Iniciação


Bruno Carmo

Recommended Posts

Bem, vou tentar colocar a minha questão o mais simples possivel de modo a que possa receber respostas o mais rápido e eficazes possivel! help

 

Já há alguns anos que me dedico á aquariofilia, mas de uma forma incompleta, ou seja, sempre tratei e reproduzi várias espeçies de peixes mas nunca me dediquei ás plantas...

 

Estou agora a construir um aqua apenas para fins decorativos, cujas as dimensões são de 90, 45, 45 cm e que já está estabelecido há cerca de 2 meses... A questão agora é que me deu para pender para as plantas e começei a ver algumas fotos de aquas plantados e é deveras impressionante a beleza que as plantas naturais dão a um aquario decorativo, e não só, dão sempre a possibilidade de evolução, sendo um meio Habitat sempre em contantes mudanças visuais o que na minha opinião proporciona um pazer de observção a dobrar, do que só possuir peixes e plantas artificiais...

 

Como já referei as dimensões do aqua em questão, tenho nele 12 neons, 6 tetras de Nariz vermelho, 4 tetras serpae, 4 viuvas, 3 pinguins, um Pleco, 3 limpa Fundos e 3 Gupys... e queria agora colocar plantas...

 

a questão é: posso "injectar" plantas (compativeis com as regiões dos peixes e seus apetites devorados claro) no aquario em alguma "certa" quantidade de modo a plantar vastamente o aqua e que lampadas devo adquirir para o seu crescimento correcto?? Ou tenho de passar por um periodo de adaptação das plantas ao aqua juntamente com os peixes, devido á quantidade considerável de peixes que já tenho no aqua?

 

Ps: o aqua apanha muito pouca luz solar e tenho apenas por cima tipica lampada de cozinha de 90cm.. É raro crescer algas.

 

Abraços e Obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno

 

Eu acho que antes de pensares em mais alguma coisa vais ter de aumentar e melhorar a iluminação desse aqua pois o volume do aqua é de 180 litros e tena lá apenas uma lâmpada de 30w. Para fazeres uma coisa como falas precisavas de umas 4 lâmpadas de 30w mas nenhuma dessas normais de cozinha pois é uma luz muito amarelada. também podes optar por colcar umas fluorescentes compactas.

pesquisa aqui no forum tudo sobre iluminação e depois agente fala.

 

Cumprimentos

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter em mente 3 principios gerais para alcançar aqueles "plantados".

 

Na minha opiniao e por ordem decrescente:

 

Iluminação

Nutrientes

Co2

 

 

Como já foi dito a iluminação é fundamental. Uma calha nova será necessaria. Tens de ter no minimo 0,6w/L. Vai pesquisando e coloca depois aqui as duvidas

 

Boa sorte!

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se o aquário é recente preocupa-te por colocar uma boa iluminação e injectar Co2 (Utiliza a ferramenta pesquisar, colocando "Injector de Co2" ou "Co2", encontrarás diversa informação).

 

Podes colocar plantas nesse aquário, mas primeiro aconselho-te a melhorares essa tua iluminação, porque existem plantas que necessitam de uma grande percentagem de W na iluminação. Na escolha das lampadas tens que ter cuidado no espectro. Espectros do tipo amarelo e azuis são para deitar fora. Faz uma combinação de espectros brancos, com avermelhados. Teras espectros muito bons para as plantas absorverem.

 

A adaptação de uma planta, é teres as condições exigidas pela mesma. Ou seja, boa iluminação, injector de Co2...

 

É raro crescer algas nesse teu aquário, porque os factores que as levam a aparecer sao a boa iluminação, excesso de nutrientes e temperatura. Logo, não tens boa iluminação e se calhar nao adubas nao há aparecimento de algas. help

 

Espero ter ajudado...

 

Inté

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá para ti também...

 

As plantas absorvem diferentes espectros. Os espectros que mais absorvem são os tons vermelhos... O amarelo tem uma temperatura de cor inferior 5000 kelvins e o o azul igual ou superior a 10000 kelvins. Não quer dizer, que nao sejam obsorvidas pelas plantas, mas existem outros espectros que as plantas absorvem mais facilmente e esses quanto a mim tem maior prioridade...

 

inté...

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

taslixado: usas uma HQI de 70w para um aqua de 50litros, HQI e flourescentes não tem nada a ver, se tivesses 70watts de flourescentes de 4200K axo que o resultado não seria o mesmo

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se trata de espectro de emissão, não interessa se são flourescentes, se são HQI.

Já utilizei flourescentes de 4200K, e novamente com bons resultados.

 

 

Olá!  

 

Já agora, fui ver o aquário e tas a falar que resultados positivos??? A da Alternanthera?

 

Existe uma plantinha, chamada Glossostigma elatinoides, que só cresce em boas condições de iluminação.

Não sei se deste conta, mas está lá um tapete de Glossostigma elatinoides.

Mas como ás vezes as fotos enganam, vou mostrar-te outra foto, de um aquário meu, também com a HQI de 4200K, e com as Glossostigma elatinoides a tomar conta do aquário.

 

 

Pic_522_10.jpg

 

Se aínda assim, não vires os resultados, eu posso mandar uma foto ampliada do promenor das folhas da plantinha.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

E eu acho que o gráfico que o Taslixado ali pôs não esclarece nada o Bruno que se está a iniciar com as plantas. Melhor, acho que a discussão que encetaram só vai aumentar as suas dúvidas.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O gráfico, serve para esclarecer as duvidas de algumas pessoas, quanto á absorção de espectros azuis e amarelos.

Uma informação falsa, foi aqui dada, eu apenas quis mostrar o lado certo da questão, mostrando factos válidos, foi apenas isso.

Dizer que espectros azuis e amarelos, são para deitar fora, é uma grande calinada, que poderia induzir em erros bastante grandes!

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá taslixado

 

Não menospresando a justificação cientifica que deste acima acontece que agora foste muito mais claro para uma pessoa que se está a iniciar.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá pessoal, não deixem a conversa virar para o torto...

É verdade que os espectros azuis e amarelos são utilizados pela fotossíntese, e o taslixado fez muito bem em assinalá-lo. É também verdade que o gráfico em nada ajuda quem está a iniciar-se nos plantados, no entanto é uma fonte fidedigna aonde voltar após tomar algum balanço.

Junto a isso que os 70W 4200ºK de HQI são muito parecidos em potência a 70W de lâmpadas fluorescentes (as fluorescentes são ligeiramente mais eficientes) e tal e qual (excepto os erros dos fabricantes) em temperatura de cor.

E ainda adiciono que a ordem certa no meu entender é: Luz - CO2 - Nutrientes.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Longe de mim estar a pensar desentender-me com alguém. Muito menos com os Tas pois tenho aprendido muito com ele (apesar dele não o saber ainda).

O que acontece é que me tenho apercebido que por vezes há pessoas que se querem inicar em alguma coisa e levantam questões aqui no forum mas depois nas respostas dão-lhe tanta informação que ficam a pensar que isto é uma coisa mesmo dificil.

 

Abraços

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo agora ao Bruno Carmo, a ver se consegue sair do tópico mais elucidado e menos baralhado do que quando o começou.

 

Para conseguires "aquele" efeito de verde que falas tens que criar as condições ideais para o crescimento das plantas, ou seja, iluminação decente, injecção de CO2 e (apenas como consequência destas duas) adubação.

 

Para um aquário de 180 litros a solução passa por conseguires colocar em volta de 150W de iluminação fluorescente por cima do aquário. As soluções variam e tens que ser tu a escolher a que melhor se adapta ao teu caso (aquário + bolso).

Podes por mãos à obra e tentar meter mais 3 ou 4 lâmpadas fluorescentes de 30W com umas idas ao AKI e uma boa dose de jeitinho.

Podes optar por abrir o aquário e colocar um foco HQI de 150W por cima dele

Podes abrir o aquário e adquirir uma calha de fluorescentes compactas com a dimensão certa no teu caso 90cm.

 

A partir do momento que tenhas a iluminação decente, convém então injectares CO2 para compensar a subida de pH que as plantas irão provocar ao fazerem fotossíntese. Nessa altura elas adquirem um ritmo de crescimento bastante alto e como tal convém começar a adubar para repôr os minerais que elas vão retirando da água e do substrato e de que tanto precisam para crescer saudáveis.

