Pedido de ajuda e opiniões


Ze_Luis

Recommended Posts

Boa noite.

 

Ando à cerca de uma semana a ler e reunir informação acerca da montagem de um aquario mais composto, e estou cada vez mais confuso...

Sei, pelo que pesquisei aqui no forum, que seria conveniente começar com um aquario de maiores dimenções. No entanto queria começar com um aquario que tenho de apenas 40x25x25, pois para já é o unico que posso ter no meu apartamento. Futuramente, e se tudo correr bem vou fazer um outro, de maiores adimenções encastrado na parede da sala, mas só quando chegar a altura de fazer umas obras...

 

Tenho imensas dúvidas, as quais vou tentar dissipar com a vossa ajuda atraves deste tópico.

1º- Estou a pensar adquirir Guppys para iniciar (1 macho e 2 femeas) e queria também 1 casal de outro peixes. Será que um casal de Bettas iria causar problemas?

 

2º Já vi quase todo o tipo de filtros, mas continuo cheio de dúvidas: Que tipo de filtros recomendam para um aquario desta dimensão? Não vi por aqui ninguém a usar os filtros biológicos do tipo placa de fundo, já não se usam? Ou podem ser usados em parceria com um filtro tipo mochila???

 

3º Posso decorar este pequeno aquario com algumas plantas verdadeiras, sem ter grandes complicações com a manutenção? Quais as especies de plantas mais robustas e tolerantes que posso usar?

 

Para já estou a construir um pequeno móvel que irá suportar o aquario e ter uma tampa com iluminação apropriada para peixes e plantas tropicais.

Peço então a vossa ajuda para tirar as dúvidas que tenho e as que de certo irão surgir.

Espero também pelas vossas opiniões. :music_singguitar:

Editado por Ze_Luis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

plantas resistentes: Valisnerias , fetos de java e anúbias. Companhia para guppys: espadas, mollys ou platys.

acredita numa coisa, se o vicio começar a pegar como aconteceu com todos nós, em muito breve irás comprar outro aquario. :music_singguitar:

cumprimentos,

 

Michel Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Vou ser breve ;)

 

1º Apenas o trio e mais nada,a não ser umas corys e mais nada mesmo.Em breve tens ai uma legião de guppies e essas dimensões é apertado para mais que isso.Podes é meter umas ampulárias ou neretinas natalensis para tratar dos vidros.

 

2ºEsses filtros de fundo já não se usam devido a terem mais inconvenientes que pontos favoráveis.Eu optaria por filtro de cascata.

 

3ºPlantas o melhor era passares na secção "plantas" e dizeres a iluminação que vais meter e ai sim ajudariam-te a 100%

 

4ºSe tiveres dúvidas não hesites :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dúvida que tenho é acerca do posicionamento do aquecedor. Ao colocar este dentro do aquario, mesmo que posicionado ao centro, a temperatura da agua não ficará uniforme em em todas as partes do aquario. Qual a melhor opção???

 

Quanto aos "caracois", quais os melhores para limpar os vidros e prevenir as algas (de preferencia que não proliferem muito)??? Planorbes, Melanoides, Ampulárias ou Neritinas Natalensis??? E em que quantidades devo adquirir???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres uma boa circulação de água a temperatua será sempre homogénea independentemente da localização do termoestato

 

Para a limpeza dos vidros nunca tive grandes resultados com "caracois", acho otocinclus ou ancistrus uma muito melhor opção para esse fim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E será que posso ter um ancistrus ou um otocinclus neste aquario, tendo em conta as suas reduzidas dimenções???

E serão estes passificos com os Guppys e com os Corys???

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boa noite,

plantas resistentes: Valisnerias , fetos de java e anúbias. Companhia para guppys: espadas, mollys ou platys.

acredita numa coisa, se o vicio começar a pegar como aconteceu com todos nós, em muito breve irás comprar outro aquario. :2gunfire:

 

Bem, na verdade aínda não montei o aquario de 40cm e já comprei um novo aqua de 60cm que tenciono montar primeiro, e guardar o mais pequeno para uma eventualidade...

Comprei um aquario "Aquapor", que é quase igual ao modelo "Rekord 60" da "Juwel": http://www.juwel-aquarium.de/en/rekord334.htm?cat=13

Apenas o equipamento é que não é o mesmo, este kit vem com um filtro interior "Aquapor" AQ-300 com uma capacidade de 300l\h, uma calha de iluminação fluorescente de 15W e não vinha com aquecedor, mas já adquiri um de 75w.

 

Adquiri também um filtro tipo cascata que debitava 380l\h, mas tive de o devolver pois não dava para acoplar ao aquario por causa da tampa deste.

 

Será que este filtro interno (AQ-300) cumprirá bem a sua função??? Ou seria melhor adquirir um filtro interior biologico de caixa tipo o que vem a equipar o kit da "Juwel" ou mesmo um externo???

 

Pretendo um areão claro, mas não sei se deva adquirir um areão fino, tipo areia da praia, ou outro mais grosso. Qual será o melhor tipo de areão para os peixes e plantas tendo em conta que vou espalhar pelo aquario uma primeira camada de substrato apropriado para plantas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Já andei a fazer algumas pesquisas e estou indeciso entre por exemplo, o filtro Classic 1130 da Eheim e um filtro biologico interno tipo este: http://www.girafaonline.com/catalog/popup_image.php?pID=7865

 

;) Que filtro aconselham para o meu aqua de 54 litros???

(podem aconselhar outros)

 

Tenho tb um pequeno problema, não posso contar com a àgua da torneira do meu apartamento para usar no aquario, uma vez que de verão esta costuma sair dar torneira totalmente castanha...

Vou portanto usar agua de uma fonte aqui perto ou então da nascente que alimenta de agua a casa dos meus pais.

Já comprei os testes "EasyTest 5in1" da "JBL" (NO3, NO2, Gh, Kh, Ph) e também já fiz os testes à agua das duas ipoteses que tenho e em ambas obtive os seguintes valores:

NO3 - entre 0 e 10 mg\l

NO2 - 0 mg\l

GH - < 3ºd

KH - entre 0 e 3ºd

Ph - < 6,4 (digo que é menor que 6,4 porque este é o resultado mínimo deste teste)

 

:alberteinstein: O que acham destes valores???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.