Ictio: que fazer?


tcorisca

Recommended Posts

Comprei há cerca de uma semana e meia uma molly branca, um botia palhaço e uma platy. Pu-los num aquário de quarentena. Há cerca de 5 dias que os dois primeiros apareceram com ictio (a platy continua safa). Aumentei logo a temperatura para 30º e vendo que não resultava coloquei também o produto de tratamento. No entanto não noto qualquer alteração: não melhoram nem pioram. Que mais posso fazer?

Obrigada.

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta questão é das que já foi mais abordada neste forum!!!! GRRRRRRR, vou dizer mais uma vez......eu com o ictio, aumento a temperatura 2º acima da normal em q eles costumam tar, e eles curam-se sozinhos, sem medicamentos, mas claro que não é num dia q aumentas a temperatura e ao fim do dia ou na manha seguinte já não têm nada....

Quanto ao usares o medicamento, se tiveres carvão em algum dos filtros que uses, não tá fazer efeito nenhum.

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O colega Zanito tem certa razão, para o tratamento ser eficaz é necessário elevar a temperatura a 30 graus durante vários dias e fazer medicação (sugiro Sera Costapur) tal como indicada no folheto, não esquecendo de remover o carvão activo do filtro.

 

As Mollys e Platys são muito propensas a ícitio quando não se encontram em água salobra.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas.

Sei que o assunto é muito repetido mas como já tinha feito tudo o que sabia estava a desesperar.

A molly branca está a melhorar mas o botia está a morrer :? Continuo a tentar mas duvido que sobreviva.

 

Obrigada

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou com um problema de Ictio no meu plantado, nomeadamente, nas minhas Botias Palhaço. O engraçado é que tenho lá 2 Guppys fêmneas e cerca de 80 alevins (ou mais! É díficil de contar) e o ictio não pega nos Guppys.

 

Elevei a temperatura para 30º, coloquei uma colher de sopa de sal do CAs e realmente o Ictio foi desaparecendo. Não gosto de usar medicamentos, é só uma opção!

 

Acontece que agora o ictio já desapareceu, mas deixou marcar nas Botias, pequenas feridas que ganharam fungos. Ainda batalho neste momento contra as sequelas. Vamos ver, eram 3, morreu 1! Vou começar agora a baixar a temperatura aos poucos até aos 26º, pois já está nos 30º à cerca de 15 dias e as plantas já se estão a ressentir.

 

Boa sorte a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Botia está muito apático já não o vejo comer há 2 dias. Raramente nada e quando o faz "parece bêbado" :roll: Tem o corpo coberto de pontos brancos. Por vezes só noto que está vivo porque o vejo respirar...

Tenho a temperatura a 31ºC. Quanto tempo a posso manter assim?

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia do sal é boa, mas há peixes que se ressentem muito com o sal, e as plantas nem se fala... Quanto a temperatura, naqueles dias de mais calor, o meu andou nos 32/33 graus, e os peixes não se queixaram, A unica diferença é que comiam o dobro! Penso que não tens problema com a temperatura nesses valores por uns dias.

 

:roll:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais