Recommended Posts

Publicado

Boas,

Aqduiri um aparelho de bolso para leituras de pH (Milwaukee pH 600). Este necessitava de ser calibrado - fiz isso em casa com um liquido proprio para o efeito, fiquei com duvidas e passei na loja, la estiverem a calibrar o leitor novamente.

Apos varios testes em casa, fiquei desconfiado dos resultados. Decidi fazer um teste quimico da JBL - validade 2011.

Os valores eram completamentos diferentes - quimico: 6,5 vs electrodo: 7,8...

Em qual confiar?

Pedi um leitor emprestado (Hanna), supostamente tambem já calibrado - valor: 8,4 a 7,5!!!! conforme pronfundidade da medição (entre 3 a 4 cm).

O grande problema que encontro são as temperaturas para as calibrações e medições...

O que usam voçês? e como podem validar a vericidade destes testes?

Estou a pensar adquirir um leitor de pH / condutividade e temperatura integrada para obter uma calibração automatica e talvez assim seja fiavel?

Os vossos comentarios são todos bem vindos!!!

/Serge

Publicado:

Acho estranho uma variação tão grande ser da temperatura.....

no fim desta página tens uma tabela para fazer a compensação em função da temperatura:

www.sensorex.com/.../pH_education.html

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:

Afinal, estava a fazer mal a calibração, enviei um mail a Milwaukee e responderam me no espaço de 15 min com os procedimentos...

/Serge

Publicado:

Muito, muit simples....

Compras um saco de calibração M10007, por exemplo na Naturline.

Não é preciso deixar ambientar o saco M10007.

Porquê? Porque este aparelho só mete até 0,0! A tabela que se encontra no saco é para calibrações até aos 0,00.

Portanto, coloca o leitor na solução e afina a leitura para teres 7,0! e não 7,1 como eu tinha feito (que faz uma bruta diferença) et voilá!

Afinal é muito simples e eu não interpretei bem o manual de instruções, nem na loja ;) mas percebe se!!! a tabela leva nos a fazer o erro se nao tivermos cuidados....

Resposta da Milwaukee:

EU: I have a ph600 meter. I don't trust the reading. To calibrate, does the m10007 must be at 25cº? My aquarium water is at 28ºc?

M: There is no difference or deviation to pH worth noting until you get above 35 or below 15 -- look at the chart on the M10007B packet there is only 0.01 ph value difference between 25 and 30

EU:But, does the M10007 be at 25c to calibrate?

M: Your unit only displays to 0.0 ( tenths ) not 0.00 ( hundredths ) so you do not need to worry about the deviation at the .00 ( Hundredths ) position.

Ao dispor...

/Serge

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!