O Meu primeiro aqua


mariomcarvalho

Recommended Posts

olá a todos. meu nome é miguel. finalmente acabei por comprar um aqua que com ele irei aprender um pouco sobre esta bonita actividade que é a aquariofilia.

 

este é o meu aqua de medidas 100*30*40 acabadinho de ser lavado com agua fria só, que ja montei filtro externo e em principio devo começar a decora-lo esta semana uma vez que estou a fazer isto com calma, sem stresses tendo o cuidado de tentar falar com as pessoas adequadas e "devorar" os topicos que por aqui andam que estão excelentes.

 

ao inicio pretendia fazer um aquario de agua salgada, mas a conselho do amigo sergio moreira a quem agradeço, vou comecar por agua doce já que é mais barato para um iniciante e mais basico.

 

esta semana é ja para meter o substrato e o areão, algumas pedras e ramos, deixar repousar a água e depois logo se ve o que se lá mete

 

agradeço desde já sugestões e dicas pois irei actualizando este topico com algumas fotos do aqua.

 

ja tenho o filtro externo, falta-me então uma bomba de ar e termostato para começar. que me aconselham a ter mais visto que nao entendo nada do assunto?

 

imgp1882cy9.jpg

 

para começar o que é escorar o filtro de agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta te uma calha de iluminaçao caso queiras meter plantas e é sempre bom ter nem que seja so para iluminar

 

caso queiras fazer plantado de baixa manutençao mete uma calha com metade dos watts da litragem do aqua

 

caso querias de alta manutençao que nao te aconselho por seres principiante e sair mais caro e ´+ fertelizaçoes + injecçao de co2 ja te sai muito mais caro

 

que peixes pretendes colocar

 

sabes o que é o ciclo do azoto e conheces as qualidades da agua ph gh kh nitratos nitritos fosfatos aconselho te a comprares pelo menos os testes de ph e kh que é o basico ?

 

coidado com o substrato que escolhes tens ferteis e infeteis como os de rio brita etc coidado com os de coral ou areia da praia elevam o ph so compativel com ciclideos africanos deves saber soponho

 

 

le muito e calma no teu projecto boa sorte

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aos poucos tenho estado a ler e tenho bem perto de minha casa uma loja especializada em aquariofilia pelo que sempre que tenho duvidas vou lá. para ja devo meter plantas que nao necessite de CO2 depois quando houver mais confiança parto para plantas de que exigam mais manutenção. os peixes ainda nao decidi o que meter. penso que me devo preocupar com isso la mais para a frente. para ja quero so criar as condições para a decoração e colocação de plantas e ao mesmo tempo vou lendo com atençao. tou a ler agora o ciclo do azoto...isto vai lá...ehehh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já mete areão e o filtro a trabalhar,mesmo sem plantas e mete flocos para dar inicio ao ciclo do azoto.O termostato pode estar desligado para já.Se tiveres movimento de água á superficie não necessitas de bomba de ar biggrin para não falar (opinião pessoal) que fica feio.Se conseguires plantas podes meter já que é melhor.Quando tiveres lá as plantas e a decoração toda medes o pH e ai sim decide-se o que fazer sobre os peixes.Se subir o pH com pedras calcárias ou se descer com troncos,CO2 ou turfa para o pH ideal dos peixes que pretendes manter.

Alguma dúvida apita que a malta ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jorge discordo

 

 

nao vou meter plantado pa deposi ver que tenho ph a 8 e vou meter ciclideos africanos eu penso que peixes la vou meter e depois faço o layout adecuado a isso de maneira a que os abitantes se sintam bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá sempre para subir o pH ou descer de forma "natural".Se ele não gostar de ciclideos?Tem que os ter?Não me parece.Escolher peixes conforme o pH da torneira e não conforme o nosso gosto não me parece que seja boa opção,o mais certo é não gostar dos peixes e passado pouco tempo abandonar o hobby.Mas se achas que é a melhor opção eu respeito a tua opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou um pouco do lado do dominik. Visto tratar-se de um primeiro aquário é sempre melhor ter o máximo de controle sobre os parâmetros (é sempre ideal ter os parâmetros o mais estáveis possível, mas para quem ainda não entendeu plenamente como a coisa funciona, está longe de ser impossível, mas é mais difícil). Temos também de ter em conta que água com um pH e GH baixos com alguma facilidade corrigimos, já o inverso é mais complicado. Por outro lado, os peixes suportam alguma discrepância dos parâmetros em relação aos ideais, desde que bem aclimatados (ou mesmo sem aclimatação). De qualquer das maneiras, não custa muito medir os parâmetros da água da rede desde já.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de ar faz bolhinhas! É esse o efeito. Agora falando a sério: serve para promover trocas gasosas entre a água e o ar. Se colocares a saída do filtro de forma a que faça a maior turbulência possível à superfície, a bomba de ar é dispensável, excepto pelo efeito estético (do qual não sou grande fan).

 

Decorar o aquário é bem mais fácil se não tiveres água lá dentro.

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem queria dizer isso eu nao consigo meter plantas num aquario cheio melhor é mesmo com 20cm de agua ou a metade da para teres uma ideia e torna se mais facil

 

 

 

as mihas piores esperiencias sao de cozer musgo dentro de um aquario com 15cm de largura muito dificil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh. se calhar era...

 

uma pergunta. arranjaram-me areão para colocar no fundo. o areão era proveniente de um aqua de agua doce que é o que vou fazer tb para mim. tenho que ferver o areão ou posso coloca-lo assim como tá no aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.