Recommended Posts

Surgiu-me a seguinte dúvida quanto ao controlador de Ph:

 

É mais útil ter a sonda a medir dentro da câmara do reactor de cálcio, de modo a assegurar que a acidez dentro do reactor não vai abaixo de determinado valor, ou será de a colocar na sump e controlar o reactor de cálcio a partir do Ph na água da sump?

 

É que se usarmos a sonda no reactor, estamos a medir constantemente o Ph dentro da câmara, mas não temos o Ph da água do aquário e se colocarmos a sonda na sump, podemos parar o fornecimento de CO2 à câmara quando o Ph na sump atinge valores abaixo dos quais não deve descer e medimos constantemente o Ph na água do aquário.

 

Qual a vossa opinião?

 

José Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves colocar dentro da camera do reactor. A injecção de CO2 é feita na camera logo a medição tem toda a lógica que seja feita lá.

Ao colcares a sonda na sump vais ter leituras de pH que não são unicamente influenciadas pelo elfluente do reactor, pois como deves saber o pH do aquário varia ao longo do dia mesmo sem reactor de cálcio.

Qualquer infeliz acaso do destino que provocasse uma variação imprevista no pH do aquário e que não fosse provocada pelo reactor de cálcio provocaria uma injecção ou falta dela de CO2 no reactor fora do normal e que poderia ter consequências negativas para os seus habitantes.

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves colocar dentro da camera do reactor. A injecção de CO2 é feita na camera logo a medição tem toda a lógica que seja feita lá.

Ao colcares a sonda na sump vais ter leituras de pH que não são unicamente influenciadas pelo elfluente do reactor, pois como deves saber o pH do aquário varia ao longo do dia mesmo sem reactor de cálcio.

Qualquer infeliz acaso do destino que provocasse uma variação imprevista no pH do aquário e que não fosse provocada pelo reactor de cálcio provocaria uma injecção ou falta dela de CO2 no reactor fora do normal e que poderia ter consequências negativas para os seus habitantes.

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

 

 

Obrigado pela tua resposta.

 

Estava a ver que ninguém neste forúm me sabia responder, o que me estava a deixar preocupado.

 

Por isso, mais uma vez obrigado pela tua resposta.

 

 

José Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais