Objectivas


Recommended Posts

Olá,

Actualmente tenho a lente que vinha no kit da minha D40 uma 18-55mm F3.2-5-6 penso eu, e uma lente que me foi oferecida, uma sigma 70-300mm F4-5.6 DG Macro (faz macro de 200 a 300mm e a dist minima de focagem no macro é 95mm).

 

Estava a pensar comprar uma lente que desse para brincar um pouco mais com as aberturas e que fosse eficiente em regimes de baixa iluminação, particularmente para fotografar aquários e retratos de interior e quem sabe até qualquer coisita de macro...

 

A minha pergunta é entre estas duas lentes se acham que compensa a diferença de valor entre elas... eu numa primeira abordagem dá-me ideia que estou mais inclinado para a primeira, mas umas opiniões também ajudavam...

 

http://www.pixmania.com/pt/pt/20645/art/ni...-mm-f-1-8d.html

 

http://www.pixmania.com/pt/pt/114281/art/s...-f2-8-dg-m.html

 

Fico á espera de uma ajudinha...

 

Abraço

 

EDIT: já gora acrescento esta, embora tenha um F maiorzito, tem sempre a macro (mas não me parece tão indicada par o que quero...)

http://www.pixmania.com/pt/pt/532971/art/t...8-200-mm-f.html

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta msg foi só para habilitar a notificação por email, que me tinha esquecido na anterior

 

Já agora não há maneira de depois de ter posto o post habilitar a recepcao de mails sobre o mesmo?

 

Abraço

 

EDIT: Fica o meu ponto de vista...

 

A sigma leva vantagem nas macros, distancia de focagem (que e apenas 18,8cm) e penso que na qualidade da lentes (o que quer dizer nas especificações que estão no site -->Construção óptica (lentes/grupos)??) e um grande menos no preço e perde na abertura (F2.5)

 

Já a da nikon perde na macro, na dist de focagem (45cm) mas em contraparida o preço é bem mais apetecível e consegue obter uma maior abertura (F1.8 )

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

No outro dia estive para responder às tuas perguntas, mas depois não tive tempo...

 

A minha pergunta é entre estas duas lentes se acham que compensa a diferença de valor entre elas... eu numa primeira abordagem dá-me ideia que estou mais inclinado para a primeira, mas umas opiniões também ajudavam...

 

http://www.pixmania.com/pt/pt/20645/art/ni...-mm-f-1-8d.html

 

http://www.pixmania.com/pt/pt/114281/art/s...-f2-8-dg-m.html

 

já gora acrescento esta, embora tenha um F maiorzito, tem sempre a macro (mas não me parece tão indicada par o que quero...)

http://www.pixmania.com/pt/pt/532971/art/t...8-200-mm-f.html

Bem... há que fazer uma chamada de atenção... estás indeciso entre uma lente macro, e uma fixa com grande abertura.

Como é óbvio, não são bem a mesma coisa...

 

Também podes usar a 50mm f/2.8 Macro para fazer retratos, mas não sei se te vais safar tão bem em ambientes mais escuros. Sem contar, que a f/1.8 deve focar mais rápido...

 

Sinceramente, tens de decidir o que é mais prioritário para ti... tirar fotos macro, ou retratos. Se achas que vais precisar mais da macro, então compra-a... uma vez que também podes tirar retratos com ela... mas que vais precisar de mais luz, isso é verdade. Já com a f/1.8, sem extensores ou close-up rings, não vais tirar macros...

 

Relativamente à outra objectiva... Macro, fotografar peixes, ou fazer retratos com pouca luz... esquece. É uma boa lente de viagem por ser bastante abrangente em termos de zoom, mas a sua abertura não ajuda muito para condições de pouca luz...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

desde já obrigado pelas respostas :thumbup3:

 

Quanto aos extensores e aos close up rings (não percebo muito do assunto), mas achas que a f1.8 com lentes de close up ou tubo de extensão ou extensor conseguiria fazer macros equivalentes à lente f2.8?

 

Se a qualidade fosse boa seria uma boa hipótese, pois daria para fazer macro, retratos e ainda tinha a vantagem de conseguir boas fotos a uma velocidade relativamente alta em regimes de fraca iluminação .

 

Obrigado

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Quanto aos extensores e aos close up rings (não percebo muito do assunto), mas achas que a f1.8 com lentes de close up ou tubo de extensão ou extensor conseguiria fazer macros equivalentes à lente f2.8?

Depende... da ampliação da lente close-up, ou da extensão da lente (entenda-se: do comprimento do extensor).

 

Para teres uma ideia, com uma extensão da ordem dos 30 mm, és capaz de fazer uma ampliação macro 1:1... mas aí vais ficar com uma limitação muito grande em termos de focagem. Ou seja, a tua lente só vai conseguir focar entre 2 planos muito próximos... sei lá, na ordem de 1 cm ou menos. O grande problema que isto acarreta, é que vais ter que ficar perto do vidro do aquário, o que para peixes mais rápidos e assustadiços se pode tornar complicado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

 

Depende... da ampliação da lente close-up, ou da extensão da lente (entenda-se: do comprimento do extensor).

 

Para teres uma ideia, com uma extensão da ordem dos 30 mm, és capaz de fazer uma ampliação macro 1:1... mas aí vais ficar com uma limitação muito grande em termos de focagem. Ou seja, a tua lente só vai conseguir focar entre 2 planos muito próximos... sei lá, na ordem de 1 cm ou menos. O grande problema que isto acarreta, é que vais ter que ficar perto do vidro do aquário, o que para peixes mais rápidos e assustadiços se pode tornar complicado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Ok, muito obrigado, fiquei um pouco mais esclarecido :medieval_mace:

 

Ainda vou ter que estudar umas coisitas e entrar em poupanças para depois poder decidir como deve de ser.

 

Obrigado pela ajuda

 

Cumprimentos

Francisco

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais