Oluap12 Publicado Fevereiro 3, 2009 Publicado Fevereiro 3, 2009 Boas amigos, ja li o topico do jorge oliveira e ando com microvermes a alimentar os meus escalares, so qe ando com umas duvidas? 1 - De quanto em quanto tempo devo renovar a cultura? a cultura velha vai para o lixo? Custumo renovar de 15 em 15 dias e depois mando a velho para o lixo. 2 - Quanto tempo aguenta uma cultura sem morrer? 3 - Porque tenho de usar agua de um poço e nao de a rede? 4 - Porque tenho de usar fermento de padeiro e nao outro? 5 - Como posso começar uma cultura? sem ser atraves de outra? Citar
Ricardo A. Silva Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Acho que o melhor é falares mesmo com ele, ele explica-te sobre os microvermes e não só. Citar Cumprimentos, Ricardo A. Silva
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 1º Pode ser mais de 15 dias,depende da cor,se ficar escura convém renovar ou então se cheirar mesmo mal.Eu ás vezes baldo-me á séria e fica umas 3 ou 4 semanas 2º Enquanto vires a "remexer" é sinal que está viva.Morrer é mesmo difícil,nunca vi tal coisa mas deve ser possível acontecer. 3º Isso foi o que me tinham dito mas após alguns testes notei que é indiferente isso e se molhares com umas gotas não todos os dias mas alguns dias intercalados ainda cresce melhor.Não esquecer é que quanto maior for a temperatura e humidade mais rápido se desenvolve. 4º Podes usar qualquer tipo de fermento,pó ou barra mas de padeiro é super barato de ai aconselhar esse. 5º Boa pergunta,muito mesmo.Se descobrires avisa-me que eu não sei. Espero ter ajudado,mas se fizesses no tópico que leste tirarias as dúvidas a muitas pessoas que podiam ter a mesma dúvida que tu embora estivesse lá tudo descrito Citar O meu feedback
Oluap12 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2009 pois secalhar fiz mal começar um topico novo,mas achei que era melhor. Citar
Luisa Fonseca Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Boas amigos, ja li o topico do jorge oliveira e ando com microvermes a alimentar os meus escalares, so qe ando com umas duvidas? 1 - De quanto em quanto tempo devo renovar a cultura? a cultura velha vai para o lixo? Custumo renovar de 15 em 15 dias e depois mando a velho para o lixo. 2 - Quanto tempo aguenta uma cultura sem morrer? 3 - Porque tenho de usar agua de um poço e nao de a rede? 4 - Porque tenho de usar fermento de padeiro e nao outro? 5 - Como posso começar uma cultura? sem ser atraves de outra? A cultura deve ser renovada quando começa a ficar escura, deves recolher com uma colher a camada de cima (onde estão os vermes) e reservas num pires ou pedaço de plástico, entretanto renovas a papa de aveia, a velha já sem vermes deitas fora. Depois colocas a nova papa na caixa e por cima espalhas os vermes O fermento que eu uso não é de padeiro, é Fermipan (salvo erro) pacotes com granulado fininho que encontrei no supermercado Polisuper, mas há noutros. Sempre que vires que está a secar, podes pegar num borrifador e dar duas "sprayzadas". A única cultura que me morreu foi devido a ficar imenso tempo sem ser renovada e acabou por secar, era de Banana Worms. Uso água da rede. Não podes começar culturas sem teres vermes para se reproduzirem, a menos que encontres os vermes na natureza, não imagino! Luisa Fonseca Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Sem problemas Oluap,o que interessa é tirar as dúvidas Só um pequeno reparo,que por acaso ainda não corrigi no meu tópico.É que se em vez de removeres do centro da cultura como diz a Luisa,se removeres dos lados a cultura fica mais forte e dura mais tempo. Citar O meu feedback
Paulo Cabrita Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Acho que já tudo foi dito.... só para acrescentar..... fermento...... eu tenho usado levedura de cerveja, é mais barata, tem um prazo de validade maior, tem um cheiro mais adocicado o que "mascara" um pouco o cheiro "azedo" da cultura. Cumprimentos, Paulo Cabrita Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
Oluap12 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2009 Caro LCFONSECA, mas como faço para retirar so microvermes do meio, nao vem a papa de aveia atras? Secalhar agora vou começar a usar fermento da rollay que acho que me sai mais barato, mas isto s quando acabara o meu de padeiro, eu guardo o meu no frigorifico para ele nao se eswtragar faço bem? Mas alguem consegui iniciar uma cultura, como foi? Caro Jorge Oliveira, porque a parte do lado da cultura e mais forte que a de dentro? Caro Paulo Cabrita, onde posso comprar a levedura de cerveja? Citar
mjm Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Olá! - A Luisa tira os vermes da superfície, e não do centro, da cultura. Se observarem uma cultura com luz a fazer brilhar a superfície vêm que ela fervilha de vermes. - Vem sempre alguma papa antiga mas não faz mal, até ajuda porque trás a 'cultura inicial' de bactérias e leveduras de que os vermes se alimentam. Se utilizares apenas os vermes que estão a subir nas paredes quase não vem aveia nem micróbios, e também dá para iniciar outra cultura. - O fermento de padeiro é para 'semear' as leveduras para os vermes comerem, eu não tenho usado porque transfiro 2-3 colheres de chá da cultura anterior que já tem a cultura de micróbios. - A levedura de cerveja é uma alternativa alimentar mas está morta, fornece vitaminas e proteínas aos bichos existentes, cuidado, não utilizar muito porque o excesso de proteína faz a cultura cheirar mal e morrer mais depressa. - O mesmo acontece se não colherem, os vermes morrem ao fim de 3-5 dias e aumentam muito a quantidade de proteína em decomposição na cultura, os ideal é colher pelo menos a intervalos de 2-3 dias, nem que os dêem a peixes adultos (os corys e os guppies gostam) ou os deitem fora. - Neste momento tenho culturas de 9 de Dez em produção, vão para o lixo esta semana, costumo renovar a cada 2-3 semanas, manter 3 culturas de cada tipo e alimentar as culturas velhas com um pouco de papa quando faço as novas, ou com um pouco de Miluvit multicereais se não fizer papa e vir que estão a enfraquecer. Espero ajudar. Cumps, João Citar
Luisa Fonseca Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Sem problemas Oluap,o que interessa é tirar as dúvidas Só um pequeno reparo,que por acaso ainda não corrigi no meu tópico. É que se em vez de removeres do centro da cultura como diz a Luisa,se removeres dos lados a cultura fica mais forte e dura mais tempo. O qué que eu fiz???? Pois, desta vez é o Jorge que está a lêr na diagonal, assim não sou só eu. Eu disse a camada de cima! João os meus vermes ainda são dos teus... de Junho de 2008! Vão para o Guiness! Fiquem bem Luisa Fonseca Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Tirando de lado vão microvermes mais frescos.Na camada de cima levamos já alguns mais velhos e assim como cultura mais antiga e a cheirar menos bem,pelo menos é a minha opinião e até me baseio em experiência de ambos os testes.Dá na mesma de qualquer das formas Citar O meu feedback
Oluap12 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2009 ja percebi algumas coisa, atao e quanto mais humda a cultura melhor?, quando a cultura começa a secar se juntar agua nao estou a matar os microvermes?, devo por so agua ou mexer para a mistura com a cultura? Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Apenas humedecer a cultura,não a remexas.Comigo dá bons resultados assim. Citar O meu feedback
mjm Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Eu nunca precisei de pôr água. As culturas estão em caixas de plástico tapadas com uma dúzia de furinhos na tampa. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Concordo mas notei que quando humedeço,no dia seguinte está por todo o lado os micro vermes.Noto um crescimento ainda maior. Citar O meu feedback
Oluap12 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2009 mas a cultura deve ser bastante ou pouco humida? Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Pouco,basta umas gotas.Mas isso é a minha opinião.Até mesmo sem andares a molhar dá bem.Mas se meteres por cima da tampa do aquário é que nem dás vazão aos micro vermes Citar O meu feedback
Oluap12 Publicado: Fevereiro 5, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2009 eu dantes tinha elas numa parteleira mas nao se reproduziam como eu queria agora mudei e pes as caixas em cima da lampadas, e consigo alimentar os meus peixes mais ou menos 6 vezes por dia, e bom nao é? e quando meto fermento não acho diferença porque será? Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 5, 2009 Publicado: Fevereiro 5, 2009 Sim é bastante bom.Mas não notas diferença como assim?Não percebi.O fermento pode-se meter apenas quando se renova a cultura.Por vezes devido a não ter flocos de aveia apenas acrescentava um bocado de fermento e umas gotas de água mas o fermento faz mesmo efeito é quando se renova. Citar O meu feedback
Oluap12 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2009 ontem fiz uma cultura e passado duas horas tinha as paredes da caixa totalmente cheias nunca tinha acontecido algo assim é normal? Citar
Luisa Fonseca Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Normal ou não, é bom sinal, assim tens muita paparoca! Luisa Fonseca Citar
Oluap12 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2009 agora que me morreram 237 escalares bebes é que tenho comida com fartura Citar
canhake Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Como é que morreram? Citar O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Normal isso,basta teres por exemplo em cima da tampa do aquário.É um crescimento brutal.Lamento isso dos escalares,numa próxima terás mais sorte.Agora tenta é descobrir o que fizeste de errado. Citar O meu feedback
Oluap12 Publicado: Fevereiro 7, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2009 axo que foi o meu pai mudou 10 litros de agua e esta tinha ph a 8 tenho quase a certeza Citar
Recommended Posts