Aqua Project 2009


pmatt

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Depois de algum tempo com o aqua guardado, acordou novamente o bichinho aquariofilico.

 

O aqua é um aquapor 60*30*40 (se n estou em erro), e sei que leva entre 55 a 57 litros reais.

 

Estou pois no momento das decisões e dos investimentos. A ideia é criar um plantado, que terá fetos de java, musgo de java, blyxas e cuba num substracto de akadama. O hardscape será baseado em troncos e provavelmente um xisto.

 

Os habitantes serão 1 casal de ramirezis.

 

Agora as dúvidas:

 

O meu objectivo é obviamente poupar o máximo possível, conseguindo no entanto manter uma montagem saudável e esteticamente equilibrada.

 

Pergunto então se transformar a calha de origem num pll de 36w será suficiente para mantes as plantas em condições?

 

A produção caseira de CO2 é suficiente para manter as plantas saudáveis e em crescimento?

 

Quais os fertilizantes melhores, mais acessíveis?

 

Que peixes serão mais aconselháveis para a ciclagem do aqua de modo a que se possam manter depois da introdução dos rams?

 

Embora já tenha lido muito neste fórum, encontro matéria muito diferente sobre estes aspectos, que não me permitiu chegar a nenhuma conclusão. Aguardo alguma ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ;)

Encontras materia muito diferente porque cada aquario é um caso, mas vou te dar a minha opinião que espero te esclareça pelo menos em algumas questões.

Essa iluminação não é a ideal mas chega para manter plantas menos exigentes caso das anubias, fetos e musgos por exemplo em excelentes condições.

Se o Co2 caseiro é suficiente para manter as plantas saudaveis, é , mas atenção a variação da concentração de Co2 na água pode levar ao aparecimento de algas enquanto o aqua não tiver em equilibrio, mais um senão é que de 15 em 15 dias tens de fazer a receita de novo.

O substato que pretendes usar não é fertil e o tipo de plantas aconselhaveis para a tua montagem vão buscar nutrientes a coluna de agua portanto fetrilizantes liquidos são indispensaveis, o que te aconselho é os macros ( N , P , K ) em separado e um bom fertilizante de micros.

Os peixes que podes por para ciclar, uns ottos por exemplo, que para alem de comer algumas algas darão inicio ao ciclo do azoto bem como os invertebrados , camarões ou caracois que geralmente vêm com as plantas.

Espero ter ajudado

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, já tiveste experiencia em peixes ou é a primeira vez? desculpa a pergunta, mas se fores iniciante como eu aconselho-te a optar por um casal de kribensis, pois são muito resistentes. Eu optei por comprar 2 kribs e apesar de não serem casal (penso eu) teem um comportamento fascinante... e com essas plantas penso que não precisarás de melhorar a iluminação( corrijam-me se tiver enganado)

Boa sorte no aqua

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Desde obrigado pela rápida resposta.

 

Ao dizeres que a iluminação não é adequada, devo entender que cuba e blyxas estão fora de questão?

 

No mínimo devo adquirir uma pll de 55 w para poder chegar às plantas que quero?

 

Numa fase inicial a utilização de CO2 caseiro vai ser a minha opção, pelo menos até juntar uns trocos para obter uma botija e os componentes todos necessários para a colocar em funcionamento. Exceptuando CO2 caseiro e de botija existe algum outro sistema intermédio que valha a pena? (sei que existem umas pastilhas que se colocam, mas assustam-me um bocado lol).

 

Quanto aos fertilizantes, já andei a estudar um bocado sobre o necessário, forma de aplicação, etc. A minha questão era mais numa tentativa de perceber as marcas aconselhadas por vcs que andam nisto à uns tempos. Pelo que percebi devo comprar N, P, K em separado, portanto três frascos diferentes lol... e as micros vêm todas noutra solução, portanto um frasco lol. Certo?

 

Hugo:

 

Já tive experiencia com o mesmo aqua que agora vou montar, na altura n tinha lido nada e fiz mta asneira, como é normal, passado 1 ano de aqua, consegui equilibrar mais ou menos o sistema, embora não tivesse plantas exigentes nem peixes complicados. A minha intenção é precisamente passar para o próximo nível (se é que se pode considerar assim).

 

Obrigado

 

Pedro Mateus

Editado por pmatt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse que não era adequadada, disse que não e o ideal, se puderes colocar uma de 55w muito bem senão eu não arriscava pricipalmente com uma planta de tapete... Aliás se quiseres ir ao cerne da questão, nem é tanto os w que importam mas sim os lumens, e a temperatura de cor tambem influência, como só vais colocar uma aconselhava-te uma temperatura de cor de 6500 k, se puderes colocar duas (2x 36w) melhor pois podes combinar os espectros.

 

Acho que o Co2 caseiro é perfeitamente aceitavel, entretanto juntas uns trocos e compras um pressurizado.

 

Quanto aos ferts há um patrocinador do forum a horizonte aquatico que tem uns pós para dissolver na agua dos macros em separado, nitrato de potássio para o N , fosfato monopotássico para o P e para o K tambem têm, sendo que os pós ficam-te mais em conta dado que nao queres gastar muito dinheiro. senão tens a linha da seachem que tambem tem macros separados. Quanto aos micros tens n marcas... eu uso o brighty step da ADA, que e rico em ferro e traços...

Editado por José Cruz Silva
Quote desnecessário - JCS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Tou esclarecido em relação à luz. Vou então avançar para uma pll 55w 6500k. CO2 igualmente, começo com o caseiro, coloco-o no mm horário da luz e retiro a tubagem no resto do dia. Entretanto melhores dias virão e o pressurizado chegará.

 

Quanto aos ferts, e visto utilizar akadama, devo então iniciar a fertilização desde o inicio da montagem? Numa fase posterior, a quantidade e regularidade de ferts deverão ser adicionadas consoante as necessidades do aqua, mas inicialmente que quantidades deverei adoptar? Qual é a norma para iniciar a fertilização?

 

Entendo que se a coluna de água tiver ferts a mais, uma regular tpa resolve parte dos problemas, mas para que os problemas não cheguem cedo demais, gostava que me explicassem o b-a-ba do inicio da fertilização com introdução de CO2. Depois de começar, existem suficientes explicações práticas pelo forum, isso é certo.

 

Mais uma vez, obrigado.

 

Pedro Mateus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não devias tirar o Co2 se quiseres que a mistura te dure algum tempo, porque perdes bastante ao retirares o tubo durante a noite e dura pouco tempo e tens de tar sempre a fazer. É claro que tras beneficios a nivel dos vivos mas acho que terás o dobro do trabalho e não e estritamente necessário.

 

Quando começar a fertilização, é assim que as plantas adquirirem a capacidade de absorver os nutrientes. Nos primeiros dias de montagem não deverás fertilizar, pois as plantas ainda não se adaptaram as novas condições a que foram submetidas. Depois disso poderas começar a fazê-lo depois de fazeres os testes a água e fertilizares conforme as necessidades se fertilizares a balda certamente terás problemas de algas pelo que é essencial os testes pelo menos dos nitratos e dos fosfatos, os outros tambem são importantes mas estes são cruciais para alem daqueles a que ja deves tar habituado pH, gH, kH.

As quantidades só saberas depois de teres o aqua montado e saberes quais as necessiddes. Eu sem substrato fertil a partir da primeira semana já começava a pensar em fertilizar.

E sim, uma TPA e como que um reset aos nutrientes.

Editado por José Cruz Silva
Quote desnecessário - JCS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá novamente.

 

Depois de averiguar alguns orçamentos, percebi que a calha de 60 Cm com uma Pll 55w 6500 k saia um bocado fora do orçamento, iniciei uma busca do melhor que poderia fazer.

 

Encontrei portanto uma calha 3 x T5 já com lâmpadas com 10.000 K cada por 75 €. Ora agora surgiu-me a questão... Deverei/poderei manter estes espectros? Visto serem 3 lampadas com a mesma temperatura de cor vai prejudicar-me o aqua? Que combinação deverei fazer?

 

Faltam só mesmo estas questões para partir para a compra desta calha. Se tudo se mostrar favorável, é pois tempo de passar à compra do substracto. Opiniões precisam-se. Já agora se alguém tiver numa de comprar um saco de akadama a meias...alinho.

 

Abraço.

 

Pedro Mateus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa opção é muito boa. Pode inclusivamente ser iluminação a mais para as plantas que queres, mas tens sempre a hipótese de desligar uma das lâmpadas se as algas atacarem. No entanto uma combinação de espectros diferentes e mais próximos dos 6500k era mais adequada. Fala com o ramirezi que ele é quem melhor te pode informar acerca disso e os seus preços são bons :thumbup3:

 

Akadama é um substrato inerte aceitável, no entanto tem a desvantagem de ter uma curta duração emerso, começando a desfazer-se com o tempo. Se pretenderes manter um plantado a longo prazo, um substrato como um aquasoil da ADA ou um elos terra, ou similar é mais aconselhado. Pode parecer caro, mas o desenvolvimento das plantas com este tipo de substrato é brutal, e o substrato dura anos (vê os aquários do FAAO, ele já usa o mesmo elos terra há cerca de 2-3 anos).

 

Mesmo que mantenhas a opção pela akadama, convém usares um substrato fértil por baixo. Um barato e que dá bons resultados é o sera floradepot. Depois há os das grandes marcas, ADA, elos, tropica, mais potentes, mas também mais caros.

 

Ah, e para esse tamanho de aquário deves precisar entre 6 a 9L de substrato inerte.

 

Boas escolhas ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Presumo então que numa fase inicial posso usar as 3 x T5 com os espectros iguais de 10.000K? Assim poupava uns trocos para poder investir no substrato e daqui a 6 meses, mudaria as lâmpadas e se não estou em erro colocaria uma de 10000K, uma de 6500K e uma de 4500K para cobrir o espectro. Correcto?

 

Já agora que quantidade de fertilizante deverei colocar juntamente com a akadama? Tem relação directa com a quantidade de akadama?

 

Obrigado.

 

Pedro Mateus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes manter claro ;)

Não vais é ter plantas com tanta cor. Eu fiz o mesmo, deixei as lampadas de 10000K da sunsun, mas as plantas ficam todas verdes, puxar pelos vermelhos é impossível :thumbup3:

A combinação de espectros varia com o gosto pessoal, não há regras estritas. Como pessoalmente gosto de ter uma cor azulada no aquario, prefiro temperaturas de cor mais altas, um pouco acima dos 6500 e usaria 6500, 8000, 10000K. Mas essa combinação é boa :unsure:

 

Cada marca indica uma quantidade. Salvo erro para esse tamanho e pegando no exemplo do floradepot devem ser 1 a 2L, cobertos com uma camada de 5 cm de espessura de substrato inerte (akadama).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.