 

Espero ter ajudado,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, realmente já estava a ficar mais confuso do que quando coloquei o post! :P:P:P Não, Brincadeira, realmente fiquei a perceber mais um pouco :!::!:

 

Com a vossa ajuda e com algumas leituras gerais que tive a fazer cheguei a algumas conclusões, ás quais queria a vossa ajuda e opinião sobre elas... :idea::idea::idea:

 

Então, sobre as medidas que falei no meu primeiro post, do aquario, resolvi trabalhar noutro aqua, devido ao local onde ele vai ficar situado e devido a ter colocado o outro com outra finalidade, para não falar no suporte onde este vai ficar! :? Então a base do trabalho é um aquario de 80x40x40cm... logo corresponde a um volume bruto de 128 litros, o quemais ao menos se encaixa nos 110 litros de agua... certo? :shock:

 

Logo, como o meu objectivo é iniciar-me na criação e proliferação de Plantas naturais no aquario, mas sem grandes complicações de iniçio, atendento dedicação apenas a espeçies de exigençias básica ( nada das vossas maluquiçes de relvados e sistemas manhosos de injecção de Co2 :P:P:P ( que por sinal são lindos (Parabens a muitos a que vi algumas fotos espalhados no forum))), como me explicaram alguns de voçes, tenho de ter por volta de 90 a 100w de Intensidade Luminosa...

 

Com algumas coisa que li, e agora mais que nunca a vossa experiençia é que fala, para ter uma iluminação de média intensidade tenho de ter mais ou menos 75w... é? :?:roll::shock:

 

Então, face a isto, e atendendo que não quero grandes aventuras, apenas o básico das plantas (por agora!! :?::twisted: ), tava a pensar em adquirir 3 lampadas para o meu aqua:

 

1 - Hagen-Lampada Sun-Glo 25W/75cm/32,5mm;

2 - Hagen-Lampada Aqua-Glo 25W/75cm/32,5mm;

 

isto, teoricamente daria 75w acumulados, que satisfaria uma intensidade média face ás dimensões do meu aquario...

 

Que acham? :oops:8):?::?::?::?::?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas e onde é que tencionas ligá-las? Tens aquário aberto ou fechado? com galeria fechada, tampa de vidro ou sem nada? A lâmpada que tens tem reflector? as que vais por podem levar?

Há uma série de questões que deves colocar e resolver antes de "colocar mais duas lâmpadas".

De qualquer das formas, dessas duas, uma dela deverá ser especializada para promover fotossíntese, tipo a ZooMed FloraSun ou equivalente, a outra é à descrição.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem essa passo da conexão das lampadas é mais á frente!! :P

 

Tenho o aquario com uma tampa de vidro, e tava a pensar em colocar as 3 lampadas num suporte convencional de lampadas triplo, mas pelo que tenho visto, para ser triplo, ou vai ter de ser caseiro, pk não vi á venda em lado nenhum, ou então um duplo e um simples! :) ( se é que me estás a perceber)

 

Quando as reflectores, tou um pouco á toa com isso! O meu pensamento tava em o aqua receber a luz directamente da lampada... Pelo que entendi, os reflectores estão á volta da lampada para emitir a luz dispersa nas outras direções em direção ao aqua é isso? :?:? ( só devo tar a falar asneira!! hehehe)

 

quando á questão das lampadas, escolhi estas duas devido ao que li delas no site da planetanimal.net:

 

Hagen-Lampada Sun-Glo -

 

.Simula a luz do dia

.Intensidade standarizada

.Espectro solar completo

.Luz branca natural

.Ideal para peixes

 

 

 

Hagen-Lampada Aqua-Glo -

 

.Intensifica a cor dos peixes

.Intensidade standarizada

.Lampada de crescimento fotosintetico

.Estimula o crescimento de plantas

.Ideal para plantas e peixes

 

 

 

Foi devido a estas caracteristicas que escolhi estas lampadas...

 

Essa ZooMed FloraSun, onde posso encontrar? Consegues-me arranjar links de lojas onde posso adquirir as lampadas?? :P

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais