Projecto de Nano Salgado


DiogoSeguro

Recommended Posts

Pessoal após me informar minimamente sobre aquariofilia marinha decidi fazer um orçamento para um nano reef.

 

Gostava de saber as vossas opiniões sobre a escolha.

 

1 Aquario - 100*30*40 (já tenho) [ou 100*40*50 - a preço de amigo (se conseguir baixar o orçamento) ]

1 sump - 60*30*30 (já tenho)

1 escumador tunze 9002 - 130€+/-

2 bombas tunze 6025 - 2500L/H cada uma 120€+/-

1 iluminação (ainda não sei em concreto) - +/- 250€

2 Sacos de areia viva (é muito benéfico ser esta areia?) - 60€+/-

10kg Rocha viva 200€ +/-

25kg Sal marinho 50€

- Reactor de Kalk - possivelmente diy

+ um anexo para fazer um escoamento da água para a sump, e refúgio, como num tópico aqui exposto :transport027: fazer um t2 bang +/- 50

 

isto é só o começo... e a estimativa vai para 800 euros. ::D:

 

+ peixes (1 casal de palhaços + casal de bangais)

+ anémonas / corais

(nem meto o preço dos vivos para não assustar :puppydogeyes: )

 

(orçamento feito em lojas)

 

 

como sou estudante tenho que estudar o caso exaustivamente, para aproveitar os €€ todos,

 

pessoal força aí mandem as vossas opiniões sff

 

Cumprimentos

 

Diogo Seguro

 

 

PS: tenho umas dúvidas que gostava de tirar :puppydogeyes:

 

- visto ter a casa com humidade, gostava de tapar o aquário, (não critiquem já), isto é fazia a tampa, com uma altura suficiente para levar a iluminação e depois punha umas fans a escoar o ar para a rua e punha outras fans a trazer o ar...

 

- a 2ª é a quantidade de barulho que este aqua com este setup poderá fazer, pois iria estar no meu 4º... (não tenho casa própria)

 

 

muito obrigado por lerem este tópico.

 

 

 

reactor de kalk - razão do edit

Editado por DiogoSeguro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo, começamos um tópico bastante identico, a ver se a malta ajuda ai pois tb tenho bastante dúvidas!!!

 

exacto mas o teu ,sendo maior, irá precisar de mais/melhor equipamento.

 

havendo falta de verba estou a ver como fazer certos equipamentos, neste momento estou a ver como se pode fazer um escumador, pelo que vejo só preccisamos do corpo do escumador e bomba de ar.. certo ?

 

ora vejam:

 

-info171.jpg

Editado por DiogoSeguro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não consegui perceber muito bem o como funciona o escumador, por isso não te posso ajudar, mas se desse para nós fazermos seria muito melhor. Já tens a coluna de água feita ??

 

eu vi esta imagem num tópico

 

irei fazer isto ao meu aquario, e será maior pois quero fazer um pequeno refugio para alguma criatura que precise,

 

aqua1.jpg

 

 

peço desculpa ao dono da imagem pois n consegui voltar a encontrar o tópico onde vi :S

 

e o meu agradecimento pelo seu uso (sem consentimento)

 

adivisórria deformada foi feita por mim ;) nota-se assim tanto ? será o reefugio será viável ?

 

 

Cumps

Editado por DiogoSeguro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem, tb podias em vez disse fazer 2 furos no aquário para a sump !! Esta malta não responde hj ?? Só nós os dois é que mandamos bitacos :PPPPP

 

PORQUÊ 2 furos ? um não é suficiente ? creio que desta forma não entope, podes por ainda uma entrada mais alta para o refugio, e do refugiu fazer uma entrada para o sump, vou fazer um desenho

Editado por DiogoSeguro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PORQUÊ 2 furos ? um não é suficiente ? creio que desta forma não entope, podes por ainda uma entrada mais alta para o refugio, e do refugiu fazer uma entrada para o sump, vou fazer um desenho

 

Um dos furos para passar a água que vai do aquário para a sump o outro para fazer o retorno, passas por dentro para evitar ter tubos a passar por fora do aquário.

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos dar uma ajuda?

 

As medidas poderão não ser as que coloquei...fiz a coisa um pouco a olho.

 

1000x300x400ccolunaexterna01.jpg

1000x300x400ccolunaexterna02.jpg

1000x300x400ccolunaexterna03.jpg

O tudo de retorno (da sump para o aqua) pode passar entre a coluna seca e a parede, no espaço que está vazio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço no Google Sketchup. Têm versão free e é simples de trabalhar!

 

 

boas pedro fiquei sem perceber onde poderia ficar o tubo de retorno.

 

se pudesses explicar agradecia. cumprimentos

 

 

obrigado pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Eu ainda não consegui perceber muito bem o como funciona o escumador, por isso não te posso ajudar, mas se desse para nós fazermos seria muito melhor.

 

Experimenta ver este tópico - Escumador BM200/DOC ~DIY

 

No teu setup, acho que te esqueceste do 'Reactor de Kalk'...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O retorno podes meter onde quiseres, desde que a bomba esteja na sump, colocas o tubo a beira do aquario, na zona que te der mais jeito...

Eu coloquei no lado contrario de onde cai a agua para a sump.

 

O sistema que o Pedro dezenhou está muito bom, mas pessoalmente para mim acho que isso ocupa muito espaço na lateral do aquario, preferia fazer refugio em baixo ao lado da sump, e a saída para a sump apenas um furo com coluna seca externa.

 

cumps, :?:

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente o tubo de retorno pode vir, tal como já foi dito, por qualquer lado. O ideal é colocar num dos cantos do aquário onde podemos fixar facilmente à parede para não termos nada a "bailar".

Ao contrário do que o Verissimo disse, eu colava no mesmo lado onde a água cai, pois o fluxo de água ia sair desse lado, percorrer até ao lado contrário, voltava e caia para a sump.

 

O sistema que fiz também concordo que vai ocupar muito espaço....eu fazia apenas a coluna, parta não ocupar muito espaço dentro do aqua, e o resto ficava tudo na sump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrário do que o Verissimo disse, eu colava no mesmo lado onde a água cai, pois o fluxo de água ia sair desse lado, percorrer até ao lado contrário, voltava e caia para a sump.

 

Tem logica sim Sr. :mrgreen:

 

Em relação a Coluna interior, a unica vantagem que vejo é que ao ter o pente grande, recebe mais agua e mais rapidamente a sujidade que está a tona...

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente o tubo de retorno pode vir, tal como já foi dito, por qualquer lado. O ideal é colocar num dos cantos do aquário onde podemos fixar facilmente à parede para não termos nada a "bailar".

Ao contrário do que o Verissimo disse, eu colava no mesmo lado onde a água cai, pois o fluxo de água ia sair desse lado, percorrer até ao lado contrário, voltava e caia para a sump.

 

O sistema que fiz também concordo que vai ocupar muito espaço....eu fazia apenas a coluna, parta não ocupar muito espaço dentro do aqua, e o resto ficava tudo na sump.

 

exacto, concordo com o facto do retorno ficar perto da saída. o refúgio sim poderá ficar escondido perto, ou , na sump.

 

já agora, gostava de saber se alguem tém um aqua de canto, de forma triangular, estava a pensar num projecto... que irei apresentar mais a frente em paralelo com este ;)

 

obrigado pela ajuda

 

cumprimentos

Editado por DiogoSeguro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

 

 

Experimenta ver este tópico - Escumador BM200/DOC ~DIY

 

No teu setup, acho que te esqueceste do 'Reactor de Kalk'...

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

estive a ver o teu tópico, creio que está fenomenál,

 

contudo n consigo perceber o fluxo da água, e por onde entra ela, o esscumador é apenas o conjunto de acrílicos e a bomba de ar (que faz o processo de limpeza ) ?

 

obrigado

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Diogo

 

Quanto ao ar, é a própria bomba PSK-2500 que o faz.

Os fabricantes anunciam 2500l/h, que poderão ser divididos em 1400l/h de água e 1100l/h de ar.

A água ao passar pela bomba, suga o ar, que ao passar pela mesh fica partido em micro-bolhas.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Diogo

 

Quanto ao ar, é a própria bomba PSK-2500 que o faz.

Os fabricantes anunciam 2500l/h, que poderão ser divididos em 1400l/h de água e 1100l/h de ar.

A água ao passar pela bomba, suga o ar, que ao passar pela mesh fica partido em micro-bolhas.

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

pelo que percebo, a bomba é de ar e mistura-o com a água certo ? então onde vem o ar ? há algum tubo que esteja fora de água certo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Diogo

 

muito obrigado pela explicação, apenas uma última dúvida, o tubo em L tem que função ? falaste em silenciador, mas em que sentido é silenciador se a acção se passa na tubagem de grande diametro ?

 

O silenciador tem na tampa um furo e assim reduzes o barulho...

O 'L', não se vê, mas do lado oposto tem a saída da água.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais