Será que alguem sabe o que se passa?


fiona

Recommended Posts

Desde Outubro tenho um casal de Discus ( Macho Blue Leppard e Femea Malboro yellow face) que começaram a fazer posturas dentro do aquario comunitário , ondem vivem mais 3 discus e 20 cardinais.

 

A minha ideia nunca foi fazer criação, mas agora já me estou a passar com aquele casal maluco.

 

As posturas eclodiram , e claro que dentro do aquario comunitário , os alevins ou eram chupados pelo filtro, ou viraram comida viva.

 

Montámos um aquário com usando a mesma filtragem do comunitário, com um cone, e passámos para lá o casal.

 

Como sempre, a fêmea colocou desdenhou o cone, e fez a postura no termostato.

 

Retirámos esses ovos, e coloquei um tubo como os dos filtros , preso com uma ventosa ....e foi certinho ...postura.

Assim que eclodiram os ovos, o casal passou a atacar-se por detrás do tubo, até que ocupei o espaço com uma esponja.

 

Não contentes com isso, quando os alevins começaram a soltar-se , no mesmo dia desapareceram todos..não sabemos quem os comeu!! :wink:

 

Da segunda vez , os alevins já nadavam, mas cada vez que se chegavam aos progenitores para se alimentarem, eram sacudidos, especialmente pela fêmea.( no comunitário chegaram a andar em cardume alimentando-se da fêmea)

 

Voltámos a colocá-los no aquario comunitário....e claro ...mais uma alegre postura no tubo do filtro.

 

Desta vez o meu marido, com um tubo , sinfonou os alevins já a soltarem-se para o aquário montado para criação, mas colocámo-los numa maternidade, para não se espalharem pelo aquário...)

 

Durante 3 dias , alimentámo-los com nauplios de artemia recem nascida, e com gema de ovo semi cozida misturada com uma papa da JBL para alevins...

De 8 que havia no inicio, ontem já só sobreviviam 3...

 

O que fazemos? O que estamos a fazer mal? O que fariam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde lê este artigo pode ser que te esclareça algumas duvidas. Cumps e boa sorte http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=619184

Editado por William
quote desnecessário

Carlos Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bigada...mas isso já eu imprimi , li e apliquei ...mais ou menos .

 

Será que ninguem daqui se viu em mãos com um casal doido como o meu que não quer alimentar os filhos quando não está no aquário comunitário?

 

Nesse texto, não entendo por exemplo a utilização da bacia ...

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

tens varias hipoteses que poderias fazer para tentar ultrapassar:

- deixava-os fazer a postura noa quario de criação e quando eles nascessem retiravas um dos progenitores por exemplo aquele que te parece mais agressivo em relação aos alevins

 

- outra hipotese e retirares os outros discus que tens no comunitario e deixares só la o casal e quando fizessem a postura no tubo do filtro ou desligavas o filtro até eles estarem agarrados aos pais ou então retiravas o tubo para outra zona do aquario e colocavas outro no filtro e dividias o aqua com uma placa de acrilico deixando o casal no lado oposto onde é a entrada de agua no filtro

 

Esclarecimento em relação a bacia de agua esta era utilizada por ter uma pequena capacidade de agua o que permite que os alevins não se dispersa-sem tanto e facilitava o modo de alimentação e as mudas de agua

 

Cump

Marques

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

tens varias hipoteses que poderias fazer para tentar ultrapassar:

- deixava-os fazer a postura noa quario de criação e quando eles nascessem retiravas um dos progenitores por exemplo aquele que te parece mais agressivo em relação aos alevins

 

- outra hipotese e retirares os outros discus que tens no comunitario e deixares só la o casal e quando fizessem a postura no tubo do filtro ou desligavas o filtro até eles estarem agarrados aos pais ou então retiravas o tubo para outra zona do aquario e colocavas outro no filtro e dividias o aqua com uma placa de acrilico deixando o casal no lado oposto onde é a entrada de agua no filtro

 

Esclarecimento em relação a bacia de agua esta era utilizada por ter uma pequena capacidade de agua o que permite que os alevins não se dispersa-sem tanto e facilitava o modo de alimentação e as mudas de agua

 

Cump

Marques

 

Muito obrigada ...dicas preciosas....

Como já tenho outra postura no comunitário ( normalmente já desligo esse filtro , pois estão sempre 2 ligados)...vou considerar encontrar um acrilico....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes ainda devem ser novos...

 

Mete-os no cubo e deixa-os criar as vezes que eles quiserem até se acostumarem à ideia de que os alevins têm que se alimentar do seu muco. Não ligues pévia ao facto de eles comerem os pequenos... acontece!

 

Todas as situações que citaste, são situações comuns de quem nunca os criou. Eles são mesmo assim...

Até podem nunca criar....

 

Outra dica além das que te foram fornecidas: após nascerem coloca uma rede a dividir os pais dentro do mesmo aquário!

 

Se tiveres muita luz diminui, bem como a turbulência na água... se os pais os estão a comer, a 1ª coisa que eu penso é "Algo não está bem e eles sabem mais que nós"... por norma, os pais comem os pequenos porque o seu extinto diz-lhes que o "habitat" não está em condições para os criar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais