Recommended Posts

Publicado

Boas

Agradeço uma ajuda

Vou fazer uma calha artesanal para um aquário de 1 m (120lt). Vou usar 4 lâmpadas fluorescêntes de 30w...

Não pretendo fazer um plantado, mas gostaria de variar um bocado as plantas, algumas das minhas preferidas são bastante exigentes com a luz.

Depois de ler bastante cheguei à conclusão de que exitem vários factores importantes na escolha das lâmpadas para além dos watts... lumens por watt... temperatura da cor 4500 k, 10000k... luz azul, vermelha etc e tal

Pois bem, como faziam a escolha das lâmpadas?

Utilizavam uma de cada? como o exemplo... e os lumens?

1 x 30 w - 10 000k

1 x 30 w - 6 500k

1 x 30 w - 4 200k

1 x 30 w - 7 100k

Tenho de admitir que considero isto um tanto ou quanto complicado, desculpem criar mais um tópico com esta dúvida mas não sei mesmo o que fazer.

Cumps

Marta

Publicado:

Boas Nuno

Eu pensei nas T8 de 30 w por terem 90 cm... ou seja dá para o meu aquário. Desculpa a ignorância mas não sei o cumprimento nem a potência das T5. :sign_welcome:

Só não queria utilizar as PLL pr n tenho balastro para elas.

Cumps

Marta

Publicado:

Boas Nuno

Eu tenho acesso gratuito a lâmpadas,balastros e restante equipamento... segundo o k confirmei agora tenho T5 e T8 das marcas Osram/Philips (será k se escreve assim?)

Tenho de saber é o que recomendam em relação aos lumens, à temperatura da lâmpada etc.... essas coisas que não compreendo.

Peço as 4 com 10000 K?

Cumps

Marta

Publicado:

bom dia

todas de 10.000k não......

os lumens vêm de fabrica, não sendo possivel alterar.

O melhor é consultares o nosso patrocinador "Aquaeden", pedes um orçamento, indicando as medidas do teu aqua.

Ele vai responder indicando detalhadamente, as lampadas, os kelvins e a ordem pela qual devem ser colocadas (ou seja a lampada da frente do aqua é diferente da lampada que está na traseira)

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Obrigado Nuno

Vou fazer isso e vou ler os tópicos do sub-fórum do patrocinador, pq detesto não compreender uma coisa.

Cumps

Marta

Publicado:

Boas

No sub-fórum da AQUAEDEN recomendam para um aquário igual ao meu as seguintes lâmpadas:

Frente para trás

T5 HO 39w 6500 K

T5 HO 39w 8000 K

T5 HO 39w 4200 K

Acho que vou fazer igual.

Obrigado mais uma vez Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!