Recommended Posts

Publicado

Boas,

A montagem do meu aquário já está em contagem decrescente, falta apenas chegar alguns equipamentos para avançar. biggrin

Um desses equipamentos que estou à espera que chegue é a calha de iluminação, que vem de origem com 2 x 150W hqi + 2 x 54W T5 + 2 spots LED. Irei colocar balastros electrónicos e, se for possível, acrescentar-lhe mais duas lâmpadas T5. Neste momento e apesar de já ter falado com várias pessoas sobre o assunto, ainda estou indeciso na combinação de lâmpadas que irei usar. O aquário tem 120©x60(L)x55(A) e será para SPS, LPS, moles,...

Para já existem duas opções:

1. Calha não dá para acrescentar mais T5 e fica 2x150w+2x54wT5. Neste caso penso colocar a seguinte combinação:

- HQI: BLV 10.000k (ou serão as CoralVue melhor opção?)

- T5: ATI Actinic.

2. Calha dá para acrescenter T5 e fica 2x150w+4x54wT5. Neste caso, a combinação poderia ser a seguinte:

- HQI: igual à opção anterior, ou seja, 10.000k

- T5: 2 ATI Actinic + 2 ATI Blue Plus ou será que fica muito azul e seja preferível 2 ATI Actinic + 2 ATI Blue Special?

Venham daí as vossas opiniões dentro destas opções ou sugestões com combinações diferentes! :eusathink:

Publicado:

Boas.

Na minha opinião as lâmpadas de 10.000k dão um tom muito amarelo há água.

Respondendo há questão da coralvue, em nada se comparam com as BLV, isto se tivermos a falar das ReefLux.

As melhores são as de 12.000k, que têm um espectro idêntico ás lâmpadas de 10.000k, mas com muito mais Azul, isto é, a nível de verdes e vermelhos são de 10.000k, mas o espectro azul de uma de 20.000k.

Neste caso optaria pelo seguinte.:

1º caso - 2 x 150w Coralvue + 1 x ATI Pro Color + 1 x AquaBlue Special

ou

2º caso - 2 x 150w Coralvue + 1 x ATI Pro Color + 2 x AquaBlue Special + 1 x Fiji Purple ou na pior das hipóteses, ATI Blue Plus.

abraço

Abraço,

João Judicibus

Publicado: (editado)

Olá Jorge,

vens cá e vês lado a lado uma BLV 14k e uma "linha branca" de 10K a trabalhar para veres a diferença. (uma das BLV 14k foi-se e substituí por uma de 10k que aqui tinha para já. Os poucos corais que aqui tenho não se queixam e está tudo a crescer...)

Penso que a calha que encomendaste vem com lampadas, certo? E que tal veres como te dás com essas de origem antes de torrar mais €€?

Pessoalmente, em termos de espectro, gosto muito mais das de 14k por causa do tom levemente azulado que dão ao aqua mas, o PAR de uma 10K é maior, logo os crescimentos também o são. Talvez espectros mais baixos no início para os crescimentos e quando chegar a altura de mudar as lampadas, se sentires necessidade, espectros mais altos para intensificar as cores...que lampadas vêm com a calha?

E, também para já, não adicionava mais 2 T5s...vais ficar cm 400Watts para 300 litros de água (depois de meteres o substracto e a rocha viva no máximo ficas com 300 litros uteis) o que, adicionado a boas escolhas de temperatura de cor acho que é suficiente. No futuro é sempre facil adicionar se verificares que queres mais luz.

Abraço,

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Publicado:

Boas,

Obrigado pelas vossas opniões.

Respondendo há questão da coralvue, em nada se comparam com as BLV, isto se tivermos a falar das ReefLux.

As melhores são as de 12.000k, que têm um espectro idêntico ás lâmpadas de 10.000k, mas com muito mais Azul, isto é, a nível de verdes e vermelhos são de 10.000k, mas o espectro azul de uma de 20.000k.

Olá João,

Hum... depois disto e mais umas pesquisas adicionais, fiquei convencido! Já encomendei as CoralVue! :eusathink:

Penso que a calha que encomendaste vem com lampadas, certo? E que tal veres como te dás com essas de origem antes de torrar mais €€?

Olá Rui,

Não sei se a calha trás lâmpadas ou não, mas normalmente quando trazem não são as mais indicadas... a minha ideia era fazer o ciclo com essas lâmpadas de origem e quando começar a colocar corais, substituir por lâmpadas de qualidade.

E, também para já, não adicionava mais 2 T5s...vais ficar cm 400Watts para 300 litros de água (depois de meteres o substracto e a rocha viva no máximo ficas com 300 litros uteis) o que, adicionado a boas escolhas de temperatura de cor acho que é suficiente. No futuro é sempre facil adicionar se verificares que queres mais luz.

A questão é que a calha trás de origem 2 lâmpadas de 40w que vou substituir por T5 de 54w. Se já estou a mexer para alterar isto, aproveito e coloco logo mais duas... facilita o trabalho e o custo adicional é reduzido. Além disso, com esta configuração posso programar por ter várias combinações de luz ligadas: só HQI, HQI+1 par T5, HQI+outro par T5, só T5 (as quatro) e desligar HQI, etc... não significa que vá ter ligadas a potência máxima de 516w, permite-me provavelmente é reduzir o nº de horas que vou ter as HQI ligadas.

Tenho que passar por aí e ver as novidades! :)