Recommended Posts

Publicado

Boas amigos, ja li o topico do jorge oliveira e ando com microvermes a alimentar os meus escalares, so qe ando com umas duvidas?

 

1 - De quanto em quanto tempo devo renovar a cultura? a cultura velha vai para o lixo?

Custumo renovar de 15 em 15 dias e depois mando a velho para o lixo.

2 - Quanto tempo aguenta uma cultura sem morrer?

3 - Porque tenho de usar agua de um poço e nao de a rede?

4 - Porque tenho de usar fermento de padeiro e nao outro?

5 - Como posso começar uma cultura? sem ser atraves de outra?

Publicado:

1º Pode ser mais de 15 dias,depende da cor,se ficar escura convém renovar ou então se cheirar mesmo mal.Eu ás vezes baldo-me á séria e fica umas 3 ou 4 semanas :puppydogeyes:

2º Enquanto vires a "remexer" é sinal que está viva.Morrer é mesmo difícil,nunca vi tal coisa mas deve ser possível acontecer.

3º Isso foi o que me tinham dito mas após alguns testes notei que é indiferente isso e se molhares com umas gotas não todos os dias mas alguns dias intercalados ainda cresce melhor.Não esquecer é que quanto maior for a temperatura e humidade mais rápido se desenvolve.

4º Podes usar qualquer tipo de fermento,pó ou barra mas de padeiro é super barato de ai aconselhar esse.

5º Boa pergunta,muito mesmo.Se descobrires avisa-me que eu não sei.

Espero ter ajudado,mas se fizesses no tópico que leste tirarias as dúvidas a muitas pessoas que podiam ter a mesma dúvida que tu embora estivesse lá tudo descrito bigsmile

Publicado:
Boas amigos, ja li o topico do jorge oliveira e ando com microvermes a alimentar os meus escalares, so qe ando com umas duvidas?

 

1 - De quanto em quanto tempo devo renovar a cultura? a cultura velha vai para o lixo?

Custumo renovar de 15 em 15 dias e depois mando a velho para o lixo.

2 - Quanto tempo aguenta uma cultura sem morrer?

3 - Porque tenho de usar agua de um poço e nao de a rede?

4 - Porque tenho de usar fermento de padeiro e nao outro?

5 - Como posso começar uma cultura? sem ser atraves de outra?

 

A cultura deve ser renovada quando começa a ficar escura, deves recolher com uma colher a camada de cima (onde estão os vermes) e reservas num pires ou pedaço de plástico, entretanto renovas a papa de aveia, a velha já sem vermes deitas fora.

Depois colocas a nova papa na caixa e por cima espalhas os vermes

O fermento que eu uso não é de padeiro, é Fermipan (salvo erro) pacotes com granulado fininho que encontrei no supermercado Polisuper, mas há noutros.

Sempre que vires que está a secar, podes pegar num borrifador e dar duas "sprayzadas".

A única cultura que me morreu foi devido a ficar imenso tempo sem ser renovada e acabou por secar, era de Banana Worms.

Uso água da rede.

Não podes começar culturas sem teres vermes para se reproduzirem, a menos que encontres os vermes na natureza, não imagino!

 

Luisa Fonseca

Publicado:

Sem problemas Oluap,o que interessa é tirar as dúvidas ;)

Só um pequeno reparo,que por acaso ainda não corrigi no meu tópico.É que se em vez de removeres do centro da cultura como diz a Luisa,se removeres dos lados a cultura fica mais forte e dura mais tempo.

Publicado:

Acho que já tudo foi dito.... só para acrescentar.....

 

fermento...... eu tenho usado levedura de cerveja,

é mais barata, tem um prazo de validade maior, tem um cheiro mais adocicado o que "mascara" um pouco o cheiro "azedo" da cultura.

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:

Caro LCFONSECA, mas como faço para retirar so microvermes do meio, nao vem a papa de aveia atras?

Secalhar agora vou começar a usar fermento da rollay que acho que me sai mais barato, mas isto s quando acabara o meu de padeiro, eu guardo o meu no frigorifico para ele nao se eswtragar faço bem?

Mas alguem consegui iniciar uma cultura, como foi?

 

Caro Jorge Oliveira, porque a parte do lado da cultura e mais forte que a de dentro?

 

Caro Paulo Cabrita, onde posso comprar a levedura de cerveja?

Publicado:

Olá!

 

- A Luisa tira os vermes da superfície, e não do centro, da cultura. Se observarem uma cultura com luz a fazer brilhar a superfície vêm que ela fervilha de vermes.

- Vem sempre alguma papa antiga mas não faz mal, até ajuda porque trás a 'cultura inicial' de bactérias e leveduras de que os vermes se alimentam. Se utilizares apenas os vermes que estão a subir nas paredes quase não vem aveia nem micróbios, e também dá para iniciar outra cultura.

- O fermento de padeiro é para 'semear' as leveduras para os vermes comerem, eu não tenho usado porque transfiro 2-3 colheres de chá da cultura anterior que já tem a cultura de micróbios.

- A levedura de cerveja é uma alternativa alimentar mas está morta, fornece vitaminas e proteínas aos bichos existentes, cuidado, não utilizar muito porque o excesso de proteína faz a cultura cheirar mal e morrer mais depressa.

- O mesmo acontece se não colherem, os vermes morrem ao fim de 3-5 dias e aumentam muito a quantidade de proteína em decomposição na cultura, os ideal é colher pelo menos a intervalos de 2-3 dias, nem que os dêem a peixes adultos (os corys e os guppies gostam) ou os deitem fora.

- Neste momento tenho culturas de 9 de Dez em produção, vão para o lixo esta semana, costumo renovar a cada 2-3 semanas, manter 3 culturas de cada tipo e alimentar as culturas velhas com um pouco de papa quando faço as novas, ou com um pouco de Miluvit multicereais se não fizer papa e vir que estão a enfraquecer.

 

Espero ajudar.

Cumps,

João

Publicado:
Sem problemas Oluap,o que interessa é tirar as dúvidas :chair:

Só um pequeno reparo,que por acaso ainda não corrigi no meu tópico. É que se em vez de removeres do centro da cultura como diz a Luisa,se removeres dos lados a cultura fica mais forte e dura mais tempo.

 

 

O qué que eu fiz???? :scarerun:

Pois, desta vez é o Jorge que está a lêr na diagonal, assim não sou só eu.

Eu disse a camada de cima!

João os meus vermes ainda são dos teus... de Junho de 2008! Vão para o Guiness!

 

Fiquem bem

Luisa Fonseca

Publicado:

Tirando de lado vão microvermes mais frescos.Na camada de cima levamos já alguns mais velhos e assim como cultura mais antiga e a cheirar menos bem,pelo menos é a minha opinião e até me baseio em experiência de ambos os testes.Dá na mesma de qualquer das formas :discuss_gathering:

Publicado:

ja percebi algumas coisa, atao e quanto mais humda a cultura melhor?, quando a cultura começa a secar se juntar agua nao estou a matar os microvermes?, devo por so agua ou mexer para a mistura com a cultura?

Publicado:

eu dantes tinha elas numa parteleira mas nao se reproduziam como eu queria agora mudei e pes as caixas em cima da lampadas, e consigo alimentar os meus peixes mais ou menos 6 vezes por dia, e bom nao é?

e quando meto fermento não acho diferença porque será?

Publicado:

Sim é bastante bom.Mas não notas diferença como assim?Não percebi.O fermento pode-se meter apenas quando se renova a cultura.Por vezes devido a não ter flocos de aveia apenas acrescentava um bocado de fermento e umas gotas de água mas o fermento faz mesmo efeito é quando se renova.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.