Novato


pramalhinho

Recommended Posts

Boa noite a todos,

Sou mais um novato neste fascinante mundo, tenho lido bastante acerca de tudo o que existe neste hobby, mas existem algumas (muitas) dúvidas que gostaria de partilhar convosco a fim de as resolver.

Agora que já adquiri o aquário a minha 1ª dúvida é em relação ao substrato para as seguintes plantas que estou a pensar colocar:

-Cryptocoryne Lutea

- Anubia Nana

- Blyxa Japónica

- Echinodorus tenellus

 

 

Aquário: Aquatlantis Ambiance 101 -101x41x50cm

 

Aquecimento: 200 w

 

Filtragem: Biobox2 900 l/h

 

Iluminação: T5 2x 45w (1x 6800K e 1x 4200K) já vinham incluídas no kit do aquário.

 

 

Podem dar sugestões, fazer críticas que é isso mesmo que preciso.

 

 

Cumprimentos a todos



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 109
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas visto a maioria ser plantas de baixa manutençao um substracto composto por akadama e por ventura um susbtracto fertil chega perfeitamente, so duvido que a blyxa japonica consiga vingar visto ser uma planta que precisa de boa quantidade de luz e co2 e não tens de momento essas condições

 

abraços

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vindo ao Fórum

Não te posso ajudar mas deixo-te uma sugestão, vai ler alguns tópicos na área:

 

EQUIPAMENTOS E TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO

 

Talvez encontres resposta ás tuas duvidas, ou quem sabe perguntando lá sobre a iluminação.

 

Fica bem

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Crypto, a Anubia e a Echinodorus dão-se perfeitamente com um substracto fértil, não precisa de ser todo xpto... eu uso um da Seachem o Flourite:

 

1659_1.jpg

 

1660_1.jpg

 

Estou bastante satisfeito, é mesmo muito bom (também tenho essas plantas e as minhas echinodorus nunca param de crescer!) para quem quer um aquário plantado e não tenha fácil acesso ou não queira ir para os produtos da ADA, ELOS, ou Tropica ;)

 

A blyxa, esquece lá isso, um dos grandes problemas de um aquário da Aquatlantis (como o meu e o teu) é mesmo a iluminação!

Editado por Pedro Almeida

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Blyxa ja está fora de questão, obrigado pela opinião.

Em relação a esse substrato posso simplesmente coloca-lo como camada fértil ou tambem posso coloca-lo como camada fértil e de fundo não sei se me faço entender?

Em relação á iluminação o meu aqua era para trazer 72w ou seja T8 2x36w mas veio com T5 2x 45w axo que já não é uma má iluminação ou estarei enganado?

Onde posso comprar esse substrato e mais ou menos quanto preciso?

Cumprimentos e mais uma vez obrigado pela atenção



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O ideal na iluminação é 1W por litro com um timer para controle dela pois luz em excesso dá alga.

Quanto ao substrato, ponha uma camada de uns 2cm no fundo e uns 4 cm de areia ou cascalho de sua preferência.

Compre adubo em pastilha (se vc tiver 4 plantas compre 4) e ponha uma pastilha no pé de cada uma.

Use tb fertilizante liquido que é jogado na aguá de acordo com a recomendação do fabricante.

 

Fique atento na hora de escolher as plantas pois se vc não pretende por CO2 escolha as que não precisam.

 

Já fez o ciclo de azoto?

 

Pense nisso tudo antes de por os peixes!

 

Foram só dicas tá? use-as se achar válido!

 

abraços.

Editado por zyk42002
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

Obrigado mais uma vez

Não ainda não fiz o ciclo do azoto porque estou ainda a escolher mt bem o que vou colocar em termos de plantas, subsrato, areão etc...

Mas ja comprei o substrato comprei um da JBL aquabasis Plus e comprei tambem para colocar por cima pedras negras +ou - de 3\4mm 10 Kg uma vez que o que pretendo é um fundo escuro, tenho ainda algumas pedras de xisto que apanhei na natureza, agora so faltam as plantas vou ver se ainda esta semana meto o meu aqua a ciclar.

O que acham?

Cumprimentos a todos



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tarde a todos,

Gostaria que me dessem uma opinião em relação ao substrato e á gravilha preta que mencionei no ultimo topico?

Acham que devia acrescentar um areão de outra cor para fazer contraste? Qual?

Cumprimentos a todos



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se colocares umas valisnerias no fundo vais ver que elas crescem bem, tenho no meu umas 5 ou 6 e crescem que sei lá,de vez em quando corto as pontas mais compridas

e estao sempre a crescer mais pontas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se colocares umas valisnerias no fundo vais ver que elas crescem bem, tenho no meu umas 5 ou 6 e crescem que sei lá,de vez em quando corto as pontas mais compridas

e estao sempre a crescer mais pontas.

 

 

Obrigado pelo conselho,

Bem enchi hoje o aqua e coloquei as plantas ainda não sei o nome verdadeiro delas uma vez que as comprei em Espanha.

Agora está com aquele aspecto mau mas axo que é normal agora é esperar....

Mas aproveito para fazer uma pergunta em relação á luz tenho de a deixar as ditas 8 a 10 h ligada certo?

Mais uma coisa ao fim de quantos dias posso colocar o primeiro peixe que estou a pensar numa corydora penso que o mais indicado estou certo?

Abraço



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fim do ciclo do azoto?Na minha opinião é a melhor opção.Porque mete-la agora não me parece bem.

 

Bom dia,

Pois era o que eu pensava, obrigado

Hoje a água já está mais clara :whocares: agora é esperar que tenha os valores correctos...

Cumprimentos



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a iluminaçao eu tenho ligado desde as 10,30 manha ate as 22 h.

Tenho um programador que liga automaticamente, os chineses tem isso a 8 euros

é um que tem botoes e um lcd pequeno, esse e facil de programar, a mediamaket

tem o mesmo igual ao dos chineses.

Pelo menos 2 semanas ate colocares uma corydora depois ao fim de 1 mes colocas o resto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Já tenho a iluminação ligada com o programador para 10h.

Em breve vou colocar umas fotos e parametros para voces verem a evolução.

Obrigado a todos pela ajuda que me têm dao

Cumprimentos a todos.



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Já tenho a iluminação ligada com o programador para 10h.

Em breve vou colocar umas fotos e parametros para voces verem a evolução.

Obrigado a todos pela ajuda que me têm dado

Cumprimentos a todos.



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

Desde o dia 16 de Fevereiro passada segunda feira que tenho o aqua a ciclar mas surgiu me entretanto uma duvida tenho feito os testes á água e o resultado:

Ph:entre 6,8 e 7,2

Nitritos: 0mg/L

Nitratos: 10 mg/L

Amónia: 0 (já fiz dois testes)

Gh: maior que 7º

Kh: 6º

Entretanto no sábado dia 21 adicionei duas corydoras bronze.

O k acham destes valores para oito dias acham que estão normais?

Cumprimentos a todos e espero que me consigam ajudar com os dados que forneci.



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo ai está errado.Em 1 semana ter feito o ciclo?Tens a certeza que mediste bem isso ?pH de 6,8 para 7,2 ainda é uma boa diferença.Amónia e nitritos a 0 e nitratos a subir é sinal que o ciclo do azoto está feito o que acho estranho em apenas 1 semana com flocos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo ai está errado.Em 1 semana ter feito o ciclo?Tens a certeza que mediste bem isso ?pH de 6,8 para 7,2 ainda é uma boa diferença.Amónia e nitritos a 0 e nitratos a subir é sinal que o ciclo do azoto está feito o que acho estranho em apenas 1 semana com flocos.

 

Boa noite,

Realmente foi o que pensei, sim medi bem e ate mais que uma vez, vou experimentar mais uma vez amanha, em relação ao pH é o que este teste 5 em 1 da JBL indica mas é entre os dois valores a cor é dificil de comparar ou seja pertode 7.

O que faço se me der outra vez estes resoltado em relação aos nitritos, nitratos e amónia?

Se der o mesmo será que já posso colocar mais peixes (Guppys) por exemplo?

Espero que me consigam ajudar

Cumprimentos



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo ai está errado.Em 1 semana ter feito o ciclo?Tens a certeza que mediste bem isso ?pH de 6,8 para 7,2 ainda é uma boa diferença.Amónia e nitritos a 0 e nitratos a subir é sinal que o ciclo do azoto está feito o que acho estranho em apenas 1 semana com flocos.

 

Pois foi o que pensei...

Medi tudo como deve de ser e até mais que uma vez com o teste 5 em 1 da JBL.

Em relação ao pH está entre esses dois valores ou seja 7 é que as cores não se distiguem muito bem está entre uma e outra.

Amanha vou fazer outra vez os testes o que faço se me der o mesmo de nitritos, nitratos e amónia?

Será que posso colocar novos habitantes (guppys) por exemplo?

Cumprimentos



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

Bom ontem fez 15 dias que tenho o aqua a ciclar e finalmente atingiu um pico de nitritos 25mg/l e nitratos 25mg/l agora é esperar mais um pouco para ver se os nitritos ficam a zero e os nitratos baixam um pouco se é que estou certo.

O que acham dos valores?

Neste momento já tenho alguma fauna:

6-Neon

2-Guppys

3-Corydoras

1-Colisa

O que axam que posso colocar mais depois do ciclo terminado?

Cumprimentos e espero que critiquem ou opinem



Cumprimentos

PedroRamalhinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.