Plantado 120l - Novo Projecto


Colisa

Recommended Posts

Ui essas algas são do pior, eu tb tenho essa problema, até porque usei as plantas que tinhas, mesmo removendo as folhas "contaminadas". As outras com os Otos e Cardinas Multidentada vão à vida. Os meus Otos comprei onde tu sabes, perto de ti, e as Cardina Multidentada na Arca de Noé em Ponte de Sor. Até agora tem tido sempre.

 

Mas em relação as algas ve este site.

 

A minha nova montagem podes ver aqui neste post, e faz aí a tua critica e claro sugestões caso acrescentasses mais alguma coisa. Ainda ninguem disse nada a esse respeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Bem, parece que finalmente as malditas algas começam a recuar.

Desde o dia 16 de Abril que se nota perfeitamente uma diminuição das algas castanhas nos vidros, pedras e substrato. Até a HC já tinha destas algas!!!

 

O que fiz eu pra combater as algas???

Como não estava satisfeito com o CO2 caseiro a entrar no aqua através de uma normal pedra difusora, porque me parecia que pouco gás era dissolvido, resolvi comprar uma pequena bomba de circulação de água (mesmo pequenina), de uns 150l/h, que tem uma saída que permite ligar um tubo de ar. Nessa saída liguei o tubo do CO2, coloquei a bomba sensivelmente a meia altura da coluna de água e agora sim, tenho muito mais CO2 dissolvido na água.

Além disso, comecei a fertilizar com o que tinha à mão: Plant Gro da Hagen.

 

Resultado:

As plantas parecem mais viçosas e as algas começaram a desaparecer gradualmente.

 

Poderá não ter sido somente pelas alterações que eu fiz. Poderá também querer dizer que o próprio aquário está a estabilizar.

 

Ainda não consegui acertar os parâmetros da água no que toca aos Nitratos, uma vez que rondam os 2,0 - 2,5. E falta-me o teste dos fosfatos. Portanto, não sei se existe algum desequilibrio entre estes factores.

 

Não faço ideia se a batalha está ganha. Mas por agora estou em vantagem.

 

Vou colocar fotos assim que as fizer.

 

Cumps.

Editado por Colisa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Este aquário fez 1 mês no passado dia 25 de Abril. Tirando a parte das algas, até aqui tem corrido tudo bem com esta montagem. Até porque é o meu primeiro aquário plantado e tenho ainda muito que aprender sobre o tema.

 

Aqui vão algumas fotos:

 

Dia 26 antes da poda

 

Pic_17200_33.jpg

 

Pic_17200_34.jpg

 

Pic_17200_35.jpg

 

Pic_17200_36.jpg

 

Pic_17200_37.jpg

 

Pic_17200_38.jpg

 

Pic_17200_39.jpg

 

Aqui já depois de uma pequena poda

 

Pic_17200_40.jpg

 

 

Falta plantar ainda uma ou outra planta para completar o Layout.

Continua a faltar-lhe o fundo que, em principio, será preto.

Desculpas pela qualidade das fotos... e do fotógrafo.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos.

 

Deixo aqui mais duas fotos do estado em que está o aquário neste momento. Confesso que já esteve melhor, mas... até está bastante bom para os cuidados que lhe presto! Falta de tempo :D Mas isso é, infelizmente, um mal dos dias de hoje.

De inicio apareceram as malditas algas castanhas nos vidros, pedras, etc. Com a evolução e o aumento do CO2 a coisa foi ao lugar.

 

Agora deu-se um "boom" daquelas algas que parecem cabelos: Plantas, pedras e substrato tudo cheio de cabelos acastanhados.

 

Parâmetros da água:

pH - 8 (igual ao pH da água da rede. Tenho de baixar isto com turfa)

NO2 - 0,0

NO3 - 5

 

Faço uma TPA semanal de 30% da água (30l)

 

Tenho fertilizado ultimamente com Aquacare da Tropica (N e P).

 

Acho que a razão para este boom de algas é um desequilibrio entre Nitratos e Fosfatos.

 

Se alguém tem outra solução faça favor de chutar. As minhas plantas agradecem.

 

Fotos:

Pic_17626_1.jpg

 

Pic_17626_2.jpg

Um dos meus 3 ramirezis. Cortesia do Exabyte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario ta muito fixe. Lamento esse Boom de Algas. Tens de comprar um teste de fosfatos. Eu já comprei o meu, mas tarda em vir.

A encomenda está pendurada por causa de vaso de plantas que mandei vir. Queria dois e so tinham um em stock. Optei so por um para não estar à espera e continuo a espera. Se calhar aquele que tinham já n estava em condições ou venderam, enfim.

Tambem já comprei o filtro, é igual ao teu mas comprei a versão 2213010 que não traz as torneiras duplas. Lol, agora tenho de as mandar vir (mais de 20€ :animal_fish: )juntamente com materias filtrantes. Andamos sempre a aprender com estes erros. Por isso é que ele custou 52€ na Seahorseshop e estava a pouco mais de 58€ na Pet4You. Mais valia ter comprado neste último que já as trazia, ou pelo menos trazia uma.

Cumprimetos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Viva amigo!

 

Vamos lá a ressuscitar dos mortos e mostrar umas fotos deste aquario para ver como é que isso anda!

 

Um Abraço!

Aires Justo

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.