Recommended Posts

boas

 

ja comecei a construçao do meu lago,... ja tenho o boraco aberto, agora sabado talvez se tudo correr bem vou meter uma boa camada de areia e a tela por cima.

 

era para fazer em cimento e usar um produto da webber mas as laterais sao muito ''deitadas'' e o cimento se calhar nao ia segurar.

 

logo vou usar tela.

 

e vou fazer uma cascata.... ontem vi num horto umas cascatas no mesmo material daqueles lagos ja feitos, so que eram caras ( 70 euros) entao lembrei-me....

 

sera que posso fazer uma cascata em espuma de politerano esem deixar secar cobri-la com pedras de rio... ???? a espuma ao que sei depois de seca nao faz mal aos peixes.... e era um meio porreiro de fazer a cascata... talvez ao fim desse uma mao de silicone a toda a volta para nao estragar com a chuva ....

 

que dizem ???

 

ja agora plantas para lagos onde ver... ?? para disfarçar as margens da tela principalmente....

Editado por Luis Alves
gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete fotos amigo

 

Para a cascata voce pode pensar tambem em fazer com o mesmo material do lago.

Faz em terra e coloca a (tela) por cima.

Depois coloca seixos/pedras e plantas para esconder a manta.(tela).

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a cascata voce pode pensar tambem em fazer com o mesmo material do lago.

Faz em terra e coloca a (tela) por cima.

Depois coloca seixos/pedras e plantas para esconder a manta.(tela).

 

Alonso

 

boas

 

nao da mesmo dessa forma....

 

as hipoteses que tenho é com a espuma....

 

ou com cimento e pedras por cima....

 

e com terra tem uma desvantagem.... depois com chuva pode vir abaixo.

 

mas logo a ver se coloco uma foto....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao da mesmo dessa forma....

 

as hipoteses que tenho é com a espuma....

 

ou com cimento e pedras por cima....

 

e com terra tem uma desvantagem.... depois com chuva pode vir abaixo.

 

mas logo a ver se coloco uma foto....

 

Caso fosse fazer com terra, ela deveria ser totalmente protegida pela manta para não ter a possibilidade de demoromar, até porque a propria agua da cascata poderia fazer ela ruir se não fosse "envelopada".

Existem aterros que são executados com sacos de areia. Poderia fazer a cascata com sacos de areia ou terra e depois proteger envelopando toda a cascata com a lona. Seria mais uma hipotese a ser estudada. Poderia até não ficar muito bonita, mas que funcionaria, garanto que funcionaria.

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso fosse fazer com terra, ela deveria ser totalmente protegida pela manta para não ter a possibilidade de demoromar, até porque a propria agua da cascata poderia fazer ela ruir se não fosse "envelopada".

Existem aterros que são executados com sacos de areia. Poderia fazer a cascata com sacos de areia ou terra e depois proteger envelopando toda a cascata com a lona. Seria mais uma hipotese a ser estudada. Poderia até não ficar muito bonita, mas que funcionaria, garanto que funcionaria.

 

Alonso

 

 

boas

 

sim é uma hipotese, mas tambem tem um senao :twisted:

 

a cascata nao vai ser muito grande quer em largura quer em altura ....

 

tipo as medidas devem andar mais ou menos em: 50/60 cm de largura e 50/60 de altura .....

 

pensei em arranjar umas placas de xisto e fazer tipo escada, mas onde vi as tais placas ja nao tem e nao devem ter mais..... :twisted:

 

sera que a espuma é viavel ????

 

tipo eu tenho um fundo em espuma num paludario e ate agora sem problemas.....

 

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luiz

Pelas dimensões que deseja fazer a cascata será que não encontra lajotas de pedra?

Um cuidado é para ter a certeza que toda a agua que descer pela cascata retorne ao lago.

Muitas vezes a agua escorre pela lateral e perdemos muita agua do lago sem necessidade.

 

Pic_15915_23.jpg

 

dsc04443if8.jpg

 

dsc04180da2.jpg

 

dsc04178jf5.jpg

 

dsc04179bp9.jpg

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

hummm sim gostei da ideia do alonso....

 

alonso essa cascata é tua ou ja a viste ao vivo ???

 

se sim diz-me isso sao pedras inteiras como base ???

 

é que por ca vai ser dificil encontrar isso :(

 

ja tenho aqui uma foto do buraco para o lago

 

DSCF2919.jpg

 

vou editar e fazer no paint o que pretendo fazer...

 

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

entao ninguem diz nada :P

 

esta assim tao mau o inicio do projecto ???

 

ja agora uma pergunta....

 

sabem aquelas pedras brancas cheias de buracos usadas em jardins... ??? penso que sao calcarias....

 

posso usar dessas para fazer a cascata ou vai alterar os valores a agua e fazer mal aos peixes ???

 

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luiz

Quanto ao quetionamento.

Esta cascata é a do meu lago: Lago em Concreto com Detalhes em Alvenaria que esta aqui no Forum.

Quanto as pedras da cascata seria bom que fossem graniticas para não existir a possibilidade de "dissolver" com a passagem constante da agua. Ou dar uma proteção com algum verniz impermeabilizante para proteger as mesmas, mas isto teria que ser bem estudado.

Quanto ao seu lago acho que no lado da parede voce deve dar uma curvatura para dentro dele para possibilitar a passagem de uma pessoa e a manutenção das plantas que ficarem junto á parede. (em forma de oito).

Vai ficar muito bonito.

Alonso

Editado por alonso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, se queres saber em relação ao pantano então vou dizer-te que na minha opinião devias tirar essa sebe que te está a roubar o já pequeno espaço destinado ao lago.

Como já foi referido eu penso que a melhor forma de fazer um pantano é realmente fazer um corredor ou canal onde a agua passe a baixa velocidade mas tens de ter atenção ao adquirires a bomba para contares com este consumo.

No canal deves plantar as plantas aos lados ou a um lado para que a água possa passar sem obstaculos, ex. raizes.

As plantas ideais são: Todas as que se adaptém ao meio aquatico, porque aquele canal seve apenas para uma coisa, que é dar ás plantas um local onde possam retirar o maximo de nutrientes possivel da água.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja editei uma foto do local...

 

acho que vai ficar porreiro.

 

Semttulo.jpg

 

 

a preto vai ser onde vai ficar a caixa do filtro que vai mandar agua para a cascata

 

a frente daquele pe branco vai ficar a cascata, ve-se uns cubos castanhos

 

a azul escuro é agua funda

 

azul claro pantanosa

 

a separar a zona pantanosa da zona mais funda vou colocar umas pedras de rio, daquelas meias achatadas.... e fazer ali uma barreira....

 

os nenufares os peixes nao comem, certo ???

 

abraço

 

ha que acham???

Editado por Luis Alves
gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis Alves

 

Como se diz aqui na Bahia : Acho que vai ficar porreta.

 

a preto vai ser onde vai ficar a caixa do filtro que vai mandar agua para a cascata

 

Como a agua vai para a cascata? Como vai ser este filtro?

 

a frente daquele pe branco vai ficar a cascata, ve-se uns cubos castanhos

 

OK!

 

a azul escuro é agua funda

 

OK!

 

azul claro pantanosa

 

OK!

 

a separar a zona pantanosa da zona mais funda vou colocar umas pedras de rio, daquelas meias achatadas.... e fazer ali uma barreira....

 

Muito bom. Seria interessante nesta area ter um retorno da agua para o lago. Este trecho vai precisar ser sinfonado com mais frequencia.

 

os nenufares os peixes nao comem, certo ???

 

Qualquer planta que ficar protegida dentro desta barreira estará livre do ataque das carpas e kinguios.

 

Parabens!

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis Alves

 

Como se diz aqui na Bahia : Acho que vai ficar porreta. significa bom ou mau ??? :dancing:

 

a preto vai ser onde vai ficar a caixa do filtro que vai mandar agua para a cascata

 

Como a agua vai para a cascata? Como vai ser este filtro?

 

é uma caixa com capacidade para 26L de agua, em que eu dividi em 3 espaços, num vai levar esponja, noutro algodao de filtro e siporax, no ultimo vai levar uma bomba que vai fazer entre 2000 a 4000 L/H com uma mangueira a sair para o topo da cascata.

 

a frente daquele pe branco vai ficar a cascata, ve-se uns cubos castanhos

 

OK!

 

a azul escuro é agua funda

 

OK!

 

azul claro pantanosa

 

OK!

 

a separar a zona pantanosa da zona mais funda vou colocar umas pedras de rio, daquelas meias achatadas.... e fazer ali uma barreira....

 

Muito bom. Seria interessante nesta area ter um retorno da agua para o lago. Este trecho vai precisar ser sinfonado com mais frequencia.

 

os nenufares os peixes nao comem, certo ???

 

Qualquer planta que ficar protegida dentro desta barreira estará livre do ataque das carpas e kinguios.

 

Parabens!

 

Alonso

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm

 

ja me esquecia... nao entendi bem a dos nenufares.

 

se os colocar fora da barreira das plantas de pantano... ou seja se o colocar na zona ''funda'' os peixes comem-nos ???

 

eu por acaso ainda ontem fui passear e vi um lago com peixes e alguns pes de nenufares, mas nao estavam protegidos...

 

fico a aguardar ajuda

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm

 

ja me esquecia... nao entendi bem a dos nenufares.

 

se os colocar fora da barreira das plantas de pantano... ou seja se o colocar na zona ''funda'' os peixes comem-nos ???

 

eu por acaso ainda ontem fui passear e vi um lago com peixes e alguns pes de nenufares, mas nao estavam protegidos...

 

fico a aguardar ajuda

 

 

Luiz

 

Porreta é muito BOM.

 

As Ninfeias = Nenufares as carpas não comem, mas deve colocar seixos para proteger os vasos senão as carpas podem tentar revirar a terra e prejudicar a planta.

 

Não colocaria a bomba dentro do filtro, gosto delas dentro do lago, mas é uma opção de cada um.

 

Dentro do filtro, se o filtro entupir a bomba acaba sendo prejudicada.

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luiz

 

Porreta é muito BOM.

 

As Ninfeias = Nenufares as carpas não comem, mas deve colocar seixos para proteger os vasos senão as carpas podem tentar revirar a terra e prejudicar a planta.

 

Não colocaria a bomba dentro do filtro, gosto delas dentro do lago, mas é uma opção de cada um.

 

Dentro do filtro, se o filtro entupir a bomba acaba sendo prejudicada.

 

Alonso

 

o filtro vai ser acompanhado todas as semanas... e vejo logo tambem se esta meio intupido pelo caudal da cascata :medieval_mace:

 

se ficar no lago ainda pior, vai puxar tudo o que é porcaria....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro vai ser acompanhado todas as semanas... e vejo logo tambem se esta meio intupido pelo caudal da cascata :bs_quesexclaim:

 

se ficar no lago ainda pior, vai puxar tudo o que é porcaria....

 

 

Dentro do lago é realmente para que a bomba possa puxar tudo que é porcaria e jogar no filtro.

Existe a possibilidade de fazer uma caixa só para a bomba dentro do lago. Esta caixa deve ficar no lado oposto do retorno e nesta caixa colocar tipo uma grade para não passar sujeiras muito grandes.

 

 

Jorge Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre um prazer ver nascer um novo lago, vais decerto ser bem sucedido e com tanta experiência aqui no fórum á tua disposição, decerto ficará um regalo, por isso força. :thumbdown2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Papirus - Cyperus Papirus

Sombrinha Chinesa - Cyperus alternifolius

Cavalinha - Equisetum hyemale

Junco - Juncus effusus

 

Estas plantas pelo que vi podem estar dentro de agua… agora a minha duvida é se não são comidas pelos peixes???

 

Sei que o papirus não pelo que me disseram, mas e as outras ???

Já agora estava a pensar planta-las a coisa de 20/30 cm de profundidade.

 

Caltha palustris

Íris pseudocorus

Estas pelo que vi também podem estar em agua, mas não consigo perceber se podem tipo ficar mesmo submersas, debaixo de agua, e depois começam a vir para cima…

 

Alguém sabe ???

 

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas

 

Papirus - Cyperus Papirus

Sombrinha Chinesa - Cyperus alternifolius

Cavalinha - Equisetum hyemale

Junco - Juncus effusus

 

Estas plantas pelo que vi podem estar dentro de agua… agora a minha duvida é se não são comidas pelos peixes???

 

 

Plante elas num vaso e na parte de cima coloque seixos para impossibilitar que as Carpas cheguem as raizes. Em poucos meses elas se solidificam e as Carpas não conseguem destruir.

 

Sei que o papirus não pelo que me disseram, mas e as outras ???

Já agora estava a pensar planta-las a coisa de 20/30 cm de profundidade.

 

Todas se comportam iguais a Papirus. Pode plantar até mais fundo, desde que deixe os "caules" fora da agua. Depende do comprimento das mesmas.

 

Caltha palustris

Íris pseudocorus

Estas pelo que vi também podem estar em agua, mas não consigo perceber se podem tipo ficar mesmo submersas, debaixo de agua, e depois começam a vir para cima…

 

Alguém sabe ???

 

Estas não tenho conhecimento.

 

Jorge Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a iris... fui ontem a uma ribeira em que tem muito iris e tinha uns em solo encharcado e outro em solo mais seco... trouxe 2 pes grandes de solo com agua e 1 pe de solo seco.... vou plantar em vasos de 20 cm de largura e tem ai uns 20 cm tambem de altura....

 

penso que vai chegar por um lado por outro penso que vai ser ''curto'' pois assim vai encher o vaso muito rapido...

 

mas vou experimentar....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a iris... fui ontem a uma ribeira em que tem muito iris e tinha uns em solo encharcado e outro em solo mais seco... trouxe 2 pes grandes de solo com agua e 1 pe de solo seco.... vou plantar em vasos de 20 cm de largura e tem ai uns 20 cm tambem de altura....

 

penso que vai chegar por um lado por outro penso que vai ser ''curto'' pois assim vai encher o vaso muito rapido...

 

mas vou experimentar....

 

Acredito que um vaso com 40cm seja mais viavel, pois como voce mesmo disse, logo logo tomam conta de todo o vaso e um vaso mais largo evita que um vento possa derrubar.

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais