Projecto 1º Aquario


Hugani

Recommended Posts

Viva,

 

Vou-me iniciar neste belo hobie que é a aquariofilia.

 

No entanto, para quem é maçarico as dúvidas são mais que muitas. Assim agradeço, a colaboração de todos os que puderem dar o seu contributo para este projecto.

 

Setup:

 

Aqua: 120L x 46 P X 60 A (255 lt)

 

Iluminação: 2 X54 w

 

Filtragem: a adquirir (estou inclinado para o JBL e900) - 900 lt/h, com 7,6 lt - aceito sugestões

 

Aquecimento: aceito sugestões

 

Substrato: neste momento 5 lt de substrato fertil da Tropica

 

Hardscape: rochas e talvez tronco/raiz

 

O que pretendo do aquário, ainda não está muito definido. Dou preferência à funcionalidade de elementos para os seus habitantes, gosto de coisas simples.

 

Quero ter algumas plantas, não faço ideia quais, que sejam adequadas aos seus habitantes, que tenham efeitos benéficos para o ecossistema e sejam bonitas.

 

Ao nível da Fauna, pelo pouco que vi os Escalares são os meus eleitos. Sendo peixitos, que não são totalmente inofensivos, dá para ter outros habitantes. Permitindo assim, ter/conhecer outras espécies de fauna.

 

Neste momento, como disse tenho 5 lt de substrato fertil da Tropica, penso que suficiente para este aquário. Para tamponar este, depois de ler umas coisas e de trocar umas ideias (obrigado João Teixeira) estou inclinado para um areão (talvez vulcânico).

 

Em relação ao substrato, penso que a altura indicada, ronda os 4-5 cm. Preciso portanto de 20kg de Substrato.

 

1) Que tipos de substrato sugerem para colocar por cima do fertil tendo em conta os vossos resultados? (pretendo algo durador, e ao mesmo tempo benéfico para as plantas)

 

2) Existe alguma forma de dispor as diferentes camadas de substratos? Ou é conforme a estética desejada?

 

Venham lá os vossos comentários /dicas para este aquário.

 

Obrigado a todos.

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não há aí ninguém que queira dar uma ajudita???

 

1) Dava-me jeito opiniões de substrato..ando inclinado para o vulcânico. Dêm um pouco da vossa experiência sobre este assunto. Quantidades a por, e resultados da vossa aplicação.

 

2) que dizer do filtro?

 

3) aquecimento 1X300w?

 

Concerteza há aí muita experiência para partilhar!

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação ao substrato deixo para os peritos dos plantados, quanto ao filtro eu ia por um JBL cristalprofi 1500 comprei o meu a umas semanas atraz vindo da Alemanha com garantia por 95 eurois já com portes incluidos, em relação a resistência 300W chegam, há que prefira dividir em duas de 150w para caso uma falhe a outra aguenta a temperatura.

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação ao substrato deixo para os peritos dos plantados, quanto ao filtro eu ia por um JBL cristalprofi 1500 comprei o meu a umas semanas atraz vindo da Alemanha com garantia por 95 eurois já com portes incluidos, em relação a resistência 300W chegam, há que prefira dividir em duas de 150w para caso uma falhe a outra aguenta a temperatura.

 

Cumprimentos

 

Viva Barman_dani,

 

Se tivesses no meu lugar que fazias:

 

a) 2 filtros (jbl - 900Lt/h e 7,6lt de volume de filtro + eheim 500 lt/h e 2,4Lt de volume filtro)

b) a tua sugestão do Jbl (1500 Lt/h e 12lt de volume de filtro).

 

Cumprimentos

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tens ai vários factores que influênciam a decisão, primeiro com dois filtros podes ter um dedicado a filtragem mecanica e outro a biologica, mas com isto tens um investimento maior pois esses dois filtros envolvem um investimento de cerca de 200 eurois mais coisa menos coisa e depois tens o consumo de energia, o espaço que os filtros ocupam mais tubagens a entrar e sair.

 

Já o cristalprofi tens um filtro canister com um volume de 12 litros com capacidade para filtragem que te poupa espaço e investimento.

 

A decisão tem de ser tua mas eu tenho já um ehiem 2215 e optei para o meu novo aqua de 240l por um cristalprofi, por isso a minha opinião pode ser suspeita, mas se tiveres orçamento limitado vai pelo cristalprofi.

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tens ai vários factores que influênciam a decisão, primeiro com dois filtros podes ter um dedicado a filtragem mecanica e outro a biologica, mas com isto tens um investimento maior pois esses dois filtros envolvem um investimento de cerca de 200 eurois mais coisa menos coisa e depois tens o consumo de energia, o espaço que os filtros ocupam mais tubagens a entrar e sair.

 

Já o cristalprofi tens um filtro canister com um volume de 12 litros com capacidade para filtragem que te poupa espaço e investimento.

 

A decisão tem de ser tua mas eu tenho já um ehiem 2215 e optei para o meu novo aqua de 240l por um cristalprofi, por isso a minha opinião pode ser suspeita, mas se tiveres orçamento limitado vai pelo cristalprofi.

 

Cumprimentos

 

Sim o investimento é maior, cerca de 40 euros a mais do que se optar unicamente pelo jbl 1500, mas ao nível de consumos a opção dos 2 filtros fica mais económica (JBL 1500 =35w/h, eheim 5W/h e jbl 900 15w/h), são 15W/h de diferença o que deve andar numa poupança energética na ordem dos 12eurois/ano.

 

O que me preocupa também é a questão do espaço, não estou a ver como será 2 filtros a funcionarem?´Como fica o aquario com 2 X2 entradas e saidas de filtragem? Não deve ser muito fácil de disfraçar.

 

O que deixa ainda na dúvida, que achas?

 

Obrigado pela ajuda.

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugani

 

De facto é bom ponderares sobre todos os aspectos antes de avançares com uma ideia.

 

Em relação ao substrato é uma escolha muito pessoal ou direccionada ao biótopo que pretendas.

 

No que se refere aos filtros, mais vale teres uma filtragem efectiva e sim eu iria para 2 filtros que em caso de avaria de um ficaria com outro para assegurar a filtragem.

 

No caso do termoestato é sempre preferivel teres 2 de 150 W do que apenas 1 de 300 W pela mesma razão :bs_quesexclaim:

 

Abraço

 

JT

 

P.S.: Nos filtros deves (sempre que possivel) verificar qual a melhor escolha em termos de eficiência energética e que se coadune com a tua carteira, melhor eficiência = mais caro mas por outro lado mais barato a longo prazo :)

Editado por João Teixeira
Acrescentar P.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias!

 

A questão dos 2 filtros, para estes 2 que eu indico e para este aquario é sufeciente?

 

E em relação ao espaço que estes irão ocupar, não será excessivo e estragar o layout?

 

Em relação ao aquecedor, então o que irei precisar serão 300w?

 

Na margem sul onde posso encontrar substrato variado a preços em conta?

 

Cumprimentos,

Editado por Hugani

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugani!!!!

 

Quanto a filtragem acho que nao a tanta necessidade de 2 filtros!!! ( mas nunca e demais) mas acho que esse que estas a pensar e suficiente para o teu aquário!!!!

 

Quanto ao termostato, e sempre melhor teres 2 ao invés de 1!!!!

 

Quanto ao substrato, já que tens os tais 5L de fértil....agora por cima fica sempre bem um areão escuro...uma areia de rio...akadama!!!! quanto a isso e contigo!!!!

 

Pesquisa e informa-te e vê o que e melhor para o teu aquário!!!

 

Cumprimentos,

Fábio Bispo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a filtragem acho que nao a tanta necessidade de 2 filtros!!! ( mas nunca e demais) mas acho que esse que estas a pensar e suficiente para o teu aquário!!!!

 

Olá bixpu,

 

A qual te referes como sendo sufeciente o jbl 900?

 

Cumprimentos,

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que é em relação ao substrato.

 

Tenho uma pequena ideia do que poderei querer, mas gostava das vossas opiniões entre:

- vulcânico

- basáltico

- preto

 

O pouco que sei, é que penso que o preto é mau pois aculula muita sujidade, que se vê muito

 

O vulcânico, é o que estou inclinado, penso que li algures que devido a ter muitas arestas poderá ser mau para os peixes de fundo/limpadores pois poderão se magoar. Será que depois não se irão acumular muitos detritos?

 

Podem dar aí as vossas opiniões?

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho o aquário em casa e o móvel também (da aquatlantis).

 

1) o móvel é de aglomerado. Tava a pensar aplicar verniz para melhor isolamento nas partes que estão a descoberto (isto é, têm a parte do aglomerado à mostra) - furações para por parafusos, laterias que encostam a outras tábuas, etc..

 

2) devo de lavar o vidro?

 

que dizem?

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a questão do verniz depende do teu gosto, mas a efectuá-lo é antes de encheres o aqua e teres muito tempo para que o solvente de evapore por completo.

 

Em relação aos vidros, deves lavar sim, mas apenas com água e/ou solução de PH ácido para aquário, não aconselho nada mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O móvel de acordo com o fabricante é feito de aglomerado de mdf e a folha/exterior em melamina.

 

Não estou a pensar aplicar verniz sobre a melamina, parece-me um erro (mas isso sou eu que digo, que não percebo nada disto).

 

Tou é tentado aplicar, nas partes em que o aglomerado está visível, que como disse é nas furações e nas tabuas que vão se encostar a outras tábuas.

 

A aplicação do verniz seria para maior durabilidade do movel, para a humidade não se infiltrar por aí e ficar inchado.

 

Alguém fez isso antes? Que dizem dos móveis da aquatlantis, em relação a problemas de "inchaço" pela água, e durabilidade.

 

João, obrigado pela resposta. Na lavagem basta passar com pano húmido certo? (é que n estou a ver como vou meter aqua na banheira :laugh: .

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de ter algumas respostas, da malta que percebe disto.

 

Afinal sou um iniciante e, as dúvidas não me largam (que chatas lol).

 

Construção do layout:

a) vou lavar pedras e areão, e ferver

 

b) quando o construir, devo de assentar as pedras sobre esferovite (li isso algures...)?

 

c) Estou a pensar montar este aquário com o filtro da JBL 900, as caracteristicas já as descrevi anteriormente. Penso que irá ser sufeciente para o aquário.

Devo de comprar algumas matérias filtrantes para o equipar? Ele trás 4 cestos, 3 com esponjas (filtragem mecânica) e 1 cesto com massas.

 

Obrigado,

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.