Parametros do aquario


oravla19

Recommended Posts

Olá,

 

Tenho um aquario de água doce com 180L à cerca de 1 ano.

Desde o ínicio que tenho medido os parametros do aquario e os resultados andam sempre no zero.

 

Os parametros que tenho lido são: Amónia, Nitritos,Nitratos, fosfato Mesmo enquanto estava a fazer o ciclo do azoto, no ínicio, nunca me apercebi de valores de Amónia e Nitritos maiores que zero.

 

Sempre tive algumas plantas (Anúbia, feto de java, Mayaca Vendelii, Staurogyne, limnophila) e fertilizo com um fertilizante liquido da tropica de 2 em 2 semanas, quando faço TPA's.

 

Nas ultimas semanas tenho lido sobre o tema das plantas e percebi que para as plantas deveria ter os Nitratos (N)e os fostatos (P) com uma relação 1N/10P. Mesmo aumentando a frequência da fertilização para 1 vez por semana, continuo a não conseguir que estes dois nutrientes saiam do zero.

 

A minha pergunta é se é normal estes parametros estarem sempre a zero.

 

Nota: ocasionalmente adicionava CO2 Caseiro e recentemente adquiri um KIT de CO2 que tem estado a debitar a 1 gota por segundo durante o dia. O PH anda a 6,5 - 7.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho um aquario de água doce com 180L à cerca de 1 ano.

Desde o ínicio que tenho medido os parametros do aquario e os resultados andam sempre no zero.

 

Os parametros que tenho lido são: Amónia, Nitritos,Nitratos, fosfato Mesmo enquanto estava a fazer o ciclo do azoto, no ínicio, nunca me apercebi de valores de Amónia e Nitritos maiores que zero.

 

Sempre tive algumas plantas (Anúbia, feto de java, Mayaca Vendelii, Staurogyne, limnophila) e fertilizo com um fertilizante liquido da tropica de 2 em 2 semanas, quando faço TPA's.

 

Nas ultimas semanas tenho lido sobre o tema das plantas e percebi que para as plantas deveria ter os Nitratos (N)e os fostatos (P) com uma relação 1N/10P. Mesmo aumentando a frequência da fertilização para 1 vez por semana, continuo a não conseguir que estes dois nutrientes saiam do zero.

 

A minha pergunta é se é normal estes parametros estarem sempre a zero.

 

Nota: ocasionalmente adicionava CO2 Caseiro e recentemente adquiri um KIT de CO2 que tem estado a debitar a 1 gota por segundo durante o dia. O PH anda a 6,5 - 7.

 

Obrigado

 

Olá. Secalhar esse fertilizante da Tropica, que deve ser o TROPICA PLANT NUTRITION é aquele que não tem N e P, logo é só micro-nutrientes que estás a adicionar.

 

Leste sobre o tema e percebeste mal.. não é relação de 1N:10P mas sim ao contrário (10N:1P).

 

A Amónia e nitritos devem estar a 0, sim. O NO3 e o PO4 só é normal estarem a 0 quando são consumidos.. e é necessário adicionar para que tal isso não aconteça. Ter excesso de nutrientes é mau.. ter falta deles é ainda pior..

 

Para fertilizares estes dois macros, ou compras o da Tropica que contém N e P, ou compras estes dois em separado e vais fertilizando em conjunto com o de micros que já tens. :)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Secalhar esse fertilizante da Tropica, que deve ser o TROPICA PLANT NUTRITION é aquele que não tem N e P, logo é só micro-nutrientes que estás a adicionar.

 

Leste sobre o tema e percebeste mal.. não é relação de 1N:10P mas sim ao contrário (10N:1P).

 

A Amónia e nitritos devem estar a 0, sim. O NO3 e o PO4 só é normal estarem a 0 quando são consumidos.. e é necessário adicionar para que tal isso não aconteça. Ter excesso de nutrientes é mau.. ter falta deles é ainda pior..

 

Para fertilizares estes dois macros, ou compras o da Tropica que contém N e P, ou compras estes dois em separado e vais fertilizando em conjunto com o de micros que já tens. :snipersmile:

 

 

Cumps

 

Sim, a relação é 10N:1P, escrevi mal.. :)

E também acertaste no fertilizante é mesmo o TROPICA PLANT NUTRITION. Na embalagem nao diz nada sobre a constituição em termos de nutrientes sendo só micros, já fazem mais sentido os valores que estou a obter.

 

Significa então que os NO3 e o PO4 que são produzidos pelo aquário são totalmente consumidos pelas plantas que tenho. Só nao percebo como tanto plantas como algas continuam a crescer.... Mas vou arranjar fertilizante com N e P para equilibrar o aquario.

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas crescem pelas carências de nutrientes apresentadas.. :)

 

Visto ires comprar azoto e fósforo, aconselho que os compres azoto separado do fosforo. Cada macro em soluções diferentes.. Assim consegues ter maior controlo do que estás a fazer..

 

Imaginando que tens os fosfatos a 2.0ppm e os nitratos a 0. Terá que aumentar só os nitratos e se os tiveres juntos, ao adicionar os nitratos para os tirares do 0, estás também a adicionar ainda mais fosfatos. Percebes onde quero chegar?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas crescem pelas carências de nutrientes apresentadas.. :)

 

Visto ires comprar azoto e fósforo, aconselho que os compres azoto separado do fosforo. Cada macro em soluções diferentes.. Assim consegues ter maior controlo do que estás a fazer..

 

Imaginando que tens os fosfatos a 2.0ppm e os nitratos a 0. Terá que aumentar só os nitratos e se os tiveres juntos, ao adicionar os nitratos para os tirares do 0, estás também a adicionar ainda mais fosfatos. Percebes onde quero chegar?

 

 

Cumps

 

Já agora, achas que o ferro que está incluído nestes Micro-nutrientes da Tropica é suficiente ou devo comprar ferro isoladamente (dada a sua importância e seguindo a lógica de controlo)?

cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para te ser sincero não sei.. Não sei qual a composição desse fertilizante. Epá, à partida não deve ser preciso. Começa a fertilizar com azoto e fósforo. Após isso, se notares alguma carência nas plantas, logo se verá. :)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais