Aquarioviciado à meia hora


Recommended Posts

Boas a todos

Acabei de comprar o meu 1.º aquário, um kit da Tetra de 60 lts, 15 w de luz, filtro EasyCristal c/ heather e areal...

O meu filhote queria um «bicho», entre mamíferos roedores e os nossos amigos subaquáticos, depois de algumas negociações com a patroa quanto ao espaço necessário e às responsabilidades inerentes à coisa, optámos por entrar no mundo da Aquariofilia.

Tenho como bagagem unicamente a informação que tirei da net (bem haja ) e de um vendedor prestável.

Estes dias vou preparar o habitat com calma, e prá semana começarei a pensar nos inquilinos.

Alguém me pode informar lojas da especialidade, na zona de Algés/Belém, onde a relação preço/qualidade seja predominante para comprar os amiguinhos subaquáticos?

 

Obrigado

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,bem vindo a este maravilhoso mundo.Para já e sei que é extremamente dificil mas tem calma,sei que o teu filhote vai já querer meter lá peixes mas tenta convemce-lo a esperar mais um pouco,é preferível isso a ele ver lá peixes mortos.

Se preencheres o teu perfil com sorte tens vizinhos que te podem dar umas dicas pessoalmente.Depois vai aqui e lê e caso tenhas dúvidas pergunta pois estamos cá é para ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

A loja que me vendeu o aquário, informou-me que não precisaria de me preocupar se inserisse um frasco de bactéria no habitat e no kit vinha um liquido para o cloro da água; de qualquer maneira estou a pensar fazer as coisas com calma, esperar pela dêsclorificação e inserir os peixes aos poucos.

A questão de imediato que se me coloca refere-se à base de esferovite, necessito de uma? Tendo em conta a capacidade do aquário (60Lts)?

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :) bem vindo a este mundo!

 

A base de esferovite depende...tens a base do aqua mesmo a tocar no movél? mas podes pôr...assim sentes-te mais seguro :mrgreen:

 

Isso das bactérias é verdade...MAS, para o ciclo se iniciar em condições, tens de pôr essas bactérias mais uns flocos de comida...porque assim não existe amónia para as bactérias transformarem em nitritos e por sua vez em nitratos :shock: parece complicado mas não é :laugh: para começar o ciclo, até podes começar a pôr flocos 2 dias antes de pôres as bactérias...depois é fazer isto durante 1/2 semanas...conforme os valores químicos da água! 8)

 

Tens de ver o Ph de tua casa...para isso compra um teste de Ph...é indespensavél! Mas se tiveres €€€ compra um electrónico....eheh ::D: também podes comprar o teste de amónia, nitritos e nitratos...com estes 3 podes ver se o ciclo do azoto já acabou....e depois pôr os peixes ;)

 

Boa sorte :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado pelo apoio, já fui comprar um kit de testes (Master test kit, da Nutrafin) e, aproveite, para um primeiro contacto com uma loja da especialidade que me pareceu bastante apetrechada.

Adquiri igualmente um tapete de polisoft, um balde de substrato (pois tenciono meter algumas plantas, mas também não posso alargar-me, pois só tenho 15 w de luz), uma raiz, duas pedras e muita informação.

Já espalhei o substrato, fervi as pedras (o tronco, depois de fervido, vou deixá-lo duas semanas em água, segundo indicações do vendedor) e preparo-me para meter água (literalmente, espero ;)) , deparei-me com um pequeno contratempo, pois descobri que bate o sol de fim do dia no sítio programado para colocar o aquário…

Comprei também uma bomba de ar, um aquário sem bolhas não é um aquário (bolhas, bolhas bolhas… bigsmile)

Amanha tenciono começar o ciclo, seguindo os conselhos do André, vou meter as bactérias com um pouco de flocos e ir testando a água.

Vou dando notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas a ir bem, com calma se vai ao longe, nao te precipites a colocar peixes, se vais querer plantar muito bem esse aquario apenas vais utilizar a bomba de ar a noite ou quando vires que tens algum peixe com respiracao ofegante, e porque isto? Porque as plantas quando temos a luz ligada estao a fazer a fotossintese que absorve os nutrientes e co2 da agua, as bolhas ao serem libertadas pela bomba de ar vai "retirar" algum co2 da agua e "colocar" mais oxigenio. Durante a noite as plantas nao fazem a fotossintese e em vez de absorverem o co2 absorvem Oxigenio. Isto foi tudo so para dizer que se quiseres o aquario "super" plantado a bomba de ar so e necessaria a noite. Mas tambem gosto de ver as bolhas a sair, ;)

 

 

Cumprimentos do Nuno Toste e Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim já te voltaram a enganar na loja.A bomba de nada serve,basta circulação de água á superficie.Mesmo as plantas á noite a consumir o O2 não te vão fazer os peixes sufocar não te preocupes.Se o sol te bater directamente ou mudas o aquário de sitio ou tens algas 100% garantidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl

Já tenho a coisa no sitio. Depois de andar a arrojar o aquário entre 3 potenciais lugares, lá descobrimos o melhor para todos, o mais sossegado para os peixinhos e o mais exposto para os observadores.

O ciclo começou hoje.

PH 7,6, Gh 100 mg/l e Kh 50 mg/l

Quanto às «bolinhas», além de não ter «circulação de água à superfíce», pois tenho um filtro cascata, comprei a bomba principalmente porque as bolhas dão aquele ár de graça à coisa.

;)

 

PS: Não consegui inserir uma fota que coloquei no sapo.fotos, alguém sabe-me explicar porquê?

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol....os filtros de cascata criam essa tal trubulência á superficie...mas tu é que sabes ;) acho que mal não faz...digo eu!

 

Exprimenta pôr fotos neste site: www.photobucket.com

 

Qualquer duvida, apita...

 

Cump :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as primeiras fotos, sei que são fraquinhas, mas é um começo! :)

AqurioManelito.jpg

Imagem013pq.jpg

 

O próximo passo: Plantas!

 

:P

 

não vais usar aquecedor?

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...a pior coisa que podias fazer era escolher um areão dessa cor..dá um ar artificial :P quer dizer, se gostares, tu é que sabes....eu não sou ninguem para mandar em ti...é apenas a minha opinião! :)

 

O tronco também não me parece estar numa posição boa...esteticamente...acho eu

 

Cump :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, esse areão é horrivel, e essa do aquecedor dentro do filtro :shock4:

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, esse areão é horrivel, e essa do aquecedor dentro do filtro :shock4:

 

Penso ser este o kit. Acho que ate esta bem pensado. Fica so um equipamento para esconder.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, depois de ver o filme até apetece comprar um filtro desses.

Se o filtro for igual a esse não será necessário as bolinhas, pois essa movimentação de água é óptima para os peixes, pois fica acima do nivel da água a movimenta-a fazendo a oxigenação.

Quanto ao termoestato dentro do filtro é mais normal do que pensas pedrous, regra geral nos filtros de biobols, ou lá como se chamam , trazem o termoestato dentro da caixa e, aquece.

A maior parte dos aquários com filtro interno têm o termoestato dentro da caixa,claro que quem tem um filtro externo tem o aquecedor dentro do áqua .

Bem Vindo a este mundo da aquariofilia que é deveras viciante, quanto ao areão, de facto não é o mais apropriado, nem sempre o que parece melhor à vista resulta melhor, mas vocês é que sabem.

Boa sorte e não desistas.

O pior foi começar, o bichinho começa a tomar conta de nós e um dia destes estou a ver-te comprar um áqua de não sei qunatos litros para ti e etc....

Fiquem Bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado a todos pela contribuição.

O areão, como disse, não foi escolha minha, porém já retirei muito do azul.

Tenho uma pequena duvida.

Inseri os 1.ºs peixes, 3 guppies e 2 mollies, e estou a utilizar flocos TetraMin.

Não entrando ainda nos alimentos mais complexos, já me apercebi que devo dar de comer 2 ou 3 vezes por dia, agora o que me preocupa é as quantidades, pois se por uma lado não quero que a malta passe fome, por outro não sei se estou a dar comida demais.

Como saber as quantidades certas?

:)

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu faço assim:

 

dou um bocado e fico a observar. se eles comerem tudo rapidamente dou mais um bocado senao já nao dou mais.

E como nao tenho mais possibilidades, so alimento uma vez por dia.

Cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eles fome, não passam, pois no aquário eles encontram sempre qualquer coisa para comer... qualquer das maneiras eles podem aguentar até +/- 6 dias sem comer.

 

É preferível pores pouco de cada vez, mesmo que pareçam que estão "cheios" de fome, do que exagerares e fazeres subir a amónia (que é bastante mau para os peixes).

 

Abraço

 

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem isso de meteres peixes em três dias, se usares um produto próprio até os podes meter no mesmo dia, chama-se safestart da Tetra podes meter na hora não muitos claro mas 3 ou 4 á vontadinha, senão, esperas 1, 2 ou 3 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os produtos são para acelerar o ciclo,não me parece que façam milagres.É tudo uma questão de medir a amónia e nitritos a ver como estão :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.