Perguntas Simples e Directas


NeroBaco

Recommended Posts

Boas,

 

Aqua 33L

CO2 Caseiro

Muitas plantas

Muitos peixes (sobrelotado)

 

Níveis:

 

pH = 7

NO3 = 25 ppm

PO4 = 2,5 ppm

K = adiciono diariamente 40 ppm

 

Passados um, dois dias de fazer a TPA semanal os níveis de nitratos disparam (25-30ppm.

é do excesso de fauna?

como diminuí-los? (sem ser com tpa's)

 

A quantidade de K adicionada diariamente, é correcta?17,3 ml por dia?em pouco tempo esgota-se o litro e meio feito com KCL!!!

 

Estes níveis para plantado são os correctos? :discuss_gathering:

 

Cumps e obrigado pela ajuda :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

Aqua 33L

CO2 Caseiro

Muitas plantas

Muitos peixes (sobrelotado)

 

Níveis:

 

pH = 7

NO3 = 25 ppm

PO4 = 2,5 ppm

K = adiciono diariamente 40 ppm

 

Passados um, dois dias de fazer a TPA semanal os níveis de nitratos disparam (25-30ppm.

é do excesso de fauna?

como diminuí-los? (sem ser com tpa's)

 

A quantidade de K adicionada diariamente, é correcta?17,3 ml por dia?em pouco tempo esgota-se o litro e meio feito com KCL!!!

 

Estes níveis para plantado são os correctos? :(

 

Cumps e obrigado pela ajuda :pompomgirl:

 

Bem, antes de mais acho que deves corrigir o excesso de peixes para os valores aceitaveis. Um aquario de 32 Litros nao podes ai meter grande coisa e se tens muitas plantas, pouco espaço deve sobrar para os peixes andares a vontade.

 

NO3 a 25 ppm è muito, deves manter entre 5 a 10 ppm

PO4 a 2.5 ppm é muito, deves manter entre 0.5 a 1 ppm

fertelizares com 40 ppm por dia de K ? Parece me SUPER Exagerado...

Nao tens algas no aquario ?

 

Para baixares estes valores nada melhor que TPA´s.

 

Que filtro tens ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tenho algas e muitas!!

 

Estou a fertilizar com esses valores de potássio porque estava a seguir a 'regra' de 0.1P:1N:2K, e como os outros valores estavam altos, vi-me forçado a aumentar o potássio...mas parece que ando a fazer asneira...eu bem sei que tenho excesso de fauna mas para já só tenho este aqua e é-me impossível retirar os peixes....aconselham-me então a descer a quantidade de potássio diário e a fazer tpa's mais regularmente de forma a que os nitratos e fosfatos não atingam valores exagerados, é isto ?

 

 

 

Cumps e obrigao pelas dicas :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso mesmo TPAs para reduzir o NO3 e o PO4, essa relação NPK é para quando adicionamos e não para os resultados da coluna de água.

 

Ex: se adicionares 5ppm de NO3 adicionas 10ppm de K..

 

No teu caso que o NO3 e o PO4 gerado no aquario são valores consideraveis podes adicionar um pouco de potassio diariamente para ajudar no consumo tipo 5 a 10ppm.. mas mesmo assim tens de fazer TPA 1x por semana no minimo para baixar os nutrientes que estejam elevados.

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, antes de mais acho que deves corrigir o excesso de peixes para os valores aceitaveis. Um aquario de 32 Litros nao podes ai meter grande coisa e se tens muitas plantas, pouco espaço deve sobrar para os peixes andares a vontade.

 

NO3 a 25 ppm è muito, deves manter entre 5 a 10 ppm

PO4 a 2.5 ppm é muito, deves manter entre 0.5 a 1 ppm

fertelizares com 40 ppm por dia de K ? Parece me SUPER Exagerado...

Nao tens algas no aquario ?

 

Para baixares estes valores nada melhor que TPA´s.

 

Que filtro tens ?

 

Filtro da Sera 120, acho que é suficiente, o problema prende-se mesmo é com a quantidade exagerada de peixes...mas agora não dá para os despachar...vou reparti-los por outro aquário assim que estiver montado...aconselha-me então à redução do potássio e mais Tpa's?é que após 1, 2 dias da tpa os valores de N e P já estão nos pincaros!!

 

Cumps e obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso mesmo TPAs para reduzir o NO3 e o PO4, essa relação NPK é para quando adicionamos e não para os resultados da coluna de água.

 

Ex: se adicionares 5ppm de NO3 adicionas 10ppm de K..

 

Cumps

 

Exacto godlike, mas eu ao deparar-me com 25ppm de NO3 no meu aqua leva-me a adicionar 50 ppm de K..ou não é assim?

 

Ou será que quando os níveis de NO3 e PO4 estão altos não me vale a pena estar a fertilizar com K?e sempre que adiciono um destes (PO4 ou NO3) é que recorro à tal regra?

 

Ajuda!!!os plantados não é fácil, xiçaaaa!!já ando há um mês para acertar níveis e tá tudo na mesma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso mesmo TPAs para reduzir o NO3 e o PO4, essa relação NPK é para quando adicionamos e não para os resultados da coluna de água.

 

Ex: se adicionares 5ppm de NO3 adicionas 10ppm de K..

 

No teu caso que o NO3 e o PO4 gerado no aquario são valores consideraveis podes adicionar um pouco de potassio diariamente para ajudar no consumo tipo 5 a 10ppm.. mas mesmo assim tens de fazer TPA 1x por semana no minimo para baixar os nutrientes que estejam elevados.

 

Cumps

 

uma x por semana é o que tenho feito mas é a tal coisa, passados 1, 2 dias da TPA os valores de NO3 (sobretudo este) e PO4 disparam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz TPA´s Diarias, cerca de 10 L ate atingires os valores recomendados, depois já podes fazer apenas uma vez por semana, mas quantas mais melhor :music_singguitar:

 

Outra maneira que tambem resulta é adicionares bacterias a coluna de agua, elas vao te "comer" o NO3, nao sei se me fiz entender.

Por exemplo o Sera nitrivec.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebeste, só adicionas K na relação NPK quando adicionas por fertilizante liquido... pq o teu problema é o excesso de N e P... o que provoca algas... as algas depois inibem as plantas de consumir N P e K.. dai teres valores elevados, até de K..

 

Tens mesmo de reduzir a fauna pq o N e o P que eles geram é superior ao que as plantas conseguem consumir...

 

Dai eu dizer para fazeres mais TPAs se fazes 1 semanal passa para 2 por semana... senão reduzires a fauna irás ter sempre problema com algas..

 

O K podes adicionar diariamente mas numa escala de 5 a 10ppm.. nunca 40ppm

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais