Ajuda!!


rdrrei

Recommended Posts

Boas!!

Necessitava que me ajudasem pois estou a começar a ficar preocupado, pois ontem encontrei um guppy morto e hoje de manha já encontrei mas um e reparei que todos os guppies machos estão a ficar sem cor e com as barbatanas a desfiarem.

Uma das razões que vejo para isto acontecer é o facto de todos já serem descendentes de outros guppy's que já tive no aquario e só agora pus sangue novo no aqua.

Gostava que me dessem sugestões do que devo fazer...

 

Caracteristicas da água:

pH- 7.0

Temperatura - 26º C

 

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Ricardo Rei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viste os niveis de amonia e os nitratos? será que nao foram afectados pr nenhum factor externo, cmo o fumo do tabaco, sprays ambientadores ou de limpeza dos móveis ou vidros?

Se for caso disso convem k mudes 1/3 da água e eleves o teor de oxigénio.

caso seja necessario administrares algum medicamento dirige-te a 1 loja (c 1 funcionario k percebas de peixes :roflroll2: )

 

Abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá em casa não existem fumadores e não usamos esse tipo de hambientadores, desde ontem que três guppy's já morreram e já está outro a dar as ultimas, eu fiz a mudança da água a cerca de 4 dias e a amonia e os nitratos está tudo bem.

Mudei o filtro porque o meu avariou, e pus um interno da hagen que põe a água com muito mais movimento mas penso que essa não será a causa!

De qualquer forma vou-me dirigir a loja onde costumo de ir que des que me lembro são sempre as mesmas pessoas que la estão e já tem a loja a pelo menos 12 anos eles talves saibam o que fazer, vou esperar pelo fim da tarde para la ir.

Espero que continuem a dar respostas.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fiz a mudança da água a cerca de 4 dias

 

Poderá ter sido da água. Se usas-te agua da corrente, pode ter haviado alguma alteraçao quimica demasiado forte para os guppies.

Continuo a pensar que se trata de algum tipo de intoxicaçao quimica.. :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é realmente estranho, é que está a acontecer somente aos machos com o resto da população do aqua está tudo bem também!!

:transport027:

Bem nã sei que fazer...

Acham que deva ir na mesma a loja de animais e comprar um bactericida!!

É que eu tinha uma Molly com ictio e consegui resolver sem nenhum produto quimico ao mudar a agua e aumentar a temperatura e por sal que axo k também é bom para os vivíparos!!

Continuo a contar com a vossa ajuda!

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não reparei em nenhum tipo de ataque por parte dos molly, em relação a guppy's novos não tenho nenhum macho novo apenas uma femea que introduzi no aqua que está gestante para que após o parto se renove o sangue presente nos guppy's. Tenho outra femea antiga que nasceu na mesma altura que aqueles machos mas os pais não eram os mesmos e não tem sinais dessa doença!!

Uma duvida que me ocorreu, se fosse de algum quimico que possa existir na água todos os peixes seriam afectados com esse quimico??

mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma duvida que me ocorreu, se fosse de algum quimico que possa existir na água todos os peixes seriam afectados com esse quimico??

 

Nem todos iriam reagir igual, mas penso que nunca ira haver uma diferença tao grande como "morrer vs. tar de prefeita saude" :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem todos iriam reagir igual, mas penso que nunca ira haver uma diferença tao grande como "morrer vs. tar de prefeita saude" :confused4:

 

Pois é isso que eu penso também!!

Lá por volta das 6h vou fazer o tratamento da água com um produto para as bactérias e provavelmente vou fazer uma TPA amanha conforme a evolução.

Tenho uns garrafões de água que tenho sempre parada para fazer a troca em segurança sem nenhum quimico, é por isso que tou a estranhar, mas não há nada como tentar!!

Só não sei se heide fazer primeiro o tratamento ou a TPA!

Abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que estão a reagir bem, agora resta esperar, mas fui alimenta-los e eles estão a comer!

Obrigado pela preeocupação!

Abraços

ainda bem que estao a comer sempre e mais facil eles melhorarem. E as melhoras pros guppies.

abraço

fabio ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu estou a fazer o tratamento directamente na água pois penso que assim posso fazer o tratamento a todos os peixes pois no caso de ser uma bactéria ou fungo essa propaga-se por todo o aquario não só para os peixes como também para plantas rochas e etc.

Quanto aos guppy's houve mais duas baixas durante a noite e penso que haverá mais uma pois eram esses os que apresentavam maiores sintomas de doenças de resto esta tudo bem!

Abraços e muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Os guupy's machos acabaram todos por morrer :shocked028:

Mas as femeas estão muito bem!

Acabei por ter de associar a causa ao facto de ter comprado um platy dois dias antes que tambem morreu!

Entretanto fiz um TPA!

E agora parece-me que está tudo bem!

Abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Mudei o filtro porque o meu avariou, e pus um interno da hagen que põe a água com muito mais movimento mas penso que essa não será a causa!

Verificaste a amónia e os nitritos?

Como sabes os tratamentos para as doenças acabam por enfraquecer os peixes, por isso antes de andar a fazer tratamentos às cegas devemos descobrir o que realmente se passa.

A mudança do filtro poderá ter despoletado a desgraça, e era por aí que se devia ter começado, devias adicionar algo para reconstruir a colonia de bacterias do filtro.

Mediste a amónia e os Nitratos, mas nao tens os dados dos nitritos, que é tóxico mesmo em baixas concentrações.

As doenças dos peixes ocorrem mais facilmente quando os peixes se encontram debilitados por outra qualquer razao (Stresse, alterações da temperatura, parametros da água, etc)

 

Pelos vistos já estás a fazer o tratamento para a doença à algum tempo e ainda nao houve melhorias, se calhar devias mudar de estrategia.

Falta tambem colocares o setup do aquario, pois nao sabemos como está a população do aquario em relação à litragem. Tendo viviparos de reprodução facil, poderá estar sobrepopulado e ser um dos factores que está a ajudar à situação.

Espero que isso melhore, mas acho que nao se deve entrar em panico e ao tentar remediar as coisas, fazer ainda pior.

abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Os nitritos estavam a 0,02 mg/L.

Quanto a população do meu aqua naquel altura:

7 guppy's

1 chorydora

6 neons

2 platys

2 molly

3 zebra

4 espadas

1 flying fox

 

Eu so fiz tratamento 3 dias como mandava no prospecto.

Cumprimentos e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está um pouco no limita, mas nao parece que seja isso que esteja a provocar essa mortandade...

eu continuava com as tpa's diarias sempre com a temperatura mais proxima possivel da do aquário, com condicionador. Podias por +- 1 colher de chá de sal por cada 10 litros de agua na TPA para "desinfectar". Eu alterava a alimentação, nao vá ser alguma coisa que se tenha "estragado" ou contaminado.

Quando nao se sabe o q correu mal, devemos desconfiar de tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais