Esferovite


sapo21

Recommended Posts

é o roofmate, não me lembrava do nome... Mas então fazer uma sanduíche de esferovite à volta da resistencia durante umas 6 horitas, dentro ou fora de água? e ver o que acontece...?

Dentro de água.

 

 

 

eu ja pus um fundo de poliuretano ( que se não me engano é espferovite espandido)opsss espero não estar a dizer nenhuma bacurada e não tive problema mas eu sou leiga na matéria

 

"Esferofite"

O poliestireno (um composto de carbono e hidrogénio) resulta da polimerização do monómero de estireno. Este é submetido ao processo de expansão sob acção de vapor de água, que origina o aumento do volume de cada "areão" para uma pequena "pérola" esférica individual, de cor branca: o ESFEROVITE (EPS).

Conseguir impregnar estas pérolas com ar durante o processo de polimerização, fica a dever-se ao agente insuflador - o Pentano. (Este gás natural, da família dos metano/ propano/ butano, não dos CFCs, não representa ameaça para a camada de ozono, uma vez que a baixas altitudes, nas quantidades usadas, se desintegra rapidamente em dióxido de carbono e água. (Constitui um volume ínfimo - 0,2% - das emissões causadas pelo homem).

Durante o processo de transformação, a presença do Pentano, agente insuflador, efectua a expansão de cada pérola para 40 vezes o seu volume original, convertendo-a num favo de células estanques (98% de ar num invólucro de 2% de poliestireno). Durante a sua estabilização feita em silos, o Pentano é integralmente substituído por ar e as pérolas avulso - já expandidas - voltam a ser vertidas para um molde estanque. Novamente submetidas a vapor de água, fundem-se umas com as outras em "espuma rígida", inerte, inodora e não tóxica enquanto tomam a forma do corpo moldado escolhido.

in http://www.esferovite.com/

 

 

 

"Poliuretano"

Caracteristicas da espuma rigida de Poliuretano (projecção, injecção):

 

Trata-se dum material plástico celular fabricado com matérias-primas de alta qualidade e aplicado "in situ" por um sistema de mistura das mesmas em estado líquido (Poliois e Isocianatos) através de um equipamento apropriado que os projecta ou vaza nas superficies a isolar, Após um breve período de expansão solidifica constituindo-se pequenas células fechadas que permitem ter um poder isolante superior a qualquer outro material.

 

Este poderoso isolador térmico além duma boa resistência mecânica possui entre outras as seguintes características:

 

- Um baixo coeficiente de transmissão térmica

- Boa estabilidade dimensional

- Excelente aderência a todos os materiais de construção

- Imputrescível

- Material isento de CFC

- Baixa permeabilidade ao vapor de água

- Boa resistência aos produtos químicos, tais como aos ácidos diluídos, soluções alcalinas diluídas, hidrocarbonatos alifáticos (gasolina, gasóleo, propano óleo mineral), hidrocarbonetos, clorados, éteres, alcoóis e água salgada.

in http://www.polirigido.com/produtos/poliuretano/

 

 

( Uma pesquisa por dia, não sabem o bem que nos fazia ) :mrgreen:

 

 

 

;)

 

 

EDIT: Vocês escrevem rápido demais! Assim não tenho tempo para pensar. Ou isso ou penso devagar! Deve ser das pastilhas elásticas :D

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

imputrecível??

isso é mentira....ou nao concordo...

tive um aqua-terrario de rãs flecha e utilizei um background de poliuretano onde encaixei plantas e troncos e tal, tudo feito +por mim e passado um mes o poliuretano tinha ido abaixo ou seja em vez de se expandir como eu contava, realmente expandiu-se mas apenas no primeiro mes depois e como se tivesse espetado uma agulha e foi abaixo....quando desmontei o aqua verifiquei que na zona humida do aquaterrario (onde a agua estava em contacto com o poliuretano) tava com manchas pretas e como pedaços a menus....

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Poderá ter havido algo que tenha provocado esse efeito, que não seja assim tão óbvio à primeira vista. As características apontadas pelos fabricantes, nem sempre correspondem totalmente à verdade.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem mais, porque nao foi a primeira vez que utilizei esse material e hoje apenas o utilizo em ambientes secos, e em ambientes humidos cubro o poliuretano com cimento cola e depois pinto :alberteinstein: (ou deixo cinzento e espero que as plantas o cobram xD)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que o maior problema do esferovite é a sua capacide de flutuação.

 

Um dia que estejas a mudar as pedras de um lado para o outro, sai-te o esferovite disparado do fundo. Não deve ser nada prático. (digo eu!!!)

 

Cumps

 

Orlando Marta

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.