sergealain Publicado Abril 6, 2009 Publicado Abril 6, 2009 Boas, Aqduiri um aparelho de bolso para leituras de pH (Milwaukee pH 600). Este necessitava de ser calibrado - fiz isso em casa com um liquido proprio para o efeito, fiquei com duvidas e passei na loja, la estiverem a calibrar o leitor novamente. Apos varios testes em casa, fiquei desconfiado dos resultados. Decidi fazer um teste quimico da JBL - validade 2011. Os valores eram completamentos diferentes - quimico: 6,5 vs electrodo: 7,8... Em qual confiar? Pedi um leitor emprestado (Hanna), supostamente tambem já calibrado - valor: 8,4 a 7,5!!!! conforme pronfundidade da medição (entre 3 a 4 cm). O grande problema que encontro são as temperaturas para as calibrações e medições... O que usam voçês? e como podem validar a vericidade destes testes? Estou a pensar adquirir um leitor de pH / condutividade e temperatura integrada para obter uma calibração automatica e talvez assim seja fiavel? Os vossos comentarios são todos bem vindos!!! Citar /Serge
sergealain Publicado: Abril 6, 2009 Autor Publicado: Abril 6, 2009 Já percebi que me falta uma função ATC (Automatic Temperature Compensation)... Citar /Serge
Paulo Cabrita Publicado: Abril 6, 2009 Publicado: Abril 6, 2009 Acho estranho uma variação tão grande ser da temperatura..... no fim desta página tens uma tabela para fazer a compensação em função da temperatura: www.sensorex.com/.../pH_education.html Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
sergealain Publicado: Abril 8, 2009 Autor Publicado: Abril 8, 2009 Afinal, estava a fazer mal a calibração, enviei um mail a Milwaukee e responderam me no espaço de 15 min com os procedimentos... Citar /Serge
Abel Brás Publicado: Abril 8, 2009 Publicado: Abril 8, 2009 Afinal, estava a fazer mal a calibração, enviei um mail a Milwaukee e responderam me no espaço de 15 min com os procedimentos... podias por aqui os procedimentos?? é que eu tambem tenho e não o sei calibrar!! Citar O meu aqua 260 Deixem os vossos comentários e sugestões! Desovas de Escalares e actualizações !!!
sergealain Publicado: Abril 9, 2009 Autor Publicado: Abril 9, 2009 Muito, muit simples.... Compras um saco de calibração M10007, por exemplo na Naturline. Não é preciso deixar ambientar o saco M10007. Porquê? Porque este aparelho só mete até 0,0! A tabela que se encontra no saco é para calibrações até aos 0,00. Portanto, coloca o leitor na solução e afina a leitura para teres 7,0! e não 7,1 como eu tinha feito (que faz uma bruta diferença) et voilá! Afinal é muito simples e eu não interpretei bem o manual de instruções, nem na loja mas percebe se!!! a tabela leva nos a fazer o erro se nao tivermos cuidados.... Resposta da Milwaukee: EU: I have a ph600 meter. I don't trust the reading. To calibrate, does the m10007 must be at 25cº? My aquarium water is at 28ºc? M: There is no difference or deviation to pH worth noting until you get above 35 or below 15 -- look at the chart on the M10007B packet there is only 0.01 ph value difference between 25 and 30 EU:But, does the M10007 be at 25c to calibrate? M: Your unit only displays to 0.0 ( tenths ) not 0.00 ( hundredths ) so you do not need to worry about the deviation at the .00 ( Hundredths ) position. Ao dispor... Citar /Serge
Recommended Posts