Recommended Posts

Publicado

Boas amigos, ja li o topico do jorge oliveira e ando com microvermes a alimentar os meus escalares, so qe ando com umas duvidas?

1 - De quanto em quanto tempo devo renovar a cultura? a cultura velha vai para o lixo?

Custumo renovar de 15 em 15 dias e depois mando a velho para o lixo.

2 - Quanto tempo aguenta uma cultura sem morrer?

3 - Porque tenho de usar agua de um poço e nao de a rede?

4 - Porque tenho de usar fermento de padeiro e nao outro?

5 - Como posso começar uma cultura? sem ser atraves de outra?

Publicado:

1º Pode ser mais de 15 dias,depende da cor,se ficar escura convém renovar ou então se cheirar mesmo mal.Eu ás vezes baldo-me á séria e fica umas 3 ou 4 semanas :puppydogeyes:

2º Enquanto vires a "remexer" é sinal que está viva.Morrer é mesmo difícil,nunca vi tal coisa mas deve ser possível acontecer.

3º Isso foi o que me tinham dito mas após alguns testes notei que é indiferente isso e se molhares com umas gotas não todos os dias mas alguns dias intercalados ainda cresce melhor.Não esquecer é que quanto maior for a temperatura e humidade mais rápido se desenvolve.

4º Podes usar qualquer tipo de fermento,pó ou barra mas de padeiro é super barato de ai aconselhar esse.

5º Boa pergunta,muito mesmo.Se descobrires avisa-me que eu não sei.

Espero ter ajudado,mas se fizesses no tópico que leste tirarias as dúvidas a muitas pessoas que podiam ter a mesma dúvida que tu embora estivesse lá tudo descrito bigsmile

Publicado:
Boas amigos, ja li o topico do jorge oliveira e ando com microvermes a alimentar os meus escalares, so qe ando com umas duvidas?

1 - De quanto em quanto tempo devo renovar a cultura? a cultura velha vai para o lixo?

Custumo renovar de 15 em 15 dias e depois mando a velho para o lixo.

2 - Quanto tempo aguenta uma cultura sem morrer?

3 - Porque tenho de usar agua de um poço e nao de a rede?

4 - Porque tenho de usar fermento de padeiro e nao outro?

5 - Como posso começar uma cultura? sem ser atraves de outra?

A cultura deve ser renovada quando começa a ficar escura, deves recolher com uma colher a camada de cima (onde estão os vermes) e reservas num pires ou pedaço de plástico, entretanto renovas a papa de aveia, a velha já sem vermes deitas fora.

Depois colocas a nova papa na caixa e por cima espalhas os vermes

O fermento que eu uso não é de padeiro, é Fermipan (salvo erro) pacotes com granulado fininho que encontrei no supermercado Polisuper, mas há noutros.

Sempre que vires que está a secar, podes pegar num borrifador e dar duas "sprayzadas".

A única cultura que me morreu foi devido a ficar imenso tempo sem ser renovada e acabou por secar, era de Banana Worms.

Uso água da rede.

Não podes começar culturas sem teres vermes para se reproduzirem, a menos que encontres os vermes na natureza, não imagino!

Luisa Fonseca

Publicado:

Sem problemas Oluap,o que interessa é tirar as dúvidas ;)

Só um pequeno reparo,que por acaso ainda não corrigi no meu tópico.É que se em vez de removeres do centro da cultura como diz a Luisa,se removeres dos lados a cultura fica mais forte e dura mais tempo.

Publicado:

Acho que já tudo foi dito.... só para acrescentar.....

fermento...... eu tenho usado levedura de cerveja,

é mais barata, tem um prazo de validade maior, tem um cheiro mais adocicado o que "mascara" um pouco o cheiro "azedo" da cultura.

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:

Caro LCFONSECA, mas como faço para retirar so microvermes do meio, nao vem a papa de aveia atras?

Secalhar agora vou começar a usar fermento da rollay que acho que me sai mais barato, mas isto s quando acabara o meu de padeiro, eu guardo o meu no frigorifico para ele nao se eswtragar faço bem?

Mas alguem consegui iniciar uma cultura, como foi?

Caro Jorge Oliveira, porque a parte do lado da cultura e mais forte que a de dentro?

Caro Paulo Cabrita, onde posso comprar a levedura de cerveja?

Publicado:

Olá!

- A Luisa tira os vermes da superfície, e não do centro, da cultura. Se observarem uma cultura com luz a fazer brilhar a superfície vêm que ela fervilha de vermes.

- Vem sempre alguma papa antiga mas não faz mal, até ajuda porque trás a 'cultura inicial' de bactérias e leveduras de que os vermes se alimentam. Se utilizares apenas os vermes que estão a subir nas paredes quase não vem aveia nem micróbios, e também dá para iniciar outra cultura.

- O fermento de padeiro é para 'semear' as leveduras para os vermes comerem, eu não tenho usado porque transfiro 2-3 colheres de chá da cultura anterior que já tem a cultura de micróbios.

- A levedura de cerveja é uma alternativa alimentar mas está morta, fornece vitaminas e proteínas aos bichos existentes, cuidado, não utilizar muito porque o excesso de proteína faz a cultura cheirar mal e morrer mais depressa.

- O mesmo acontece se não colherem, os vermes morrem ao fim de 3-5 dias e aumentam muito a quantidade de proteína em decomposição na cultura, os ideal é colher pelo menos a intervalos de 2-3 dias, nem que os dêem a peixes adultos (os corys e os guppies gostam) ou os deitem fora.

- Neste momento tenho culturas de 9 de Dez em produção, vão para o lixo esta semana, costumo renovar a cada 2-3 semanas, manter 3 culturas de cada tipo e alimentar as culturas velhas com um pouco de papa quando faço as novas, ou com um pouco de Miluvit multicereais se não fizer papa e vir que estão a enfraquecer.

Espero ajudar.

Cumps,

João

Publicado:
Sem problemas Oluap,o que interessa é tirar as dúvidas :chair:

Só um pequeno reparo,que por acaso ainda não corrigi no meu tópico. É que se em vez de removeres do centro da cultura como diz a Luisa,se removeres dos lados a cultura fica mais forte e dura mais tempo.

O qué que eu fiz???? :scarerun:

Pois, desta vez é o Jorge que está a lêr na diagonal, assim não sou só eu.

Eu disse a camada de cima!

João os meus vermes ainda são dos teus... de Junho de 2008! Vão para o Guiness!

Fiquem bem

Luisa Fonseca

Publicado:

Tirando de lado vão microvermes mais frescos.Na camada de cima levamos já alguns mais velhos e assim como cultura mais antiga e a cheirar menos bem,pelo menos é a minha opinião e até me baseio em experiência de ambos os testes.Dá na mesma de qualquer das formas :discuss_gathering:

Publicado:

ja percebi algumas coisa, atao e quanto mais humda a cultura melhor?, quando a cultura começa a secar se juntar agua nao estou a matar os microvermes?, devo por so agua ou mexer para a mistura com a cultura?

Publicado:

eu dantes tinha elas numa parteleira mas nao se reproduziam como eu queria agora mudei e pes as caixas em cima da lampadas, e consigo alimentar os meus peixes mais ou menos 6 vezes por dia, e bom nao é?

e quando meto fermento não acho diferença porque será?

Publicado:

Sim é bastante bom.Mas não notas diferença como assim?Não percebi.O fermento pode-se meter apenas quando se renova a cultura.Por vezes devido a não ter flocos de aveia apenas acrescentava um bocado de fermento e umas gotas de água mas o fermento faz mesmo efeito é quando se renova.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!