Recommended Posts

Publicado

Olá,

Na última limpeza à minha Sump dei com um ser estranho no meio da sujidade, vi apenas um, quando lhe toquei ficou do tamanho da cabeça de um alfinete, depois foi serpenteando como uma cobra, alguém sabe o que é?

IMG_5436.jpg

IMG_5435.jpg

IMG_5434.jpg

Aí à tempos apareceram-me em outro aquário uma série de lagartinhas parecidas, do mesmo tamanho mas brancas... :)

Será que a seguir vão aparecer azuis ou amarelas? alguém sabe o que são?

Se souberem digam-me por favor se é nociva ou não e como apareceu.

Obrigada

Luisa Fonseca

Publicado:

pois, é nocivo, é claramente uma sanguessuga, como aparece nao sei, tambem ja encontrei uma no aquario dos meus Caridina cf. Cantonensis "dark blue tiger" que ja estava montado ha varios meses quando apareceu, ou pelo menos quando eu a apanhei

se tiveres caracois, principamente ampularias, coloca-as de quarentena pois elas entram na casaca delas onde se reproduzem e mais tarde comem o animal de dentro para fora deixando apenas a casca de onde partem para a proxima vitima e continuar o ciclo

quanto as brancas provavelmente serão planarias inofensivas

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Assustada que baste...

Isso estava na Sump do meu aquário de Corydoras... não tem Ampulárias, no entanto no outro que tem apareceu uma morta, vou limpar a Sump e ver com muito cuidado.

Será que vai fazer mal às Corys?

O que posso fazer?

Muito obrigada pela resposta

Luisa Fonseca

Publicado:
Assustada que baste...

Isso estava na Sump do meu aquário de Corydoras... não tem Ampulárias, no entanto no outro que tem apareceu uma morta, vou limpar a Sump e ver com muito cuidado.

O que posso fazer?

Luisa Fonseca

presta muita atenção aos vidros, elas gostam de passear nos vidros ate encontrarem e conseguirem fixar-se nos seus alvos

e presta mais atançao ainda ás corys e vê se nao têm nenhuma agarrada a si

se nao tiveres invertebrados no aqua, procura aqui pelo forum que existem produtos para extreminas este tipo de vermes~

boa sorte

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:
Assustada que baste...

O que posso fazer?

Luisa Fonseca

esse tipo de animal aparece porque vem nas fezes dos peixes e normal ,quando esses peixes sao selvagem ( peixes que nao se reporduzem em cativeiro) com esse tamanho nao fazem mal mas teja atenta pode haver mais

Publicado:
esse tipo de animal aparece porque vem nas fezes dos peixes e normal ,quando esses peixes sao selvagem ( peixes que nao se reporduzem em cativeiro) com esse tamanho nao fazem mal mas teja atenta pode haver mais

nao estamos a falar da mesma especie de sanguesuga. esta especie nao cresce muito, é bastante pequena comparando com as suas familiares que vê-mos nos filmes e documentarios

de qualquer das maneiras, mesmo que fossem ainda crias da especie maior, teria de se alimentar de sangue de animais aquaticos vivos, o estrago seria o mesmo, apenas o "buraco" seria mais pequeno

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:
nao estamos a falar da mesma especie de sanguesuga. esta especie nao cresce muito, é bastante pequena comparando com as suas familiares que vê-mos nos filmes e documentarios

de qualquer das maneiras, mesmo que fossem ainda crias da especie maior, teria de se alimentar de sangue de animais aquaticos vivos, o estrago seria o mesmo, apenas o "buraco" seria mais pequeno

ou uma especie ou outra com vierao parar no aquario , mas eu sou um azarado e que se apanhao pequenas pois eu ja tirei grandes e quando apanhava uma sabia que tava mais e nao achava que era filme nem documentario eh.eh.eh :thumbdown2:

• 6 meses depois...
Publicado:

Sanguessugas, pulgas, caracóis, teias de aranha e... Planárias!

Mas que tanta bicharada me aparece nos aquários!

Há uns meses atrás vi uma Planária no aquário dos Red Cherrys, como não era nociva deixei-a estar, ultimamente via algumas a passear pelos vidros, mas não tenho estado muito atenta... nem me pareceu nada de alarmante!

Na semana passada deitei comida, granulado e umas quantas larvas de mosquito vermelho, fiquei por ali a olhar... de repente, uma praga de Planárias começou a "correr" em direcção à comida, os camarões saltavam para os lados e elas simplesmente devoraram tudo em segundos... yikes

Quando fechei a boca lembrei-me de ir buscar a máquina e meio atrapalhada... eis umas fotos que mostram "algumas" das que ainda lá estavam:

DSC00836.jpg

DSC00847.jpg

Conseguem ver?

Estas ficaram, mas eram centenas que rapidamente desapareceram entre o areão.

Bem o aquário que começou por ser assim:

IMG_5405.jpg

Após alguns meses e a minha última intervenção, porque decidi desfazer o aquário, retirei "tudo", troquei o areão, sacudi, lavei e voltei a sacudir o musgo e os Fetos de Java.

Actualmente está assim:

DSC00862.jpg

Muito bonito, até parece que os camarões mudaram de cor...

Há pouco estava a olhar deliciada, eis se não quando uma mademoiselle Planária aparece toda serpenteante à minha frente, peguei na pinça para a tirar, mas sem querer cortei-a ao meio...

Imaginem... ;)

Fugiu cada metade para o seu lado e enterraram-se no areão!

Tudo se reproduz nos meus aquários, é as corys, as Ampulárias, os caracóis... camarões... e bicharocos, bicharocos principalmente, não só, mas principalmente!

Não queria colocar peixes porque depois comem os filhotes dos camarões, qualquer dia volta tudo ao mesmo!

"Prontes", fica aqui o desabafo... :thumbup3:

Sei que há um produto para acabar com elas, Sixline, mas será que não vai afectar os camarões?

Se alguém tiver uma ideia... pelo menos combatia de início as meia-pragas... duas metades a fugir, só visto!

Luisa Fonseca

Publicado: (editado)

um conselho que te dou é que nao andes a cortar planarias ao meio,estas a forçar a seu reproduçao

suou estranho?, mas é verdade, as planarias têm duas formas de reproduçao, sexuada em que ha a troca de gametas para haver fertilização, e por reproduçao assexuada que pode ser por bipartiçao(o que tu provoscaste) ou fragmentação,cada uma destas "partes" ou secções ira regenarar-se num novo ser independente.

Nas planárias a reprodução assexuada pode ocorrer por bipartição – um indivíduo divide-se em dois semelhantes, que vão crescendo até atingirem o tamanho do progenitor – ou por fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos.

in http://planarias.blogs.sapo.pt/

chegaste a resolver o problema das sanguesugas?

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Olá,

As Sanguessugas nunca mais apareceram, de qualquer forma a Sump onde as encontrei era do 3D-Duplex, cheio de Corydoras, elas comeram umas Planárias que deitei lá outro dia, se calhar também comeram as sanguessugas, não sei!

Estive a ler o Blogue do endereço, tenho de fazer uma pescaria com larva de mosquito vermelho, pelo menos duas sei que já tenho.

Para a próxima uso uma seringa, assim garanto que, mesmo que se "partam" não ficam no aquário.

Inventam com cada coisa... bichos que se partem ao meio e dão em dois... em que é que Deus estaria a pensar?

Bem, obrigada, depois digo se fui à pesca "debalde" ou não!

Luisa Fonseca

Publicado:
em que é que Deus estaria a pensar?

minha cara, Deus ou la quem for fez as coisas com um proposito, a tua pergunta nao é retorica, ele estava a pensar nos avanços cientificos que se podem fazer com os estudos da regeneração das planarias e outros seres vivos para utilizaçao em orgãos nos humanos

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Ora, já podias ter dito, assim ainda vou ganhar algum dinheiro com elas, vou fazer criação de Planárias, alguém quer encomendar? :doofywave:

Estou a brincar, tens toda a razão, nada... mas absolutamente nada, existe sem um propósito, mesmo quando não conseguimos ver de imediato o lado bom.

Recomendo um livro; "O Refúgio Secreto" de Corrie Ten Boom, é sobre uma família de judeus em plena Segunda Grande Guerra . Não sei se foi editado em Portugal, o meu pai enviou-mo do Brasil quando eu tinha 16 anos (Editora Betânia), ou vemos o lado bom da vida ou brincamos com o lado mau!

É animador principalmente quando temos de passar por privações, hospitais e por aí!

Luisa Fonseca