirámos o solo e mudámos 50% de água. Adicionámos também sal grosso, pouco por causa das Corydoras e do Pleco. Parece que todos melhoraram embora ainda sejam visíveis algumas infecções, bem menos do que anteontem ou ontem. Continuamos a mudar todos os dias cerca de 10 litros de água. A temperatura continua nos 29-30ºC e contamos que fique assim mais umas duas semanas.

 

Antes de fazer as perguntas mostro umas imagens para isto não parecer tão chato...

 

 

as Corydoras,

dscn1595g.jpg

 

a Ampulária,

dscn1593k.jpg

 

o Plecostomus,

dscn1585gds.jpg

 

dscn1526p.jpg

 

os Neons,

dscn1533n.jpg

 

os Bêbados,

dscn1549a.jpg

 

e os Fantasmas,

dscn1554o.jpg

 

 

Faltou o Takashi Amano mas ele ainda é tímido. E a bateria da máquina também.

 

 

Agora as perguntas.

 

- Alguém me diz com certeza que esse Pleco é de facto um Hypostomus Plecostomus? Se for, daqui a quanto tempo estará com mais de 15cm? (actualmente deve estar com uns 8-10cm)

 

- Alguém aqui teve sucesso com este tipo de tratamento contra o Íctio? Quanto tempo demorou até deixar de haver rasto do protozoário?

 

- Na vossa opinião, qual dos caracídeos que eu possuo é menos difícil fazer reprodução? (com sucesso)

 

- Quero ter mais Caridinas Japonicas mas não sei quantas mais devo comprar. Tendo em conta o tamanho e população do aquário, o que aconselham?

 

- Vamos supor que vou comprar mais 3 destes belos camarões. Serão os 4 camarões capazes de destruir o meu Musgo de Java?

 

 

Porque já é tarde vou ficar por aqui. Amanhã espero aparecer com mais dúvidas e mais fotos, de melhor qualidade e mais actualizadas.

 

 

 

Um obrigado a todos, soltem informação ;)

 

 

 

Cumprimentos,

 

 

 

andré e joana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vindos ao forum e ao magnifico hobby de aquariofilia

 

tenho vos a dizer que começaram bem ;) pois começaram com umas poucas asneiras .(quem nao as fez)

 

em relaçao ao ictio basta o aumento de temperatura..e as corydoras nao se dao com o sal.

e alem do mais, esqueceram se de fazer o ciclo do azoto.

aconselho pesquisarem um pouco (muito mesmo) no forum.

tem por aqui todas as respostas as vossas perguntas.

 

abraço e boa sorte

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou admiradíssimo com o número de mortes... sem ciclo e só morrem esses?!? Esse aquaSafe deve ser mesmo milagroso...

Convém lerem isto e isto primeiro.

 

Se for mesmo um pleco (e não um ancistrus) vai crescer até aos 30cm... e não vai caber aí. Aconselho a trocarem por outro peixe...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.