Recommended Posts

Publicado

Boas,

Aqui às uns tempos comprei um sistema de iluminacao HQL para aquario.

O sistema a que me refiro já o tinha visto em duas lojas de aquariofilia e fazia o efeito que eu pretendia. No entanto os resultados para as plantas é que não sao nada animadoras. A pesar de não morrerem, tambem não crescem, com a exuberancia de outrora. Nem a lenaminor que era uma praga, agora se está a dar bem.

Bom, o que eu gostava de saber é se alguem tem e se dá bem com este sistema (são uns focos com umas reatancias a onde se liga uma lampada HQL, bastante grande. O sistema é todo OSRAM) .

Eu suponho que deve faltar algum espectro de luz, mas nao percebo muito do assunto e gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado,

Luis.Dias

Publicado:

Bom dia,

Apesar de nao haver uma correspondencia directa. Segundo consta, na caixa, cada lampada daquelas equivale a 90W. Como tenho 2, diria que devo ter uns 180W.

Anteriormente tinha 150W distribuidos por 4 lampadas florescentes PowerGlo.

Obrigado,

Luis.Dias

Publicado:

oi!!

Podiam me dizer o que é um sistema HQL??

Também usa balastros electronicos, como as HQI's?? Funciona da mesma maneira??

cump

joaoo

avatas.jpg
Publicado:

HQL é a designação da Osram para lâmpadas de vapor de mercúrio.

Estas lâmpadas ao contrário das HQI´s só necessitam de reactância para funcionar, e não precisam de ignitor.

Foi a partir destas lâmpadas que se desenvolveram as modernas lâmpadas HQI. Actualmente nem se podem comparar com as HQI já que estas já estão muito à frente em tudo.

Actualmente são usadas quase só para iluminação pública. Estas lâmpadas caracterizam-se também por ter uma temperatura de cor e muito baixa, entre os 2950k e os 4200k.

A Osram desenvolveu uma lâmpada HQL com reflector interno de 80w que equipa os projectores "Floraset" que se destinam à iluminação de pequenas estufas de plantas, ou no nosso caso à iluminação de aquários.

Esta lâmpada tem um fluxo luminoso de 3000 lumens e a sua eficiência reside principalmente no facto da curva de espectro da lâmpada estar muito próxima da curva ideal de fotossíntese das plantas.

floraset-p.jpg

cumprimentos,

ramirezi

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop