discus "tipo selvagens"


bassman

Recommended Posts

Olá

Estou na recta final da montagem do meu pequeno aquário de discus 150x50x60

Estando eu ainda naquela fase emocionante de decidir que espécies vou meter para começar, tenho uma duvida que espero que me possam ajudar.

Para mim as cores de um discus selvagem são simplesmente espectaculares, mas estando eu no inicio desta aventura com discus é lógico que nem pensar em me meter nessa aventura contudo, contudo gostaria de perguntar aqui aos entendidos, se existe alguma espécie de cativeiro com um padrão semelhante aos discus selvagens.

Espero não estar a fazer uma pergunta muito tola ;)

 

Aproveito para perguntar também se existe algum tipo de espécie de discus mais dificil de manter da qual eu me deva manter afastado nos primeiros tempos.

Gostaria de começar bem :apple: sem fazer muitas asneiras para não ter muito insucesso, e conseguir evoluir neste mundo dos discus que cada vez e quanto mais leio mais gosto.

 

Obrigado

Sérgio :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Aconselho-te a manter-te afastado de tudo o que for discus selvagens!!!

Quanto a discus de cativeiro, tens por aqui muitas encomendas ao Sr Stendker ( ou criadores nacionais JPM, Zé carlos etc..) que têm discus de muita qualidade o que é um bom primeiro passo para entares com o pé direito no mundo dos discus!!!

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Desde já obrigado pelos conselhos. banana rock

Já tinha visto fotos desses Red Alenquer mas pela cor pensava que fossem selvagens.

São de facto uma boa opção.

Quanto á compra dos mesmos, tenho intenção de adquirir os meus primeiros meninos a criadores nacionais, pois como sou do Barreiro ao que parece tenho opções aqui na zona. Até gostaria mesmo era de falar :bs_quesexclaim: com alguém com experiência que morasse aqui no Barreiro mas de discus não conheço ninguém.

Quanto aos importados tenho medo simplesmente pela inesperiência, :naughty: não sei como é o os peixes chegam qual o seu estado se vem bem de saúde ou se precisam de uma boa quarentena devido a doenças etc… Bem tudo dúvidas de caloiro.

Espero que aqui na zona, alguém crie os Red Alenquer são espectaculares.

 

Sem ser os Red Alenquer existem mais alguns, ou são só estes os mais semelhantes?

 

Desde já obrigado ;)

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Estou na recta final da montagem do meu pequeno aquário de discus 150x50x60

Estando eu ainda naquela fase emocionante de decidir que espécies vou meter para começar, tenho uma duvida que espero que me possam ajudar.

Para mim as cores de um discus selvagem são simplesmente espectaculares, mas estando eu no inicio desta aventura com discus é lógico que nem pensar em me meter nessa aventura contudo, contudo gostaria de perguntar aqui aos entendidos, se existe alguma espécie de cativeiro com um padrão semelhante aos discus selvagens.

Espero não estar a fazer uma pergunta muito tola :character0050:

 

Aproveito para perguntar também se existe algum tipo de espécie de discus mais dificil de manter da qual eu me deva manter afastado nos primeiros tempos.

Gostaria de começar bem :medieval_mace: sem fazer muitas asneiras para não ter muito insucesso, e conseguir evoluir neste mundo dos discus que cada vez e quanto mais leio mais gosto.

 

Obrigado

Sérgio :)

 

 

Antes de mais Sérgio gostava de te dar as boas vindas ao vício dos discus, que é para quem dele gosta mais um maravilhoso nicho dentro do mundo da aquariofia.

Aconselhava-te outros vícios que te gastassem menos dinheiro como sendo o álcool ou as drogas mas visto que já te decidiste vamos tentar ajudar-te.

 

Para já e além das duas esatirpes que os nossos colegas te sugeriram e que são realmente discus de cativeiro que conservam carcateristicas em termos de coloração e padrão muito proximas dos selvagens podes optar tambem por exemplo pelo Tefe green, que são algo diferentes das duas já sugeridas (estirpes de castanhos) tanto em cor e padrão como em tipo de corpo (penso que não será necessário aprofundar muito essa questão, deixo-te a água na boca par talvez investigares...). No entanto, sendo que gostas dos padrões dos selvagens e pesando embora dizeres ter pouca ou nenhuma experiência com estes deixa-me que te diga que, contrarimente ao que muito se diz e pensa não é assim tão difícil (ou até tão mais difícil) manter discus selvagens compartivamente aos de cativeiro.

 

Ponto nº1 "onde os comprar"

 

Claro que não há muitas lojas com bons discus, sejam este de cativeiro ou selvagens mas há algumas. Nestas, poderás encontrar discus selvagens que já tenham passado pelo processo de quarentena e desparasitação e mesmo a comer já rações industrializadas o que te vai aumentar em muito o sucesso com estes animais. Não vou aquí fazaer publicidade a nenhum estabelecimento mas posso caso assiam o desejes aconselharte por MP se o precisares (infelizmente não conheço nad aí par os teus lados)

 

 

Ponto nº2 "a água"

 

Independentemente de tudo o já escrito acerca dos parâmetros de águas par diascus selvagens, com pH de <5 a 6,8 etc e graus de mineralização muito baixos, o que subscrevo como inteiramente verdade mais importante ainda que isso é saber quais os parâmetros em que se encontram na loja onde os comprares e tentares aproximar os parametros em casa aos da agua da loja em questão.

Depois de conseguires isto, e depois de estarem em tua casa já bem ambientados e com o tempo estes poderão adaptar-se a um pH e mineralizações um pouco mais elevados caso não consigas os ideais. Claro que é muito importante a qualidade da água o que não é fácil de manter com o tipo e quantidades de comida que estes animais comem e excretam; para tal mais que uma boa filtragem mecânica aconaselho-te muitas plantas nesse aquário. Em particular recomendo-te a planta ceratopteris calictricoides; é muito resistente e muito facil de manter, especialmente como flutuante o que permite que cresça a um ritmo bastante maior (devido á maior intencidade da luz recebida) e devido a não ter contacto com nenhum substrato fértil terá que retirar todos os nutrientes que consiga directamente da água que é o que se pretende.

Importa anotar que acima de tudo discus sejam eles de cativeiro ou selvagens são ciclideos e os ciclideos são animais bastante resistentes e que bem cuidados duram alguns anos.

 

 

Claro que também podes optar por manter discus de criação bastante descendentes de selvagens e par isso até tens quém os crie aí perto de tí como o aquaben (que penso ainda ter um casal de castanhos selvagens).

 

 

Um abraço

André Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais