Primeiro aqua - nano 16 L


E-nuno

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Desde há algum tempo que me tenho vindo a informar acerca da aquarofilia, e como gostei decidi reabilitar um aquário que estava cá por casa - que era o antigo lar de alguns peixitos de água fria com os quais a familia não se foi saindo mal.

 

Passei algum tempo a explorar o fórum e alguns outros sites que fui encontrando e finalmente tenho algo mais concreto para por aqui e pedir opiniões a quem sabe mais que eu e também para aproveitar para esclarcer algumas dúvidas

 

O aqua:

 

Dimensões: 20x20x40 (16L)

 

Filtro: hydor mini (caudal máx. 170L/h)

Aquecimento aquapor, 50W

Iluminação: Arcadia "Original Tropical", 14W

 

Flora - por agora nenhuma, o que tinha pensado por é:

Microsorum pteropus

Eleocharis parvula

Anubias barteri var. nana

Musgo de Java

 

Fauna - já tenho umas ideias mas nada de definitivo. Aceito sugestões :):)

 

 

As minhas dúvidas:

Que substrato devo usar?

Tenho procurado nos fóruns e sites mas não consigo encontrar nada consensual e concreto (provavelmente o assunto não e consensual nem concreto...). Acho que como a única planta que escolhi que se planta no fundo é a elocharis não devo precisar de muito nem de nada muito elaborado... e pelo mesmo motivo convinha-me que viesse numa embalagem mais pequena e mais "em conta". Estou certo? Sugestões?

 

Por cima do substrato fértil queria colocar areão preto, que me disseram na loja que devia ter uma granulação de 2 a 4 mm. Até aqui tudo bem, mas eu gostava também de ter uma zona com areia fina, tipo praia, na qual não pretendo por plantas. Será que é boa ideia ou vou é acabar com a areia toda misturada com o areão e o substrato e uma confusão enorme?

 

Em relação às plantas... só conheço o que vi na net. São uma boa escolha?

 

Obrigado, logo que se concretize ponho fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro começa por construir o layout.. vais brincando até teres alguma coisa que gostes, tiras umas fotos metes aqui e nós damos opiniões enquanto o aqua faz a ciclagem..

 

acho que não a problema com o areão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

 

 

As minhas dúvidas:

Que substrato devo usar?

Tenho procurado nos fóruns e sites mas não consigo encontrar nada consensual e concreto (provavelmente o assunto não e consensual nem concreto...). Acho que como a única planta que escolhi que se planta no fundo é a elocharis não devo precisar de muito nem de nada muito elaborado... e pelo mesmo motivo convinha-me que viesse numa embalagem mais pequena e mais "em conta". Estou certo? Sugestões?

 

Por cima do substrato fértil queria colocar areão preto, que me disseram na loja que devia ter uma granulação de 2 a 4 mm. Até aqui tudo bem, mas eu gostava também de ter uma zona com areia fina, tipo praia, na qual não pretendo por plantas. Será que é boa ideia ou vou é acabar com a areia toda misturada com o areão e o substrato e uma confusão enorme?

 

Em relação às plantas... só conheço o que vi na net. São uma boa escolha?

 

Obrigado, logo que se concretize ponho fotos.

 

 

 

o substrato

eu gosto muito da linha da ADA e nao tenho queixas ha outros bons mas nunca experimentei provavelmente elos tambem deve ser bom

tu agora nao precisas de grande coisa para a elocharis acho quenao tem que ser do melhor so acho que depois podes vir a querer outras especies mais exigentes e nao possas ter por isso aconselho a comprares logo algo bom e testado

 

porque que queres meter mais substrato por cima do fertil eu nao utilizo nos meus aquas nenhum

ja viste que o aqua é pequenicimo metes dois cm de fertil e dois do normal acho que fica mal e nao vale a pena

quanto a areia que tu referiste em aquas pequenos a separaçao é dificil e decerteza que se vai misturar muita gente tem, muita gente nao consegue, nao te aconselho

 

as plantas sao uma boa escolha as pensaste em meter co2 ? toma o link http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586

essa é de gelatina toma a minha favorita http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Editado por dominik1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque que queres meter mais substrato por cima do fertil eu nao utilizo nos meus aquas nenhum

ja viste que o aqua é pequenicimo metes dois cm de fertil e dois do normal acho que fica mal e nao vale a pena

Não concordo... O subtracto fértil não pode entrar em contacto com a água, porque no caso de isso acontecer, os nutrientes do substracto fértil iram ser libertados muito rapidamente, o que irá originar algas, e mais algas...

Por cima do subtracto fértil mete subtracto inerte...Mas de pequena granulometria, porque para um aquário desse tamanho, ficaria desproporcional algo grande..

 

quanto a areia que tu referiste em aquas pequenos a separaçao é dificil e decerteza que se vai misturar muita gente tem, muita gente nao consegue, nao te aconselho

 

Concordo que seja dificil, mas se gostas só tens é de usar...

Metes umas lascas de xisto p.e. para a separar do areao inerte...

 

Espero ter ajudado

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :shock:

 

Antes de mais muito obrigado pelosm conselhos a quem me respondeu :)

 

Durante esta ausência já montei o aquário, incluindo as plantas!

 

Os dados novos:

 

Nome: Volcanic paradise

 

Substrato: JBL AquaBasis Plus

 

Hardscape: rochas vulcânicas avermelhadas e areão claro

 

Flora:

 

2 pés de anubia barteri var. nana

2 pés de feto de java

7 pés Eleocharis parvula

1 Cladophora aegagrophila

 

Aqui ficam umas fotos :bath:

 

Vista geral:

 

P2180090.JPG

 

P2180093.JPG

 

P2180097.JPG

 

Está um bocado assimétrico (de propósito, sempre o idealizei com o lado esquerdo mais vazio que o direito... não sei porque mas gosto assim), mas ainda conto que as eleocharos preencham um bocado mais aquele lado.

 

Um dos fetos de java

P2180095.JPG

 

As eleocharis

P2180098.JPG

 

Está a ciclar há 4 dias e as plantas e o harscape foram postos ontem :)

 

Projectos para o futuro:

Fauna... ainda não decidi bem o que por, e quando acabar de ciclar vai ser esteo próximo passo Tinha pensado nuns red cherry, para começar, e depois alguns peixitos, ainda não sei bem quais. sujestões? :)

 

CO2... será que é muito preciso? está na minha lista de itens a inserir, mas não com prioridade máxima. era mais para dar um empurrãozinho às eleocharis para encher um bocado mais o lado esquerdo.

 

Tampa... não gosto muito dela mas vai ter de servir. Quando estiver tudo a rolar direitinho talvez pense numa maneira de adaptar a calha que está dentro da tampa a um suporte sem ela.

 

Criticas, sujestões, opiniões... tudo benvindo :angelic008:

 

(espero que as fotos apareçam... se não apareerem esão em volcanicparadise.blogspot.com/

Editado por E-nuno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que a fotos do post anterior são grandes de mais e não aparecem :?

 

De qualquer maneira tenho uma dúvida... tenho controlado os parametros do meu aqua e aparentemente tenho KH baixo de mais... pelo menos de acordo com o frasco dos testes. é comum? é importante?

 

os parâmetros medidos hoje (agora!) são:

 

NO3 - 25

NO2 - 0,5

(está a ciclar... espero que baixem nos próximos tempos)

GH - > 4º

KH - 3º

pH 6,8

 

Com estes valores de NO2 e NO3 devo fazer uma TPA (ainda não fiz nenhuma? ou espero que eles baixem? (não tenho fauna)

o pH está ligeiramente ácido... se meter CO2 corro o risco de o baixar ainda mais! Será que vale a pena o risco? ou será que com as primeiras TPAs ele pode subir?

 

 

Desculpem as perguntas todas... são dúvidas de principiante :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

 

Novo post com as últimas actualizações...

 

Desde o último post acrescentei musgo de java, umas sagittarias e 5 fabulosos red cherry (vendidos pelo membro Janeko, obrigado)

 

Estou agora em fase de escolher os peixes, para entrarem daqui a uma ou duas semanas...

 

Tinha pensado em por um pequeno cardume de boraras maculatus... gosto e têm o tamanho ideal. É uma boa escolha? e junto com o cardume? gostava de ter mais que uma espécie, para dar alguma variedade à coluna de água, mas com o tamanho do aqua tinha de ser pequena... tinha pensado nas borara e depois talvez num anabantideo. o que sugerem? ou será melhor ter só o cardume? ou o cardume com outro peixe que não um anabantideo?

 

Assim que possa posto fotos recentes :music_singguitar:

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.