Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal...

É o seguinte, sou iniciante nestas coisas da aquariofilia, mas iniciante mesmo.... há tempos ofereceram-me o meu 1º peixinho, dentro de um aquario daqueles redondos e com um respirador. Pareceu-me que a coisa assim não ia resultar e então decidi abrir os cordões à bolsa e comprei um aqua maior. Chego a casa e começo a ver na net o ppl todo a falar de aquas de 100l 120l e reparei que o meu se calhar podia ser maior visto que é de 12l ;) Mas pronto, para piorar, tinha comprado outro peixe para fazer companhia ao 1º pois tinha lido que os kinguios precisam de companhia. Enfim, mas assim ficaram. Entretanto, a minha casa situa-se num local em que as temparaturas oscilam muito do dia para a noite e como sou mesmo iniciante não pensei que os peixes de agua fria fossem sofrer com isso. Pois, depois de perto de 2 semanas os peixes ficaram com Ictio, procurei na net os tratamentos, comprei termostato, termómetro e o remédio para os peixinhos. Meti a agua mais quentinha é certo, mas 2 dias depois morreram. Depois de recuperar da perda, voltei a comprar ontem mais 2 peixes visto que agora tinha o aquecedor para evitar alterações de temperatura. Muito bem, meti a agua nos 18º (recomendada para kinguios) e até à noite ficou nos 18º, quando fui me deitar meti o aquecedor a 20º para que a temperatura nao baixasse....acordei e deparo-me com a temperatura a 10º fight . A temperatura exterior pela manha tava nos 13º. Estou desesperada pois tenho muito medo que estas alterações de temperatura debilitem os meus peixinhos, e extremamente triste pk parece-me k não tenho sorte com este hobbie :)

O aqua tem 12l e o aquecedor é da marca "aquapor" 75W (comprado no supermercado :S)

Será que o aquecedor não presta? não está bom??

Ajudem-me, o que faço? Se calhar não sei acertar o aquecedor pela diferença da temperatura exterior...

Obrigado! ;)

Publicado:

Olá Ismenio, obrigada pela dica. O aquecedor está quase totalmente debaixo de agua mas realmente não está 100%, só deixei de fora o botão de regulação da temperatura. Mas será que só por não estar todo debaixo de agua é motivo para não funcionar?? É porque ele já nem aquece...fica com a luz acesa mas não aquece a água!! :S Está a 10º e tenho medo que os peixinhos sofram por isso... :(

Quanto ao filtro realmente não tenho o filtro, vou comprar...só espero que eles sobrevivam porque já estou a desanimar quer psicologicamente quer financeiramente... :shocked028:

Obrigada...eu dou notícias! ;)

Publicado:

Olá

Devias ler este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 se já o leste melhor ainda.

Realmente o aquario é pequeno para se conseguir manter os parâmetros estáveis. Deverias optar por colocar peixes pequenos, como alguns tetras. Mas atenção, só quando estiver concluído o clico de azoto, se não souberes o que é, está explicado no tópico que meti.

Em relação ao termostato não aquecer a agua, é muito estranho, se é de 75watts e o aqua de 12 litros devia chegar bem. Pode mesmo estar estragado, se ainda estiver na garantia vai onde o compraste. Mas a marca aquapor não é grande coisa, apesar de eu ter um e a funcionar bem.

Cumps

Publicado:

Pessoal, mto obrigado. Já tenho o problema parcialmente (grande parte) resolvido. Já comprei novo aquecedor e um filtro com carvão na loja de animais. O aquecedor antigo nem levei porque foi no supermercado...axei k nem valia a pena... :S Entretanto, o ciclo do azoto ainda não "captei" muito bem mas vou ler bem o tópico indicado e tentar seguir todos os parâmetros. Eles de momento estão bem, será k isso pode signifcar que o ciclo do azoto está concluído?

Relativamente ao pH, é outro assunto que já me começa a preocupar e hoje na loja já me indicaram um produto que coloca de imediato o pH em 7, mas vou ter de esperar um tempo pk já gastei muito dinheiro estes ultimos dias... Acham que pode esperar tipo 1 mes ou isso pode afectar os peixinhos?

Quanto à comida, realmente no 1º dia dos meus peixes fikei mesmo desconfiada se seria mesmo correcto dar apenas uma bolinha de comida por dia mas já estive a informar-me e já sei k é um ou duas no máximo...tenho dado uma demanha e outra à noite. E para que eles fiquem fortes compre vitaminas, uma pirâmida que parece de pedra e que vai se dissolvendo na agua durante alguns dias...tudo para o bem deles! lol

Bem, obrigado por tudo, espero amanha demanha acordar e ver o novo aquecedor a 100%!!

Cumps, fikem bem! :computer003:

Publicado:
E faz TPAs (Trocas de agua programadas)

Troca Parcial de Água :techi:

Lendo toda a tua história,nem sei bem que te dizer ao certo.Para já esquece isso do pH a 7,chega de gastar dinheiro em produtos que só vão trazer problemas.Faz mais mal teres o pH a 6 e com produtos altera-lo para 7 do que eles estarem na água com o pH a 6.O pH não se mantém estável e essa variação cria bastantes problemas.

O que eu para já te aconselharia era se tivesses ai um garrafão ou 2,de preferência 2 era enche-lo com água da torneira e deixar sem a tampa para o cloro sair.Passado 36h já deve estar livre de cloro e passas a trocar todos os dias 4L de água ao aquário.Pelo menos enquanto não tiveres filtro.Mas eu nem te aconselho a gastar dinheiro no filtro.Poupa o dinheiro e compra-lhes uma casa melhor,tipo um aquário de 100 x 50 x 50.Pelo menos,sei que te custa pensar em comprar algo mas se os queres ver minimamente feliz pensa numa casa para eles.Não te aconselho a comprar mesmo em loja.Se podesses ir a uma vidraria isso iria ficar mais em conta,ou porque não um amigo teu te fazer isso?É bastante fácil de fazer,até eu que nunca tinha feito nada disso fiz o meu de 300L e um outro de 800L sem qualquer problema :computer003:

Eles nadarem aparentemente feliz não é sinal que o ciclo do ozoto terminou,é que nem se quer começou.Eles por natureza fazem bastante urina,ou seja amónia o que é bastante prejudicial para eles e que consequentemente a sua morte,o que nós não queremos.Para isso tens que trocar todos os dias os 4L de água previamente em repouso para diminuir a amónia no aquário.

Não vi nada a dizeres do pH que sai da torneira.Sobre o termostato,se ele está na garantia vai lá troca-lo,pois 75W para 12L e não aquecer só pode estar avariado e para o mais se a temperatura exterior é 13º eu estranho dentro do aquário estar 10º é que devia pelo menos estar igual.Já agora como chegaste aos 12L?Dizia na caixa ou mediste?Comprimento x largura x altura a dividir por 1000 ?

Desculpa o testamento mas espero que tenha ajudado em algo.

Publicado:

Muito obrigada por leres o meu "testamento" acima...lol O que queria te perguntar era o seguinte:

"O que eu para já te aconselharia era se tivesses ai um garrafão ou 2,de preferência 2 era enche-lo com água da torneira e deixar sem a tampa para o cloro sair.Passado 36h já deve estar livre de cloro e passas a trocar todos os dias 4L de água ao aquário.Pelo menos enquanto não tiveres filtro."

--> Já tenho o Filtro com carvão...ainda é preciso fazer troca de 4l por dia??

"Já agora como chegaste aos 12L?Dizia na caixa ou mediste?Comprimento x largura x altura a dividir por 1000 ?"

--> Realmente nao vinha escrito ktos litros levava mas tipo, fui deitando a agua litro a litro até ficar xeio...lol, dá para 12 litros..foi assim! Não serve? :)

Relativamente à nova casa vou mesmo pensar numa maior mas, como ja tinha dito, são assuntos k vao ter mesmo de esperar...ja gastei um bom pedaço! Os peixinhos são pequeninos por enquanto por isso julgo que a actual casa ainda vai desenrascar por um tempo... não axas?

Mais uma vez obrigado!! Pela experiencia que tenho disto...de certeza que ainda vou pedir mais ajudas! Só espero que nao sejam emergências... ;)

Cumps,

Sandra

Publicado:

Retira o carvão do filtro,só serve para retirar medicamentos após tratamentos ;)

Faz então troca de água 4L cada 2 dias, de prevenção é que eles vão apanhar o ciclo do ozoto todo.Embora seja resistentes não creio que haja necessidade de eles aguentarem níveis altos de amónia.Se é mesmo 12L é mesmo pequenito para eles.Mas acho que dá para trocar,é os 15 dias de experiência que temos.O problema é senão tiveres dinheiro para um maior ;)

Eles vão crescer mas lentinho porque não têm espaço para crescer e isso pode atrofiar o seu corpo.Mas claro não é do dia para a noite ;)

Não compres produtos para o aquário sem falares connosco,ok?É que 99% dos lojistas tentam sempre vender algo mesmo que não precises.

Já agora mete cá umas fotos dos "rapazes".A mim não me incomodas com as dúvidas,nem as restantes membros porque creio eu que estamos todos cá para aprender e para ajudar quando sabemos :)

Hoje ajudo eu amanhã ajudas tu é esse o espírito.

Publicado:

Bem, aqui estão os meus bebés...lol Parem maiores nas fotos mas na verdade são mesmo pekeninos!!

gallery_31463_1130_1543953.jpg

gallery_31463_1130_1061153.jpg

gallery_31463_1130_1987632.jpg

gallery_31463_1130_2160275.jpg

gallery_31463_1130_658059.jpg

K tal...axam k estão muito "encurralados" neste aqua?

Cumprimentos,

Sandra TemTem

Publicado:

Olá Sandra,vou ser sincero como sempre e espero que não leves a mal.Para já eles aguentam-se,volto a repetir para já.Depois e como falamos o melhor era uma casa maior para ambos.Assim para começar eu tirava algumas coisas,tipo a bomba de ar que não gosto nada de ver em nenhum aquário :o mas são gostos e ai já ganhavas alguns Cm para eles nadarem mais á vontade.Também retirava o buzio,acho que fica algo anti natura ai,mas novamente são gostos.Assim como a planta artificial mas trocava-a por uma natural,com um pouco de sorte alguém do fórum pode oferecer-te,basta ires á parte "procura" na parte classificados e tentares a tua sorte.Eu não tenho para oferecer,lamento é que as poucas que tenho estão cheias de algas :music_singguitar: sobre o areão eu optaria por areia do rio ou algo assim é que esse de cor stressa imenso os peixes.Sendo areão do rio é de graça :P e por ultimo que já estou a ser bastante chato eu meteria uma cartolina preta como fundo,dá outra "profundidade" ao aquário ;)

Podes é encher mais um bocado o aquário,é sempre mais um bocado de água que tanto bem lhes faz.

As fotos foram bem tiradas ;) desejo-te bastante sorte com eles e que te acompanhem durante bastantes e longos anos yikes

Espero que não leves a mal a minha opinião.

Publicado:

Olá Jorge, bom dia...

Obrigado pela tua sincera opinião, é mesmo disso que preciso sendo eu iniciante nestas coisas. Se não forem sinceros comigo eu vou pensar que tou a fazer as coisas certas e afinal tou a prejudicar os peixes... enfim, mas mesmo assim, tenho ainda umas dúvidas sobre o que me indicaste. Achei imensa piada no teu comentário pois ao fim ao cabo a unica coisa que não teve nota negativa foram mesmo os peixinhos...lol chainsaw

Mas eu passo a explicar...cá em casa nunca tinha havido um aquário e, portanto, logo que este cá chegou começaram todos a dar ideias e deu nisto...uns opinão sobre o buzio outros sobre a areia e fica dificil depois negar, por isso foi tudo lá para dentro porque "ficava bonitinho" lol.

Relativamente à bomba de ar é verdade que dá mais um espacinho para eles mas então devo deixar só o oxigenador com aquela "pedrinha" azul é isso?

O búzio vou tirar sim pk realmente é grande e eles precisam de espaço.

Quanto ao areão, como é que se sabe que a cor vermelha stressa os peixinhos?? Se for azul, a cor do meu clube :chores009: , não stressa? ehehe Mas posso meter pedrinhas pequeninas do mar (aqui não há rios) :)

Quanto ao fundo, posso meter também a cartolina preta mas isso dá sensação de profundidade?? Cá em casa deram a ideia de um espelho...mas já vi que as ideias deles não são assim mto convenientes...

A planta artifical eu coloquei pk li algures que estes peixes costumam comer as naturais, não é verdade?? Desculpa se tou a ser chata, mas tenho de perguntar estas coisas pk não sei e também pk já li coisas que dizem "X" e depois leio coisas que dizem "Y" acerca do mesmo assunto!! Isto na net tem de tudo um pouco! :rtfm:

Outra coisa, a agua, eu até pensei que até já estivesse cheio demais mas ok eu vou deitar mais agua.

Hoje vou fazer TPA, mas agora que tenho o filtro ainda é necessário ser de 2 em 2 dias? é que o filtro tem uma pedra que faz com que a agua fique crsitalina...Faço troca de 4L na mesma?

Obrigadão pela atenção! ;)

Cumprimentos,

Sandra

Publicado:

Ainda bem que não levaste a mal,não queria ser sensivel mas assim era melhor para tu aprenderes e poderes dar uma vida melhor aos pequenos,que penso que é isso que tu queres.

Sobre a bomba de ar,podes remover tudo pois não é preciso.Se tens movimento de água á superficie é dispensável a bomba de ar.

O azul não é do teu clube mas sim do nosso :mrgreen: podes é testar as pedras num recipiente a ver se sobe o pH mas acredito que sim :bad-words:

Mete antes cartolina é que espelho :bad-words:

Eles não comem as plantas,não te preocupes e elas ajudam bastante a estabilizar-te o aquário.Muito mais que imaginas.

Uma pedra que faz a água cristalina? :angelic008:

Desculpa responder assim mas foi para não fazer "quote" e alongar o tópico.Penso que com o que o Isménio te disse e eu também referi aqui vais conseguindo progredir bem.

Alguma dúvida vai perguntando que ajudamos.

Publicado: (editado)

Esse filtro é da Rena não é? Se for também tenho um assim. Isso que diz na embalagem que torna a agua cristalina e livre de odores e coloração da água, é carvão activado. Usa-se quando é para se retirar algum medicamento da agua.

E já ouvi por aí, que quando se fazem mudas de agua e colocares anti-cloro na agua nova, o carvão também pode retirar os efeitos do anti-cloro. Mas quando a isto não sei se é verdade...

Editado por Ricardo Ruffo
Publicado:

Caros amigos Jorge Oliveira e Ricardo Ruffo, bom dia!

O meu filtro é da Rena sim e diz na embalagem que contém "Rena crystal 1", uma exclusividade RENA- mistura de resinas que absorvem as matérias orgânicas e de carvão activo de elevada porosidade. Eficácia superior comprovada! cheers Agora se é bom ou não, não sei...o certo é que a vendedora fez daquilo algo milagroso para os peixes. Mas isso já se sabe que é sempre assim na hora de vender!

superclean40.jpg

Quanto à Flora do aquário...acham que um aquário com 12L (bem, agora tem 13L) é capaz de manter uma planta?? E se sim, quais os cuidados...tipo...além do areão é preciso mais coisas não é? Tenho de saber senão é mais um desastre à vista! :thumbup3:

Um abraço, Sandra. :sunbathing:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!