Esferovite


sapo21

Recommended Posts

neste caso fazes como eu faço compras um kit de ph, uns 8 euros da sera, serve para 100vezes,...metes o esferovite num recipiente enches de agua e esperas uns dias para testar a agua e logo vês..mas aconselho lavares isso antes bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém que o esferovite seja protegido... normalmente usa-se em backgrounds 3D, e é revestido por cimento... não sei se sem revestimento, com o calor do aqua ela não liberte tóxinas prejudiciais aos peixes... ;)

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui vão umas respostas de "rajada":

 

 

boas, estava a pensar em colocar uma placa de esferovite no fundo do aquario mas do lado de dentro para apoiar as pedras, náo altera a água?

Não.

 

 

 

 

nunca exprimentei mas tenho quase a certeza que te vai alterar a agua toda

Errado.

 

 

 

 

neste caso fazes como eu faço compras um kit de ph, uns 8 euros da sera, serve para 100vezes,...metes o esferovite num recipiente enches de agua e esperas uns dias para testar a agua e logo vês..mas aconselho lavares isso antes bem...

Não é preciso fazer testes. Quanto à lavagem, é óbvia, desde eu não seja com água a ferver.

 

 

 

 

Há pessoal que mete esferovite por dentro do aqua e sem problemas.

Em aquários com "pedras ao monte", Ciclídeos Africanos por exemplo, convém! Como gostam de escavar a areia, se há um desmoronamento está-se mesmo a ver! Pedra...vidro...água no chão.

 

 

 

 

Convém que o esferovite seja protegido... normalmente usa-se em backgrounds 3D, e é revestido por cimento... não sei se sem revestimento, com o calor do aqua ela não liberte tóxinas prejudiciais aos peixes... :wacko:

No fundo protege-se com areia! Também podes colocar cimento próprio, mas para quê? A areia depois tapa-o! Quanto ao calor, não estás a pensar em cozer os peixes pois não? O esferovite resiste bem à temperatura normal dos nossos aquários.

 

 

 

 

 

Resumindo e concluindo: esferovite no fundo podes e deves, desde que haja perigo de algo "cair" e puder partir o vidro.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para deixar aqui também uma dúvida. No aqua que estou a fazer também vou pôr esferovite debaixo de pedras e alguns troncos, mas também vou colocar uma resistência no fundo aquário... Haverá algum problema com o calor libertado pela resistência para o esferovite?!?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É relativo! Que tipo de resistência é? Daquelas de cordão? Julgo que com estas não deve haver problema, mas aconselho primeiro um pequeno teste, para despistar possíveis "azares".

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Experimenta com um pouco de esferovite, dentro de um alguidar por exemplo. Com dois pedaços de esferovite, fazes uma "sanduíche de cordão de aquecimento". Colocas uns calhaus em cima, água lá para dentro e ligas o cordão. Vai vendo como se comporta o esferovite em contacto com o cordão, ao longo de umas horas, umas 6 por exemplo. E tens o teste feito!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E relativamente ao esferovite, não me disseram para pôr do branco, normal, mas de um azul, utilizado no isolamento das casas...

 

E o cordão nunca fica por baixo do esferovite. O esferovite apenas fica por baixo dos troncos e rochas, não do substrato e do areão...Ou deveria?!?

Editado por Duarte_6

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Experimenta com um pouco de esferovite, dentro de um alguidar por exemplo. Com dois pedaços de esferovite, fazes uma "sanduíche de cordão de aquecimento". Colocas uns calhaus em cima, água lá para dentro e ligas o cordão. Vai vendo como se comporta o esferovite em contacto com o cordão, ao longo de umas horas, umas 6 por exemplo. E tens o teste feito!

 

 

Cumps.

 

o esferovite molda-se ao cordao de aquecimento...derretendo o esferovite...na espessura do cordao...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o esferovite nao e feito com ingredientes tóxicos tipo petroleo??isso nao fará mal??

Dentro do aquário não! Podes colocar sem problemas.

 

 

Off Topic: as pastilhas elásticas também são feitas à base de derivados de petróleo, e eu ando sempre a mascá-las :wacko: ... alterou um pouco o meu raciocínio, mas não fiquei intoxicado!

 

 

bang

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o esferovite molda-se ao cordao de aquecimento...derretendo o esferovite...na espessura do cordao...

Logo...Pelo que eu disse não tem problema, porque o cordão não está em contacto directo com o esferovite... Mas acham que o esferovite deveria estar em todo o fundo ou apenas debaixo dos troncos e assim?!?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é igual amigo...mas na minha opiniao deveria ficar por baixo de tudo incluindo substrato =)

assim o proprio vidro fica isolado de tudo evitando riscos de pedras ou da propria areia...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E relativamente ao esferovite, não me disseram para pôr do branco, normal, mas de um azul, utilizado no isolamento das casas...

 

E o cordão nunca fica por baixo do esferovite. O esferovite apenas fica por baixo dos troncos e rochas, não do substrato e do areão...Ou deveria?!?

 

Pode ser do azul, do branco, ou do cinzento. Apenas diferem na "dureza" entre eles.

 

Disse para fazeres uma sanduíche, para não o colocares directamente em cima do plástico do alguidar ou por baixo da pedra, podendo danificá-lo.

 

 

 

 

o esferovite molda-se ao cordao de aquecimento...derretendo o esferovite...na espessura do cordao...

... ou talvez não! Por isso convém testar primeiro.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acrdita que molda-se derretendo...

eu sou um dos aficcionados por repteis e anfibios, e tenho um dragao barbudo onde uso cabo termico para aquecimento nocturno e por baixo do cabo esta uma placa de roofmate de 0.5 cm e quando vo fazer a limpeza geral e destapo a placa vejo que derreteu completamente a grossura do cabo...claro que nao fica liquido nem nada assim, apenas encolhe o esferovite....(o que para ja é optimo assim fica embutido na placa:p)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Num aquário é ligeiramente diferente. Tens a água a "ajudar" no controle da temperatura do cordão versus esferovite. E se apenas fica uma pequena fenda, no sítio do cordão, porreiro! Tu próprio dizes que traz vantagens.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é o roofmate, não me lembrava do nome... Mas então fazer uma sanduíche de esferovite à volta da resistencia durante umas 6 horitas, dentro ou fora de água? e ver o que acontece...?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.