Recommended Posts

Publicado

É que eu estou com um problema de falta de conhecimentos que já me está a tornar um pouco ansiosa.

Hoje de manhã, dei conta que o filtro que tinha no meu aqua estava avariado e fui o mais rápido possível comprar um novo ......, penso que não posso dizer a marca, ;) , também é irrelevante . Supostamente comprei um bastante melhor que o anterior , pelo menos o preço :)

Ele é constituído por 3 compartimento, nos dois 1ºs tem espuma e no 3º que é um compartimento fechado , tem um material filtrante que talvez possa ser lã de vidro , disseram-me que se eu quisesse poderia substituir por carvão para tornar a água cristalina, e esclareceram-me razoavelmente

No compartimento, inferior o 1º, que também tem uma esponja , disseram-me que podia colocar "substrato", e eu lá comprei o substrato............Coloquei-o no filtro, no tal compartimento , mas não o lavei , nem o envolvi numa pedacito de meia de lycra, como me sugeriram porque achei que não valia a pena, pois no meio da esponja há um tubinho com orificios , e as pedrias de substrato são suficientemente grossas para saírem de lá . Acham que procedi bem ???

Afinal para que serve este substrato ? , serve somente para manter a estabilidade química e bacteorológica da água ??? Torna a água mais cristalina ???? etc.

Obrigada , se puderem tirem-me desta ansiedade ;)

Publicado:

Boas

Seria enfisubstrato, uma substância para, penso, reduzir os nitratos ?

:)

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Ola

Sou de parecer que não há qualquer mal para impedir que se escreva o nome do filtro que se comprou. Mas sim se esta loja é melhor que outra, ou dizer que este filtro me satisfaz melhor que outro.

Resumindo seria bom que nos informasse de que filtro se trata pois pode haver que outros companheiros deste hobby o tenham também e assim a ajuda será melhor.

No entanto creio que conforme o Queiroga escreve se trata de uma substância para crear condições para as bactérias se fixarem e reduzir os nitratos.

Até sempre

Rui

Publicado:

Obrigada a ambos pelas vossas respostas , Queiroga e Rui .

Para o que der e vier aqui vai o nome do filtro e do substrato :

Filtro : - EHEIM 2210

Substrato : - "Substrato Pro" , igualmente da EHEIM. Traduzindo para português , diz " massa filtrante para degradação biológica intensiva " , " redução intensiva do teor de nitritos ( nitritos e e não nitratos, mas se o valor de nitritos for reduzido , o teor de nitratos também é ) por colonização mesmo nos casos mais extremos" "pH neutro ( penso que queira dizer , que mantem o pH neutro ???!!!) quer para água doce quer salgada ) ,"lavavél e reutilizável diversas vezes ", etc , etc, etc, publicidade .............. :shock:

Se me puderem esclarecer desde já os meus agradecimentos , por vezes nas lojas nem sempre quem está a vender são as pessoas mais qualificadas , e também nós muitissimas só nos lembramos de pormenores , que o deixam de ser , quando chegamos a casa 8)

OBRIGADA

Mena :cry:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!