hornet666 Publicado Janeiro 24, 2009 Publicado Janeiro 24, 2009 (editado) Boas... Depois de ir comprando o material a pouco e pouco decidi montar o novo aqua Setup: aquario: 100X40X40 filtro: eheim 2222 professional termostato 250W Substrato: Areia de Silica Fauna: Ainda nao tem Flora: vai levar escalares, guppys, e neons para já O movel é DIY (sorte o meu pai ser carpinteiro e ter facilidade nos materiais e depois é meter a imaginação a funcionar) vamos ás fotos aqui o aquario já em cima do movel lavar a areia colocação de areia no aqua depois de cheio e com 2 troncos lá dentro está a ciclar. (depois coloco mais fotos a maquina ficou sem pilhas) Editado Janeiro 24, 2009 por hornet666 Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Janeiro 24, 2009 Publicado: Janeiro 24, 2009 boas força nisso, se colocares plantas devias te-lo feito logo no inicio da montagem, ajudam no ciclo. quanto á fauna os guppys com escalares para alem da questão do ph não vão durar muito tanto eles como as futuras crias. aconcelho-te a repensares bem a fauna no que toca a guppys. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
hornet666 Publicado: Janeiro 24, 2009 Autor Publicado: Janeiro 24, 2009 eu falei em escalares e guppys porque já os tenho no outro aquario mais pequeno que tenho, e já tenho 14 crias de guppy mas tão dentro da criadeira o que não deixa de ser impeditivo do escalar não se tirar de lá e sempre a tentar morder e não deixa nenhum peixe se aproximar... Quanto á flora adicionei agora pastilhas da sera para areão, fertilizante liquido. uma sagitaria e uma planta que não conheço o nome, eu não tava a adicionar as plantas porque tou á espera das calha de iluminação que chega na terça Queria perguntar se acham se o filtro é pouco?? Obrigado cumps Citar
hornet666 Publicado: Janeiro 24, 2009 Autor Publicado: Janeiro 24, 2009 tive agora a medir o ph e está a 7.0... só tou a ter alguma dificuldade em aquecer a água tá quase á 24 horas ligado e ainda só tenho a agua a 23 graus. haverá plroblema se depois de desativar o aquario mais pequeno transferir o termostato que lá tenho de 50w para o grande só para ajudar o que lá tenho? Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Janeiro 24, 2009 Publicado: Janeiro 24, 2009 o filtro é mesmo a conta mas julgo que será suficiente já que ele faz a volta de 500l/h o termostato do outro podes coloca-lo junto sempre ajuda mais um pouco. estou a achar estranho um termo de 250W não conseguir aquecer a agua, para quanto tens regulada a temperatura? por enquanto já que colocas-te as pastilhas não fertilizes na coluna de agua as plantas vão retirar o que necessitam das pastilhas. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
hornet666 Publicado: Janeiro 25, 2009 Autor Publicado: Janeiro 25, 2009 tinha o termostato a 27 e não passava os 23 agora aumentei para 29 e tá a 26 graus... Citar
element Publicado: Janeiro 25, 2009 Publicado: Janeiro 25, 2009 Boas O aqua não tem tampa? Pelas fotos parece não ter e se não ter não consegues que a temperatura seja a regulada. Citar
npinto Publicado: Janeiro 25, 2009 Publicado: Janeiro 25, 2009 Boas O aqua não tem tampa? Pelas fotos parece não ter e se não ter não consegues que a temperatura seja a regulada. ???? Não posso concordar, nem deixar de contestar esse comentário. Tenho o aquario sem tampa, como muitos outros membros e nunca tive problemas de regulação temperatura. A unica coisa que eu reparo, seja em aquario tapado ou nao, é que a maioria dos termostatos que tenho de vária marca. Nunca tem a porcaria do regulador calibrado. Ou seja eu ponho lá 26ºc e ele aquece até 24, depois desliga. Entao o que eu faço é por tentativas... - Se quero 26ºC ponho o regulador do termostato a 26 e com um termometro vejo a temperaturo do momento em que ele para de aquecer (alguns tem uma pequela luz, outros so se veres mesmo a "patilha" que liga/desliga o funcionamento) - Se a temperatura for inferior ao que eu desejo, aumento no regulador do termostato mais 1 grau (por ex. ponho a 27) - repito esse passo varias x até acertar a temperatura que pretendo. - Sei que alguns termostatos permitem calibrar esse regulador o que facilita posteriores alterações de temperatura. Agora nao esperes exatidao de 0,5 graus pois a propria distancia do termostato à outra ponta do aquario e junto ao areao permite haver dentro deste um gradiente de temperaturas. - Se o termostato nunca desligar e a temperatura nunca atingir o valor que queres mesmo colocando o regulador no máximo quer dizer que tem potencia a menos e aconselho-te a colocar um mais potente ou entao um 2º termostato (de preferencia na outra ponta do aquario para a temperatura ser mais homogenea) Um dos problemas de ter um aquario destapado é que o aquecimento tem te trabalhar mais para manter a temperatura, aumentando os gastos. A evaporação tambem sofre um aumento sendo necessário repor agua mais vezes. Abraço e boa sorte Nuno Pinto Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
hornet666 Publicado: Janeiro 25, 2009 Autor Publicado: Janeiro 25, 2009 o aquario tem tampa tem dois vidros e agora aumentei para 29 a temperatura do termostato e tá certinha nos 27 provavelmente acontece isso mesmo não tá calibrado... Outra duvida que tenho é o co2 caseiro eu fiz com fermento ke tinha em casa de culinaria mas n faz nada provavelmente o fermento não tem força suficiente? Citar
npinto Publicado: Janeiro 25, 2009 Publicado: Janeiro 25, 2009 o aquario tem tampa tem dois vidros e agora aumentei para 29 a temperatura do termostato e tá certinha nos 27 provavelmente acontece isso mesmo não tá calibrado...Outra duvida que tenho é o co2 caseiro eu fiz com fermento ke tinha em casa de culinaria mas n faz nada provavelmente o fermento não tem força suficiente? Deves ter usado um fermento q é um pó branco, penso eu. Esse nao funciona, pois é um fermento quimico que so funciona qdo sujeito às temperaturas do forno. O fermento que tens de usar é fermento biologico. São as bacterias que consomem o açucar e produzem, entre outras coisas, o tão desejado CO2. Tens duas hipoteses para o obteres: 1º Vais a uma padaria e pedes um pouco de fermento. Aquilo é tipo um bloco e convem desfazer um pouco para se dissolver melhor. 2º Compras no supermercado um que se vende junto às farinhas ou afins (Perguntas à senhora por fermento biologico ou de padeiro). Aquilo normalmente é vendido em pequenas caixas com 3 carteirinhas. 1 carteira chega para uma dose de CO2 caseiro. Se tiveres mais dúvidas avisa. terei todo o gosto em ajudar. Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Nuno M. Lopes Publicado: Janeiro 25, 2009 Publicado: Janeiro 25, 2009 se tiveres um intermarche ai em vendas novas eles teem o fermipan que vem em carteiras. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Recommended Posts