Projecto de Aquário escolar [pedido de apoio]


lfms

Recommended Posts

Boa noite!

Sou professor de Ciências da Natureza na escola E.B. 2,3 D. Dinis de Quarteira - Algarve e de momento encontro-me a dinamizar uma actividade com os alunos de 5º ano que visa promover e manter o aquário da escola onde lecciono. Infelizmente os apoios têm sido praticamente nulos e apenas possuímos alguns guppys (cerca de 6 ou 7) e platys (mais uns 6 ou 7). No que respeita a plantas estamos praticamente a zeros, possuindo apenas uma espécie (não sei o nome).

 

Venho assim pedir o apoio de todos os amantes de aquariofilia, que queiram contribuir para o crescimento deste projecto, o envio de algum tipo de material, peixes ou plantas excedentes que queiram partilhar. No Algarve poderei deslocar-me para ir buscar o que for oferecido, quanto ao resto do país poderei pagar os portes.

 

Fica lançado o desafio!!!

 

Morada para envio:

 

A/C Professor Luís Sousa

Agrupamento Vertical de Escolas D. Dinis

Quinta do Romão

8125-301 Quarteira

 

Desde já agradeço a atenção em nome de toda a escola.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de professores destes que o nosso País precisa. É de louvar o sentido de iniciativa e a procura de apoios quando o nosso governo apenas se preoupa com projectos perfeitamente desnecessários ( a meu ver). No que respeita ao projecto do aquário, brevemente irei ter algumas podas de plantas. Se for a tempo enviarei para a morada indicada. bigsmile

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Felizmente ainda há quem tome iniciativas, em vez de andar à deriva.

 

De momento apenas tenho musgo de java, mas vou ver se consigo encontrar mais alguma coisa.

 

Enviarei para a morada indicada, ainda esta semana.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que coincidência lol parabéns pela iniciativa a minha escola também esta a construir um aquário até agora estamos num de 60x30x30 mas vamos falar com o concelho já que nos deram verbas e aceitaram isto para nos darem verbas para fazer um na parede da escola e a escola precisamente chama-se Escola Secundária D.Dinis mas esta é em Lisboa(Marvila onde a ministra levou com uns ovitos para abrir o olho lol) continua assim Abraços...:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pla iniciaticva,

 

Sem duvida q irá despertar os seus alunos para um mundo q não sendo aquele que habitamos, está sem duvida ligado a nós de forma inseparavél, espero q a aventura corra plo melhor.

 

Desde já posso oferecer alguns guppys q acabaram de nascer(ontem á noite), vi q pussui exemplares da especie mas se estiver interessado, é com todo o gosto q os oferereço. Tenho tambem varias podas de plantas, essas poderei enviar por correio. Como tenho casa em albufeira e no inicio de fevereiro irei lá, posso nessa altura levar mais peixes e plantas se ainda houver espaço no seu aqua.

 

Um abraço e boa sorte.

 

Ps : caso queira q envie as plantas já mande-me um mp

 

Pedro Vilela

Editado por pedrovil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís

 

Também sou professor e dinamiso um clube de aquariofilia na E.S. João de Barros, em Corroios-Seixal.

Os meios não são muitos mas tenho um plantado com alguma variedade de plantas de onde posso dispensar as seguintes:

Vallisneria spiralis 'Tiger' , Sagittaria subulata, Elodea, Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri), Feto de Java(Microsorum pteropus), Limnophila sessiliflora, Ludwigia repens e até alguns camarões Red Cherry (Neocaridina heteropoda).

Se estiver interessado em algumas plantas, ou, nos camarões, diga que eu ofereço. O envio em correio azul fica em pelo menos 2,7€, conforme a quantidade que quiser. Não sei se prefere fazer Transf Bancária ou pagar no acto da entrega. Neste caso não sei quanto acresce ao custo referido.

Se quiser partilhar experiências cá estou para o que for preciso. Já sabe, este faz parte do tal trabalho que ninguém vê. Nós até temos montes de tempo livre. Por isso é que estou aqui agora, para aprender mais umas coisas sobre aquariofilia e assim poder dinamizar o clube e interessar os alunos.

A seguir vou continuar a preparar aulas pela noite dentro.

 

Para quem vier a ler isto, entenda que as horas aqui passadas, são horas retiradas ao tempo que deveria passar com a família e a dormir para manter um nível de desempenho mental, que nesta profissão é fundamental.

 

Bem haja

 

Luís Lampreia

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons Dias Sr. Luis

 

Não tenho peixes nem plantas mas posso oferecer

um extintor de Co2 5kg (só extintor)

Se alguem passar por aqui para o levar diga-me alguma coisa Ok

 

Sou de Rio de Mouro Sintra

 

Cumps.

Emanuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde e parabéns pelo projecto!

 

Desejo que com a colaboração de todos venham a criar um lindo aquário.

 

Posso oferecer algumas plantas flutuantes, se estiver interessado por favor diga.

 

Já gora por curiosidade pode informar as dimensões do aqua?

 

Cumprimentos:

Célia Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde e parabéns pelo projecto!

 

Desejo que com a colaboração de todos venham a criar um lindo aquário.

 

Posso oferecer algumas plantas flutuantes, se estiver interessado por favor diga.

 

Já gora por curiosidade pode informar as dimensões do aqua?

 

Cumprimentos:

Célia Cruz

 

Boa tarde Dona Célia.

O aquário em questão possui as medidas de 120x40x50.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Professor e restantes membros do forum,

 

Registei-me como aquariofilista deste forum para responder a este apelo. Sou profissional do ramo e gostaria de apoiar não apenas o vosso projecto, mas sim integrar de alguma forma um grupo de discussão que possa de alguma forma ajudar os vários intervenientes deste forum a verem a aquariofilia deste país a desenvolver, bem como a tornar mais activos os jovens que queiram desenvolver projectos escolares deste tipo.

 

Tenho reparado que projectos do tipo do que procuram desenvolver acontecem ano após ano e muitas vezes por falta de verbas não chegam a lado nenhum. Penso que tem de haver visão por parte dos vários intervenientes no sentido de compreender o seguinte, um projecto seja de que tipo fôr tem vários intervenientes:

 

Quem projecta

Quem apoia

Quem usufrui,etc...

 

Neste caso cada um destes tem um objectivo:

 

Quem projecta, quer desenvolver um aquário na escola X para que os seus alunos possam usufruir da sua presença na escola, pretende ainda obter uma boa nota, por fazer um bom trabalho para o seu professor.

 

Quem apoia tem de ser chamado a atenção no sentido de compreender que pode existir uma boa razão para apoiar algo deste tipo, e normalmente os apoios, são na realidade actos de publicidade, obviamente que por vezes podem existir actos de boa vontade, mas se virmos o projecto como um produto, certamente teremos de "vender" a publicidade que dele pode advir ao invés de pedir ajuda.

 

Quem usufrui, como em qualquer coisa na vida todos os intervenientes devem de usufruir, só assim qualquer relação comercial ou não pode ter sucesso, e assim vejamos quem projecta usufrui da nota do projecto e da possibilidade de visualizar o seu trabalho e da felicidade de ver os seus colegas de escola agradados pela presença do mesmo, quem apoia acaba por usufruir também pois se pensarmos bem é "de pequeno é que se torce o pepino", e cada pessoa que por alguma razão toca neste hobby fica para toda a vida a gostar do mesmo, e no caso de quem apoia ser um ou vários lojistas da zona a publicidade funciona de forma muito directa fazendo com que os seus clientes directos (comunidade) saibam onde encontrar aquilo que o seu filho gostava de ter em casa, ou mesmo que os estudantes saibam informar os seus pais.

 

Note-se que quanto melhor fôr esse mesmo projecto, mais resultados terá para o próprio patrocinador.

 

Por isso penso que seria muito interessante a possibilidade de não uma mas o maior numero possivel de escolas desenvolverem cada uma o seu projecto de aquário, buscando na sua zona patrocinadores (várias lojas), propondo a situação como uma forma de publicidade para as mesmas. Tendo a possibilidade de colocar publicidade perto do aquário como patrocinadores que são.

 

Para além disso seria interessante se estas mesmas lojas conseguissem algum apoio dos seus fornecedores para que o material patrocinado tivesse custos reduzidos por forma a tornar mais fácil também para as lojas.

 

Desta forma e através do apoio do forum que penso poderia ainda desenvolver uma área esclusiva para que as escolas fossem mostrando os seus projectos e mesmo porque não no final fazer um concurso que premiasse a melhor escola.

 

Seria interessante se por todo o país incluindo as ilhas este evento funcionasse como forma de dinamizar alunos e mesmo o mercado em geral para este tão belo hobby que precisa de fermento para poder crescer.

 

Espero que entendam este post como uma mostra de boa vontade e que o tenham lido com atenção e possam usufruir de bons resultados através das minhas humildes ideias.

 

Bons aquários!!! :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais