SAIKEI


Nuno_Santos

Recommended Posts

Boas tardes, este tópico é a continuação do meu começo na aquariofilia descrito neste outro tópico:Evolução do aqua

 

Setup:

60x30x35 - 54Lts.

Filtro TETRAtec ex600(600 LPH)

Termostato ELITE 100W

Calha HSD600, de 3x24W T5 (72W, 10000K)

O substracto fértil é o Fondo Vivvo(Experiência...) e ADA Aquasoil MALAYA

 

Flora:

- Anubias barteri var nana

- Vallisneria "mini twister"

- Rotala (by Diogo Matias :thumbup3: )

- Palustris "cuba"

- Fissidens Fontanus

 

Fauna:

-1 ancistrus

-2 Neritinas

-4 SAE

-casal de kribensis

 

Este aqua começou como um simples comunitário, após um acidente com o filtro que me obrigou a recomeçar optei por uma montagem de aquascaping.Durante alguns anos trabalhei na construção e manutenção de jardins, era obvio para mim ter como objectivo na aquariofilia construir e manter um jardim dentro de água.Com este aqua pretendo aprender e ganhar o maximo de experiencia, um processo lento e trabalhoso mas que me tem dado um prazer dos diabos.Passei a fase das algas, passei a fase em que nenhuma planta se aguentava, ainda ando as voltas com a fertilização...

 

01022009114-2-1.jpg

 

01022009111-1.jpg

 

01022009113-1.jpg

 

As pedras poderão vir a ser substituidas, a rotala esta a crescer bem e irá fazer uma moita moldada, a palustris é de crescimento lento mas ha-de preencher a traseira do tronco.No canto direito não vai ficar a vesuvius, a ideia e fazer uma moita de Hemianthus micranthemoides.Falta ainda escolher uma planta para colocar nas base do tronco entre as pedras.Entretanto tive uma ninhada de kribensis que me impede de momento de fazer alguns acertos no layout.A luz tambem esta na lista de alterações visto serem as 3 lampadas de 10000K.

 

Por falta de tempo nem sempre tenho tempo para comentar e ajudar outros membros, mas agradeço desde já a ajuda e o apoio que tenho tido neste forum!!!Criticas positivas e negativas serão aceites com agrado.

 

Abraço,

 

Nuno Santos

Editado por Nuno_Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Nuno, isso finalmente tá a ir ao sitio!

Esses kribs so pensam mesmo naquilo pah... :music_singguitar:

Eu bem te disse que te ficava bem ali a rotala! Tens de lhe dar uma poda que já ta na altura!

E falta a palustris também mostrar que está viva.

Mas gosto muito da disposição das valisnerias :crazyeyes:

 

Vai actualizando o destino dessa prole!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

08022009130-1.jpg

 

08022009131.jpg

 

08022009132.jpg

 

As algas das quais não me consigo livrar nem por nada!!!!!!!!!!!

08022009134.jpg

08022009137.jpg

 

Vai haver mudanças nos espectros de luz e entrar tennelus para tapete em breve.Continua a faltar a hemmianthus micranthemoides para o canto direito.A palustris ja começa a aparecer por detras do tronco.Com calma a coisa faz-se hehehe.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tá fixe o teu aquario... Parabens. Olha em relação as algas, já passei por isso. Segundo o que li no forum e revistas, essas algas tendem a desaparecer se adicionares mais flora ao aquario de preferencia plantas de crescimento rapido, Reduz a quantidade de luz, compra 1 ou 2 Siemes e faz trocas de agua regulares... li não sei a onde que essas algas aparecem muito nos aquarios devido aos nitratos ligeiramente elevados. EU tive uma grande luta com elas e ainda as tenho no meu aquario mas tao a desaparecer com alguma rapidez. Essas algas tendem a aparecer em inicio de montagens dos aquarios e na presenta de plantas de crescimento lento tipo anubias, fetos, etc.

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

realmente ja está a ficar um bocadinho atacado esse aquario.

 

controla os nitratos e os fosfatos para os valores base recomendados e dá-lhe no co2 e potassio, com a continuade isso acaba por estabilizar.

falta mesmo aí o tapetezito, mas nesta altura nao arriscava até que o aquario estabiliza-sse das algas :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tá fixe o teu aquario... Parabens. Olha em relação as algas, já passei por isso. Segundo o que li no forum e revistas, essas algas tendem a desaparecer se adicionares mais flora ao aquario de preferencia plantas de crescimento rapido, Reduz a quantidade de luz, compra 1 ou 2 Siemes e faz trocas de agua regulares... li não sei a onde que essas algas aparecem muito nos aquarios devido aos nitratos ligeiramente elevados. EU tive uma grande luta com elas e ainda as tenho no meu aquario mas tao a desaparecer com alguma rapidez. Essas algas tendem a aparecer em inicio de montagens dos aquarios e na presenta de plantas de crescimento lento tipo anubias, fetos, etc.

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos

 

Lá está hehehe, desde o inicio da montagem que tenho esta alga e me impediu de aumentar a flora de maneira a combate-las.Só a pouco e pouco e que consegui que as plantas fossem vingando.Tenho 4 SAE e faço TPA de 4 em 4 dias.

 

 

boas

 

realmente ja está a ficar um bocadinho atacado esse aquario.

 

controla os nitratos e os fosfatos para os valores base recomendados e dá-lhe no co2 e potassio, com a continuade isso acaba por estabilizar.

falta mesmo aí o tapetezito, mas nesta altura nao arriscava até que o aquario estabiliza-sse das algas :?

 

Vou experimentar atacar com Flourish excell a ver no que dá, tenho o co2 a 1 bps.Ainda ando as turras com a fertilização, tambem por ai o alguedo tem-me dado mais dores de cabeça.

 

 

Obrigado pelos coments.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

Já vi que as algas não te dão descanso ..... errr..... seja como for .... é frequente esses surtos de algas nos inicios de novas montagens ..... e eu que o diga .... beer

-Mas .... tens medido os niveis de po4 e no3 ?

É que com essa iluminação .... que dá cerca de 1,4 w/litro .... pá .... se não acertas bem esses nutrientes ..... vai ser uma batalha dificil.

Como o krypticall diz .... co2 a bombar .... potassio .... e eu acrescento .... niveis de po4 e no3 bem controlados .... mas atenção que com essa luz toda .... não convem ter os niveis muito baixos .... porque senão .... vais ter um "reset" durante o periodo de iluminação .... e depois .... algas ....

Vai actualizando, quando possivel mede os valores de po4 e no3 ... e vai dando noticias.

Ahhh..... excelente aqua .... ;)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás com o NO3 a zero, o que é mau, ao mesmo tempo que tens o PO4 alto. Põe os valores desses macros dentro de valores aceitáveis, assim como o K, regula o CO2 para que este se mantenha em boas concentrações na água.

 

Mantém as coisas assim que o aqua acaba por estabilizar e as algas vão à vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No3 - 0

 

Po4 - 1,5

 

Tá só com 2x24W, vamos la ver a evolução da coisa....

 

Boas.

Estranho ... esses valores.

-Tens o aqua montado há quantos dias ?

-Não estás a dar comida a mais ?

É que normalmente .... é ao contrario .... nitratos a mais .... e fosfatos a menos.

Seja como for ..... convinha acertares os valores de no3 .... estilo 5-10 ppm

Tenta acertar esses valores de macros.

Vai actualizando. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No3 - 0

 

Po4 - 1,5

 

Tá só com 2x24W, vamos la ver a evolução da coisa....

 

 

Ena pah! Tá explicado... Nunca se pode deixar os níveis de nutrientes irem a zero! É alguedo na certa!

2x24 em lampadas t5 é mais que suficiente, é o que eu tenho no meu aquário e as plantas estão óptimas;-)

 

Agora precisas de urgentemente subir esses nitratos! E fertilizar com potássio e injectar co2 em conformidade...

 

Se fosse eu começava a fazer tpa 20-30% de 2 em dois dias à qual juntava os micros, dava 5-10 ppm de NO3 diarios, 10 ppm K diarios, 0,5 ppm de fosfatos de dois em dois dias e co2 nos 30 ppm suplementado com excel em cima das algas mais persistentes.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Esta montagem passou para outro aquario, deixando assim o anterior para uma nova montagem que irei começar brevemente.Fiz algumas alterações mas mantendo o espirito experimental neste aqua.Falta a alteração da iluminação e a plantação de um tapete do lado esquerdo...agora e ver crescer.

 

28022009217.jpg

 

28022009220.jpg

 

Mais uma vez conto com os vossos preciosos comentários.

 

Abraços,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Poupaste nas pedras? :) Acho que falta ai mais um pouco de calhau para ter mais contraste entre a parte livre e a "ocupada" mas claro, tudo depende do gosto pessoal..

 

 

Abraço

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Poupaste nas pedras? :) Acho que falta ai mais um pouco de calhau para ter mais contraste entre a parte livre e a "ocupada" mas claro, tudo depende do gosto pessoal..

 

 

Abraço

 

Usei as que tinha hehehe, mas ja ha muito que sei que me falta calhaus.A ver se aproveito esta semana de ferias para dar um pulo a naturline, preciso de calhaus para este e para a nova montagem que ai vem a caminho.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente tive tempo disponivel para ir as compras a Naturline (mais uma vez obrigado pela disponibilidade e excelente atendimento).Vieram os calhaus que faltavam, um filtro novo(Eheim 2040 cascata), e alguma fauna e flora...O tapete já começou a ser plantado embora ainda não na totalidade da zona pretendida.

 

07032009232.jpg

 

07032009234.jpg

 

07032009235.jpg

 

07032009244.jpg

 

A riccia irá sair para o nano, ficando ali tambem "cuba", e o canto direito irá perder as valisnerias para colocar HZ.Mais uma vez peço os vossos comentários para poder melhorar este aqua.

 

PS:Hoje deve chegar maquina fotografica nova...este aqua ja merece fotos de jeito hehe.

 

Abraço,

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa foto não tem qualidade :D

Agora sim... Já dá para ver o aquário... Que máquina é?

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.