Discus e CO2


André Costa

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou a pensar adquirir um equipamento de CO2 para o meu hortaliçário :D (plantado com aspirações a PLANTADO) :D , mas como tenho discus estou com um pouco de receio... Gostaria que quem tivesse este caso (PLANTADO c/ CO2+Discus) me pudesse dar uma ajuda. Abri um tópico na secção de equipamentos e surgiu a dúvida da necessidade ou não de adição de O2 durante a noite... aqui vai o link para esse post:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=12410

 

Cumps a todos

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois possiveis problemas: PH, O2

 

O primeiro controla-se com um a sonda de ph.

O segundo com a população presente.

 

Estes são os dois pilares da questão, o resto são variações. Passo a explicar....

 

A injecção sem sonda de ph vai permitir quedas muito acentuadas de ph por falta de controlo, logo, quem gasta 300€ em injectores tb gasta mais 100 na sonda....

O problema O2 vem, não da presença do CO2, mas da diferença produção/não produção de O2 pelas plantas, ou seja, durante a fase luminosa(dia), produzem O2 que chegará para saturar a água, de noite, não produzem, consomem, pelo que as 10 horas de escuro irão esgotar todo o O2 presente....logo, pouco O2 durante a noite...poucos peixes. A solução de cortar o CO2 durante a noite poderá resultar, mas irá provocar choque quimico, por aumento de PH.O mesmo ou pior para o arejamento da água nocturno...

 

Concluindo, não conheço volta a dar, ajustar a população de discos a uma presença de O2 deminuta(que eles suportam muito bem, comparando com outros habitats), e incluir o CO2 para regular o PH (esta injecção controla o PH de forma admirável).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

realmente o melhor é usar um controlador de Co2 o que vai fazer que mesmo á noite com os peixes e as plantas a resperirem o O2 e a libertar Co2 o aparelho não o liberte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi André,

 

O que podes fazer com uma válvula solenóide é (tal como com as luzes do aqua) regular a injecção a um temporizador comum. Assim, se medires o ph de manhã (quando arranca a injecção) e à noite (mesmo antes de desligar) e este estiver estável, só tens mesmo de continuar assim! :cry:

 

Se estiver muito mais alto à noite, aumentas a injecção (fluxo de gás). Se estiver muito mais baixo (0,3º) diminuis ligeiramente.

 

Vais fazendo pequenos ajustes até acertares.

 

A partir do momento em que conseguires variações ligeiras (menos de 0,2º) entre o arranque e o terminus da injecção podes ficar descansado pois as plantas estão satisfeitas e os peixes, em princípio, também :P

 

 

Agora, como já disseram e muito bem, tens de ter em atenção os parâmetros da àgua para que não teres grandes flutuações de ph.

 

Os discus não gostam muito, não é?... :D

 

Um abraço,

 

Miguel Xavier Morato

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelos esclarecimentos, mas queria fazer mais umas perguntinhas...:

 

Se usar um sistema que me controle automaticamente a injecção de CO2 atravéz do PH preciso da Valvula Selenóide?

 

MIX: Para medir essas pequenas variações de PH que falas tem que ser com um dispositivo Electronico, certo? É que com os testes de cores acho que não devo conseguir... :roll: Ou então sou eu que sou vesgo...

 

O que vou precisar então é:

- Uma Garrafa de CO2

- Um medidor de pressão

- um difusor para libertar o CO2 no aqua

- Uma sonda para medir constantemente o PH

- Acho que é necessário qq coisa para relacionar o medidor de PH com a injecção do CO2 certo??

- Valvula Selenóide irei precisar???? Se o sistema se desligar consoante o Ph não deve ser preciso temporizar, certo?

 

E é tudo...

 

Obrigado e desculpem a ignorância, mas nunca dei uns "bafos" de CO2, por isso não conheço o sistema... :wink::?

 

André Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Para 1 sistema básico acho que deves comprar um kit com:

garrafa, difusor; regulador de pressão e válvula solenóide.

 

Para descontraíres e teres uma coisa 100% relaxante :wink: comprarás também um controlador de PH.

 

O controlador de PH tem de estar ligado à válvula solenóide, por isso nunca penses em não a comprar caso queiras vir a ter um.

 

A questão que tens de ponderar é apenas e só o investimento inicial.

 

Ou queres gastar a sério e compras já tudo, ou, compras para já o kit básico e mais tarde, caso entendas necessário, investes no controlador de PH (mais caro que o resto das outras coisas todas juntas...)

 

A válvula não te irá regular a pressão nem a injecção de CO2. Ela é só um interruptor que liga e desliga a injecção consante estiver ligada à corrente ou não. Ligada, deixa passar CO2, desligada fecha-se de impede a passagem do mesmo.

 

 

O que realmente controla a injecção é o controlador de PH. Este analisa o PH da àgua e se estiver acima do que tu pretendes começa a injectar CO2 até atingir o valor pretendido. Depois pára. Com a realização da fotossintese e a absorção de carbonatos o PH volta a subir + ou - na proporção da queda de CO2 causada por esse processo. Ele volta a ligar a válvula solenóide e a permitir a passagem de CO2 para o aqua.

 

 

:? Parece complicado mas até é um processo bastante simples que me faz perguntar o porquê deste equipamento ser tão caro... :roll:

 

Um abraço,

 

Miguel Xavier Morato

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora...

 

Lê isto, está muito completo e talvez tb te ajude.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=12911

 

Abraços

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...
Pessoal eu tenho um medidor de Ph que esta ligado ao CO2 mas eu não sei se ele controla a injecção do ph.

Como e que eu posso saber isso

 

Cumprimentos, Mag

 

 

ele esta a sempre a injectar co2? ou so quando o ph esta acima do valor pretendido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele esta a sempre a injectar co2? ou so quando o ph esta acima do valor pretendido?

 

 

Sempre. Ate durante a noite. Mas a verdade e que ele mantem o PH nos valores pretendidos. Mas se por exemplo eu abrir mt a garrafa de CO2 ele começa a baixar mt o ph, dai a minha duvida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:eusathink:

 

Só tens um controlador se o medidor de Ph, tiver uma saida onde se liga uma valvula solenoide.

Que abrirá o CO2 quando o PH estiver acima do programado e fechará a entrada de CO2 no aqua quando estiver abaixo do PH programado.

 

 

...

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais