danieldani Publicado Abril 6, 2009 Publicado Abril 6, 2009 (editado) Boas! Tenho uma botija de CO2 de 2kg. E no aquario tenho um cachimbo de vidro com contador de gotas por dentro. Mas aquela porcaria não deita nada! Mesmo metendo a botija no máximo! Assim que ligo a mangueira ao cachimbo pára logo! Meti agora ligado a uma pedra difusora.. Não é a mesma coisa em termos de eficácia?? Saem bolhinhas pequeninas da pedra. Não pode ficar assim? Agradeço a ajuda de todos! Cumps Dani Editado Abril 6, 2009 por danieldani Citar
koyodu Publicado: Abril 6, 2009 Publicado: Abril 6, 2009 (editado) Boas provavelmente esse "cachimbo" tem uma abertura, ou algo para desenroscar para que possas encher com água a parte inferior, o meu é assim que funciona. Editado Abril 6, 2009 por koyodu Citar CumprimentosRui Alves
danieldani Publicado: Abril 6, 2009 Autor Publicado: Abril 6, 2009 Boas!! a abertura k tem é por cima, onde entra o co2... Eu enchi com àgua! Não tem mais abertura nenhuma... E não deita o co2... A pedra difusora não faz efeito? o teste de co2 parece-me porreiro! Obrigado pla ajuda! Citar
koyodu Publicado: Abril 6, 2009 Publicado: Abril 6, 2009 A pedra difusora resulta, mas não te permite fazer a contagem das bolhas, para melhor controlares a quantidade de CO2 que se liberta no aqua. Alguma coisa está a falhar aí. Volta a tentar.... Citar CumprimentosRui Alves
danieldani Publicado: Abril 6, 2009 Autor Publicado: Abril 6, 2009 Eu já tentei várias vezes... Eu fiz a contagem das bolhas com o tubo... Meti o tubo dentro da àgua sem a pedra difusora e contei. Meti 2 bolhas por segundo, que foi o que me indicaram na Naturline... espero não estar a fazer asneira... Poque se os discus e os escalares morrem por causa do CO2 digo adeus à aquariofilia de vez... LOL Citar
koyodu Publicado: Abril 6, 2009 Publicado: Abril 6, 2009 (editado) As duas bolhas é mt relativo... tudo depende das plantas que tens no teu aquario, no que diz respeito ao crescimento e exigencias, eu por acaso tenho mais que duas bolhas, ajudo assim as plantas a competir com as algas. Quanto aos peixes, não têm razao para morrer, principalmente se tens apenas duas bolhas por segundo de CO2, o maior risco seria durante a noite, em que a absorçao das plantas é mt pequeno, mantendo-se niveis de CO2 mais elevados, podes prevenir isso ou desligando o CO2 durante a noite (é o que eu faço) ou observando os peixes, se estiverem ofegantes e à tona da água poderá ser défice de O2 causado pelos níveis de CO2. De resto, se manténs discos e escalares, eles até te agradecem a presença de CO2, uma vez que esse vai tornar a àgua mais ácida e por isso ideal para esses ciclideos. Editado Abril 6, 2009 por koyodu Citar CumprimentosRui Alves
danieldani Publicado: Abril 6, 2009 Autor Publicado: Abril 6, 2009 Pois eu desligo o Co2 quando a luz se desliga, pk tenho a valvula ligada ao contador da luz... Em relação ao pH tb sei que faz baixar, sempre tive o Co2, mas o cahimbo é k não me dava problemas... e agora começou a dar! Já das outras vezes era complicado mas com esforço lá saiam as bolhas mas agora não dá mesmo!enfim... Quanto às duas bolhas por segundo foi mesmo em relação à quantidade de plantas. Eu começo com as duas bolhas e depois se for necessário aumento um pouco, mas acho k para a vegetação de agora está porreiro e o teste de CO2 parece concordar comigo tb! lol Já não tinha CO2 à quase 2 meses... Tenho que ir devagar! Citar
Recommended Posts