Novo aquário - ciclagem de água


ortiz

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário de +/-35L (60x25x25) com 3 plantas, termostato para 24º, filtro, substrato de areão com adubo p. plantas;

 

Iniciei o ciclo da água dia 7/4 tinha nessa altura um pH de 7; adicionei tb. um produto com bactérias da Nutrifin: cycle- suplemento biológico que garante consumir amoníaco e nitritos se usado 1x por semana, conforme me aconselharam na loja.

 

Passados 2 dias verifiquei o pH que entretanto tinha subido, está entre 7.5-8; fiz o teste para a amónia e verifiquei que não existia. Devo entretanto verificar os nitritos e nitratos?

 

Como posso efectuar o ciclo se não existe amónia no aquário?

Entretanto introduzi um pouco de comida e aguardo comentários, estando pronto para efectuar novos testes.

 

Na loja, disseram-me que não deveria ter introduzido comida e que nem devo esperar que apareça amónia, basta usar o cycle - suplemento biológico; devo apenas deixar o aquário a funcionar baixar o pH com um produto que entretanto comprei e após uma semana já posso introduzir peixes.

 

Como é que consigo garantir o equilíbrio bacteriológico se não tenho amónia na água? será que as bactérias introduzidas entretanto já estão a converter tudo em nitratos?

 

 

Quanto aos peixes, e pela segunda vez, a sra. da loja garantiu-me que poderia juntar um tubarão bala e alguns guppies, não sendo problemas as dimensões do meu aqua. Deu inclusive, o exemplo dos seus que estão juntos no mesmo aquario na loja? Disse que o tubarão cresceria consoante a dimensão do aquario?

 

Posso ter um tubarao bala + guppies num aquario de 35L?

 

Aguardo a vossa ajuda, Obrigado pela vossa atençao,

 

Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de introduzires os peixes que queres faz uma pesquisa na net sobre os mesmos, é que os peixes agora são pequenos, mas eles crescem e podem não caber confortavelmente no teu aquario.

Além disso , tal como na natureza, os seres vivos têm uma função especifica para o equilibrio da natureza. No aquario acontece o mesmo. Desde as bacteria, passando pelas Corydoras, Plecos, e acabando nos predadores. Tens que equilibrar o teu aquario. Deves ler e pesquisar na net antes que cometas asneiras tal como eu cometi. Os peixes a escolher, para o teu aquario, depende do gosto, e claro do tamanho, e dps depende se tens plantas , etc, etc

 

Tens tambem o nome científico do peixes e a esse noem que tens de dar atenção porque de região para região e país para país o peixe tem um nome vulgar diferente.

 

Peixes Tropicais de àgua Doce (Inglês)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há-des dizer á senhora da loja para me contactar,tenho ali um quintal excelente para ela ir semear batatas mais o meu pai é que de peixes percebe tanto como deu de agricultura.

Sobre o pH deves ter algo a fazer subi-lo pois não é natural ele subir mas sim descer (embora pouco).Deves ver se tens alguma pedra calcária e remove-la mas isso irá ser consoante o tipo de fauna que pretendas ter.Embora nesses 37,5L não possas inventar muito.Eu iria para um trio de guppies ou então um belo aquário de invertebrados.

Sobre o ciclo do azoto já leste isto ?O melhor método é mesmo usar flocos,esses produtos que te forçam a comprar servem apenas para acelerar o ciclo e sem meteres flocos de nada serve,as bactérias morrem por falta de alimento.

devo apenas deixar o aquário a funcionar baixar o pH com um produto que entretanto comprei e após uma semana já posso introduzir peixes.

Ai que a senhora estava tão bem a ajudar o meu pai a semear batatas bigsmile ,é sempre a facturar.Se não abriste a embalagem devolve-a é tão simples quanto isso.Baixar o pH podes usar troncos,turfa ou CO2.Com os quimicos vais ter baixas,é que eles têm efeito temporário,imagina isto : Tens o pH a 8 e metes o produto,baixa para 7 (por ex:) e passado um dia o produto deixa de fazer efeito e salta para os 8 os peixes ressentem isso e na TPA vai ser o mesmo efeito.Essas subidas e descidas de pH são fatais.

Quanto aos peixes, e pela segunda vez, a sra. da loja garantiu-me que poderia juntar um tubarão bala e alguns guppies, não sendo problemas as dimensões do meu aqua. Deu inclusive, o exemplo dos seus que estão juntos no mesmo aquario na loja? Disse que o tubarão cresceria consoante a dimensão do aquario?

Novamente digo,o meu pai tem ali uma enxada para ela para semear batatas.Acho que se mandassem um belo par de lambadas á Srª não se perdia nada.É um belo pensamento o dela,está apertado mas não faz mal não cresce,devemos todos fazer isso.Afinal somos aquariofilistas é para torturar os animais e não para lhe dar o minimo de condições.Podem ficar todos atrofiados,com a espinha torta etc mas não faz mal desde que não cresçam :( enfim.

Eu aconselhava-te a ler o link acima e a ir acrescentado flocos e esperar e entretanto ir lendo e já agora mudar de loja.Peço desculpa pelo testamento mas essa Srª já me fez tirar do sério.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ver se tens alguma pedra calcária e remove-la mas isso irá ser consoante o tipo de fauna que pretendas ter.Embora nesses 37,5L não possas inventar muito.Eu iria para um trio de guppies ou então um belo aquário de invertebrados.

 

Tenho apenas um pote de cerâmica e areão; tenho também 3 plantas mas não sei o nome das espécies. Vou optar pela sua sugestão e colocar 3 guppies.

 

Sobre o ciclo do azoto já leste isto ?O melhor método é mesmo usar flocos,esses produtos que te forçam a comprar servem apenas para acelerar o ciclo e sem meteres flocos de nada serve,as bactérias morrem por falta de alimento.

 

Já li o link, por isso fiquei perplexo com as afirmações convictas da Sra; apenas não quis introduzir nenhum peixe como cobaia. Entretanto, tenho colocado flocos de alimentação diariamente dentro de uma rede para evitar que se acumulem no fundo do aquário. Será suficiente? ou deveria começar por introduzir também um Guppy.

 

Ai que a senhora estava tão bem a ajudar o meu pai a semear batatas :) ,é sempre a facturar.Se não abriste a embalagem devolve-a é tão simples quanto isso.Baixar o pH podes usar troncos,turfa ou CO2.

 

Quando se refere a troncos, podem ser troncos colhidos num jardim sem nenhum cuidado adicional? Onde poderei arranjar turfa? Como fonte de CO2 posso contar com as plantas certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar trata-me por tu sff,até porque sou mais novo que tu,se alguém deve tratar por você sou eu :mellow:

Estás a fazer tudo bem,sobre os troncos lê isto.Se tiveres dúvidas avisa que tentamos ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de guppys também podes por um casal de colisa lalia. Gostam de aguas baixas e plantados e têm umas cores muito bonitas, ph gostam até 7.5, temperatura entre 22ºC e 28ºC, crescem até uns 6cm.

 

Se tiver errado que me corrijam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem após 1 semana de funcionamento do aqua sem peixes, e colocando diariamente comida, fiz uma bateria de testes à água cujos resultados transcrevo,

 

ph: 7/7.5

Amónia 0

Nitritos 0.5mg/L

Nitratos 50mg/L

 

Não consigo entender como é possível ter nitritos e nitratos sem amónia?

 

Devo referir que já tinha testado a amónia há uma semana atrás e também era inexistente, embora nessa altura fosse compreensivel por estar a arrancar o aquário.

 

Uma vez que estou a colocar as bactérias no aqua, será possível que estas tenham conseguido converter toda em amónia?

 

Ou caso nunca tenha havido amónia, como se justificam o aparecimeto de nitritos e nitratos?

 

O que devo fazer, colocar um peixe apenas para garantir a presença de amónia e iniciar o ciclo ou continuar apenas a introduzir flocos até que apareça amónia? Por outro lado, uma vez que tenho nitritos e nitratos devo efectuar TPA antes do ciclo estar concluído?

 

Peço desculpa pelas perguntas em demasia, mas têm sido algumas as dúvidas. Obrigado a todos pelas vossas respostas anteriores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[/quoteComo é que sai da torneira?

 

A água da torneira sai sem nitritos, sem nitratos nem amónia.

 

Será possível que as bactérias que introduzi tenham iniciado o ciclo do azoto e denitrificado a amónia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novas análises em 17/4/2009:

 

Água da torneira não apresenta vestigios de amónia/nitritos e nitratos;

 

Água do aqua amónia=0; nitrito=0.8mg/L nitrato 80mg/L, isto é subiram relativamente aos valores anteriores.

 

Ontem aconselhara-me a colocar mais bactéria para baixar os nitritos e esperar que tudo viesse a equilibrar dentro de semanas, isto é ficar com 0 de nitritos. Aconselharam também a introduzir mais plantas, tenho actualmente 3.

 

Entretanto, devo deixar de introduzir flocos?

 

Quanto a TPA também me disseram que só deveria efectuar 3/4 meses após o aquário estar em equlíbrio, concordam com este procedimento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.