Criação de Conchículas s/ Areia


Tiago Navarro

Recommended Posts

Um aquário sem substrato é simplesmente mais prático para motivos de criação. Portanto, pergunto se já alguém experimentou criar conchículas em aquários com toda a sua área apenas coberta de conchas.

 

Querendo opiniões em bruto, não expressarei desde já a minha.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca experimentei, mas se tiveres uma quantidade razoavél de conchas que forme um ou dois layers, é bem provavél que se consiga ter exito.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Um aquário sem substrato é simplesmente mais prático para motivos de criação. Portanto, pergunto se já alguém experimentou criar conchículas em aquários com toda a sua área apenas coberta de conchas.

 

Querendo opiniões em bruto, não expressarei desde já a minha.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Não será de todo impossivel, mas certamente não se sentirão muito bem pois gostam de remover areia do fundo e colocar as conchas a seu gosto. Mudam tudo diversas vezes e dá gosto vê-los escavar e cuspir areia...

Em minha opinião um sustrato de areia fina (de silica) é o ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partindo de um casal formado, talvez seja possível... contudo não me parece muito higiénico - ao contrário da criação de outros ciclídeos - já que os detritos se acumularão por baixo das conchas.

 

Se se partir de um grupo, parece-me impossível (teoricamente) não sem a areia para definir territórios dificilmente formarão casais... "penso eu de que"...

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões.

 

O que tenho observado em N. similis é o facto das conchas ficarem basicamente sob o vidro. Mesmo com uma camada generosa de areias os bichos andam, por vezes, uns belos 50 cm para a largar. A minha dúvida seria se inibindo este comportamento de escavação, se inibiria algo mais. Não terei certezas até experimentar. Outra coisa que também os vejo sempre a fazer é peneirar a areia tipo Callochromis. Também os tenho a viver em rochas (3 de 9), mesmo com conchas disponíveis.

 

Não percebi a crítica da higiene. Com "bare bottom" basta agitar um pouco a água para suspender a porcaria e aspirar. Com a arreia a m**** fica, por vezes, parcialmente colada, para além de estar sempre a aspirar uma pequena quantidade de areia.

 

Tenho casais para separar, agora só preciso de sítio onde colocar aquários. Acho que assim que possa irei experimentar e depois logo darei noticias.

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais