Problemas com bleheris


RobertoCC

Recommended Posts

Oi pessoal...

 

Tenho 8 pés de bleheri e não sei pk começaram a ficar todas furadas e acastanhadas.

Tenho pedras d fertilizante (varios componentes), pedras com Fe, 120 W de luz (antigamente com 60 elas tavam mais verdinhas), CO2 caseiro, ph neutro e a temperatura da h2o a 27/28 graus (não consigo baixar a temperatura pk ta calor aki na Madeira e os 4 balastros das luzes fasem muito calor o que dificulta o arrefecimento ;) ).

 

Que posso fazer?

 

Obg

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta aí algum macronutriente em princípio.

Experimenta usar adubo comum de jardim NPK, apenas uma gota de vez em quando e nota se as novas folhas que vão aparecendo vêm porreiras.

Quanto às folhas esburacada, essas não há nada a fazer-lhes.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um problema semelhante,

 

até que descobri o meu tubarão bala a comer as folhas!

 

Não digo que não seja falta de nutrientes, mas mexer na ferida tambem não deve ajudar muito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes d mais obg pelas respostas e sugestões.

 

Penso k não será nenhum peixe a comer as folhas visto k as folhas novas vão clareando e ficando com buracos e mais tarde parece k apodrece á volta desses buracos.

 

Para alem disso elas encontram-se rasteiras (ao contrario do normal).

 

Quanto ao adubo vou experimentar mas n sei s será solução uma vez k as bleheris consomem os seus nutrientes pelas raizes.

 

A ver vamos...

 

Obg

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bleheri e outros echinodorus são criados emersos, ou seja, fora de água.

 

Quando se colocam esses echinodorus no aquário eles vão começando a ficar com as folhas podres e feias. A melhor forma de verificar se esse é o teu problema é verificar se existem novas folhas a crescer saudáveis.

 

Este é um comportamento normal especialmente nos Echinodorus que aos poucos vão perdendo a folhagem crescida emersa e vai adquirindo novas folhas na forma submersa, estas são geralmente mais pequenas e alongadas que as criadas fora de água.

 

Cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente existem folhas a crescer com um ar saudavel mas o que me preocupa é que a planta esta parece atrofiada ou melhor está mais pequena que o habitual. Ate parece que não cresce em altura, tá muito baixinha (comparada com a altura que já as tive banana rock ).

 

Duas das lampadas já têm cerca de um ano. Será que é por causa disso?

 

Obg

 

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Echinodorus de qualquer espécie aguenta facilmente 30º, é por isso normalmente incluido em aquas de discus.

 

O Bleheri debaixo de água não cresce mais que 25 ou 30 cms. Existe um echinodorus parecido, o amazonicus que cresce muito mais dentro de água.

 

Cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Echinodorus de qualquer espécie aguenta facilmente 30º, é por isso normalmente incluido em aquas de discus.

 

O Bleheri debaixo de água não cresce mais que 25 ou 30 cms. Existe um echinodorus parecido, o amazonicus que cresce muito mais dentro de água.

 

Cumps

 

Pelo o que vi no site da TROPICA a temp está entre 20º e 30º logo se optarmos pelos 25º penso que seja mais benefico

Que nunca por vencidos se conheçam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer dos valores entre os 20 e os 30 são aceitáveis para Echinodorus, já testemunhei muitas a crescer sem problemas a 30º.

 

Não estou a por em causa esses valores,pois tambem já li que há quem

as tenham saudaveis a 33º,agora neste caso em particular penso que

não perdia nada em tentar baixar um pouco a temp,penso eu de que. :)

Que nunca por vencidos se conheçam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais