Dúvidas iniciais


palhacito

Recommended Posts

Boas. Iniciei-me neste novo mundo, há 2 dias, ou seja no dia 19 de Fevereiro e tenho algumas dúvidas:

 

- Comprei um aquario de 50 cm, com luz.

- Coloquei-lhe o areão e uma planta anúbia (creio que é assim).

- Pus o termostato a 26 graus e o respectivo filtro.

- A água já está toda branquinha, nem parece a mesma.

- A temperatura já estabilizou.

- Ligo a luz entre 8-10 horas diárias.

 

Dúvidas:

 

- Os passos dados foram os correctos?

- Quando poderei colocar os peixes?

- Faz falta adicionar algum produto à água antes de colocar os peixes?

- O Termostato deve ficar com a «cabeça» fora de água?

- O filtro é um Pacific P-F301. Tem um buraco, e esse buraco deve ficar dentro ou fora de água? (tenho-o dentro).

- Antes de colocar os peixes de substituir alguma água?

- Devido á dimensão do aquário, poderei colocar mais alguma planta?

 

De momento, é só. Sei que pode ser chato responder a tudo, mas como sou um bazaroco nisto...

 

Obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo ao fórum e a este viciante mundo!

 

Sim, para já estás no bom caminho. Aconselho a compra de um temporizador automático para as luzes pois o fotoperiodo deverá ser sempre o mesmo e regular.

 

A altura de meter os peixes é sempre a mais aguardada mas antes de o fazeres, o aquário terá de atingir o pico de amónia (pesquisa no fórum sobre o ciclo do azoto para aprofundares). Como saber que atingiu o pico? Testes.. NH3/NH4, NO2 e NO3.

 

Não, não necessitas de colocar químico nenhum, isto se não tiveres pressa em adicionar a fauna. Caso queiras realmente adicionar os peixes "amanhã", os químicos a usar são bactérias colonizadoras, existem em várias marcas.

 

O termostato poderá ser completamente submerso caso seja estanque. Se não for, deixa-o com o regulador fora de água.

 

Deves ir trocando 25% da água do aquário todas as semanas e visto ser um aquário relativamente pequeno aconselho duas vezes por semana. Porquê isto? As TPA's servem para adicionar e remover nutrientes em falta e em excesso, respectivamente.

 

Podes e deves adicionar mais plantas pois são elas que equilibram um aquário.

 

Mais duvidas vai perguntando. :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

fiquei só com uma duvida. Não tenho pressa nenhuma de colocar os peixes. Posso esperar bem umas 2 semanas ou mais, mas até os colocar, devo mudar os tais 25% de água ou só começo a mudá-la quando já tiver os peixes?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não convém andar a fazer grandes trocas até estar ciclado.

Faz apenas uma por semana de 15 ou 20% pois parto principio que não tens substrato fértil a libertar nutrientes e ainda não há fauna para carga orgânica.

Vai deitando pequenas quantidades de comida para dentro do aquário (POUCA!) para ajudar no ciclo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.