Nova Gama de Aquarios ( Ecoesfera )


Recommended Posts

Boas,

 

Há coisas bem piores!

 

No entanto podes verificar que algumas destas esferas apenas contem agua e não seres vivos lá dentro.

 

É dessas que eu falo.

 

Se é palhaçada ou não, isso vai na cabeça e na maneira de pensar de cada um.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Este tópico está a ser basicamente um duplicado do anterior :

 

Eco sistemas

 

Para quem não tiver paciência para ler o que lá coloquei, serve a título informativo em quote:

 

Boas

 

Para quem não sabe, fica desde já a saber que o projecto que deu origem a esta esfera foi um projecto de principio de vida auto-sustentável dirigido pela NASA.

 

Após as experiências determinantes para a adequabilidade de sistemas auto-sustentáveis é que esta ideia saiu para o público. De facto existem sistemas destes com uma longevidade superior a 20 anos, basta procurarem no google com as palavras '"eco sphere"+nasa'.

 

O projecto que deu origem a estes micro sistemas baseia-se não só na contínua produção do sistema a nivel alimentar, mas igualmente a nivel populacional e de produção de oxigénio e reciclagem total de detritos. O projecto foi e é determinante para a evolução espacial e futuros desenvolvimentos e upgrades para utilização pelo homem em viagens espaciais mais longas, bem como em bases lunares e/ou 'marcianas' que sejam auto-sustentáveis.

 

De certo que muitos neste forum já devem ter ouvido falar do projecto biosfera, se não podem consultar alguma informação aqui: Biosfera3

 

Enquanto alguns se divertem a discutir os beneficios e os maleficios de tal esfera, para com os habitantes, deverão considerar isto no mínimo muito interessante e para quem tiver dúvidas poderá consultar o artigo de Carl Sagan acerca destas mesmas esferas e do principio que rege o estudo dos sistemas auto-sustentáveis aqui : The World that Came in the MailBy Carl Sagan

 

Agora em tom de crítica, acerca das respostas que o tópico teve, e em vez de assumir uma atitude critica ao nivel 'fundamentalista' tenho de reconhecer que é uma obra conceptual de biologia/engenharia de facto espantosa! e espantem-se o sistema funciona de forma perfeita para os seus habitantes e muitas gerações futuras.

 

A primeira vez que me deparei com um sistema destes foi em 1998 quando me deparei com a página 'IWantOneOfThose', em vez de criticar fiquei fascinado e pesquisei muito sobre o assunto, infelizmente na altura era impossivel enviarem para portugal porque a esfera não pode estar mais de 24 horas sem iluminação natural, neste momento acho ainda muito cara, mas irei adquirir uma quando o preço for mais conveniente.

 

Abraço

 

JT

 

Espero que mais uma vez tenha sido útil a informação e sim, continuo fascinado com a criação de eco sistemas fechados auto-sustentáveis ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais