como mudar de filtro


Recommended Posts

Olá amigos,

 

eu tenho a trabalhar ha um ano um aquario de 30 L com 2 corys 2 platis, recentemente mudei para um de 43 L e o filtro da tetra que tinha para além de nao se adaptar bem, só dá até 40L por isso penso que apesar de por agora desenrascar, porque nao tenho população a mais, nao estar totalemnte cheio e de fazer tpa´s semanais de 40%, julgo que era melhor adquirir outro filtro mais apropriado.

 

A minha questão é, como faço para nao perder as bacterias do filtro antigo já totalemnte colonizado? as esponjas deste nao dao para adaptar noutro. Estive a pesquisar na net e falam-me em colocar os 2( o velho e o novo) a trabalhar no mesmo aquario até o novo ter bacterias lá, acham que é seguro? nao é muita máquina para o mesmo aquario? a peixaria nao stressa com tanto barulho?

 

como é que voces fazem ?

 

 

 

obrigada

 

 

cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

o filtro que tenho de momento é um tetratec easy cristal 250 com carvão activo. as esponjas dele são muito próprias com características nao adaptáveis. Já agora qual é o que recomendam? Estou indecisa entre tetra ou

eihm ? Para 43L ?

 

obrigada :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão só deve ser utilizado no final de um tratamento com a finalidade de retirar os medicamentos ainda existentes na coluna de água, feito isso deve ser retirado pois passado algum tempo tem o efeito inverso, liberta para a água tudo o que absorveu entretanto.

 

 

Quanto ao filtro para essa litragem eu recomendo um eheim de mochila (cascata)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1ª coisa: achas mesmo que precisas de um filtro novo só porque na embalagem diz que da ate 40 e tu tens mais 7,5% de volume que o máximo recomendado? se calhar esses 43 nem são os efectivos mas os brutos....o problema desse filtro é que não tem muita matéria filtrante... porque até tem um bom retorno... 6 vezes o volume desse aqua por hora...o recomendado é 3 a 6

 

2ª coisa :thumbup3: : se quiseres mesmo mudar... o filtro que o william recomendou acho mesmo a melhor opção.... principalmente por ser um tanque em que o filtro interno rouba muito espaço e fica inestético

 

3ª coisa: eu conheço esse filtro, ele não traz só carvão activo... tem uma cartilagem com la filtrante que pode ou não ter dentro carvão activo... existem duas embalagens diferentes.. seja como for podes remover facilmente o carvão activo.. quanto ao que se diz de ele libertar tudo o que absorveu.. não tenho certezas disso porque já vi aqui no fórum dizerem que tal como uma esponja ele apenas satura e perde capacidade de absorção, podendo no entanto libertar algumas substância para absorver outras a que tem preferência...o que é diferente.. mas não garanto

 

4ª coisa: ele tem uma pequena esponja... que esta carregada de bactérias... podes perfeitamente retira-la e coloca-la no filtro novo... 1 passada uma semana já tens as novas matérias filtrantes habitadas pelas mesmas bactérias.

 

nenhum dos dois filtro faz ruído significativo para stressar os peixes

 

Boas mudanças de filtro

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá amigos

 

estive a ver...para colocar esse filtro de cascata nao posso ter o aquario tapado certo?....o que aqui em casa significaria.... dias de pesca!( tenho 2 gatos...)

 

que alternativa me sugerem ao cascata?

 

 

obrigadissima :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio que os gatos fossem lá á pesca mas tens tampa?Um recorte na tampa para caber o de cascata e está feito.Tapado na mesma e com um filtro de cascata a funcionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.