ICTIO em papagaio


pedroalves

Recommended Posts

Saudações a todos,

 

Antes de mais, parabéns pelo forum... excelente conteúdo!!!

 

O que me leva a pedir ajuda é o desespero... sou pouco entendido em aquariofilia, mas tenho o meu aquário de 100L em relativo bom estado, tendo em conta que está a fazer o ciclo do azoto correctamente. Os parâmetros de amónia à data desta mensagem são de 0 mg/L.

 

Tenho dois papagaios, dois "limpa fundos" e um "limpa vidros"... um dos papagaios está cheio de pintas brancas... cheio da "cabeça aos pés", pelo que li deverá ser Ictio. Também já li acerca do ciclo de vida do parasita. Por enquanto o papagaio ainda come bem, mas sempre que não está a comer, deixa-se pousar ou nas rochas ou no areão, como se estivesse morto.

 

Depois de ler várias opiniões sobre como tratar peixes com Ictio (banhos em agua salgada, tpas, quimicos, aumento de temperatura) optei por aumentar a temperatura para os 30º e comprei um produto da SERA, o COSTAPUR, que supostamente será específico para o Ictio. já vou no 3º dia de tratamento e não vejo nenhuma melhoria. Eles aconselham em casos graves ir até ao 7º dia.

Já alguém teve casos destes e quanto tempo demorou a tratar os peixes? As pintas desaparecem? Se sim, em quanto tempo?

 

Estou um pouco preocupado pois não sei em quanto tempo o tratamento tem resultados, se é que tem... :(

 

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

 

Abraço a todos,

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações a todos,

 

Antes de mais, parabéns pelo forum... excelente conteúdo!!!

 

O que me leva a pedir ajuda é o desespero... sou pouco entendido em aquariofilia, mas tenho o meu aquário de 100L em relativo bom estado, tendo em conta que está a fazer o ciclo do azoto correctamente. Os parâmetros de amónia à data desta mensagem são de 0 mg/L.

 

Tenho dois papagaios, dois "limpa fundos" e um "limpa vidros"... um dos papagaios está cheio de pintas brancas... cheio da "cabeça aos pés", pelo que li deverá ser Ictio. Também já li acerca do ciclo de vida do parasita. Por enquanto o papagaio ainda come bem, mas sempre que não está a comer, deixa-se pousar ou nas rochas ou no areão, como se estivesse morto.

 

Depois de ler várias opiniões sobre como tratar peixes com Ictio (banhos em agua salgada, tpas, quimicos, aumento de temperatura) optei por aumentar a temperatura para os 30º e comprei um produto da SERA, o COSTAPUR, que supostamente será específico para o Ictio. já vou no 3º dia de tratamento e não vejo nenhuma melhoria. Eles aconselham em casos graves ir até ao 7º dia.

Já alguém teve casos destes e quanto tempo demorou a tratar os peixes? As pintas desaparecem? Se sim, em quanto tempo?

 

Estou um pouco preocupado pois não sei em quanto tempo o tratamento tem resultados, se é que tem... :transport027:

 

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

 

Ola

 

pelo que precebi ainda estas a fazer o siclo e ja tens esse peixes todo.

 

O ictio tratasse aumentando a temperatura ate aos 30 º e comprares o remedio proprio.

 

Deois e so seguires as instruçoes, esperar uns dias e "vuá la

 

Abraço a todos,

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

das poucas experiencias que tive de peixes com ictio e ainda bem ,posso dizer que as taxas de sobrevivencia são reduzidas,especialmente em peixes

 

pequenos.

no entanto nos papagaios nao sei ,mas devias separar os peixes para outro aqua e prolongar o tratamento fazer o tratamento.

 

tpas, aumento da temperatura e costapur

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Obrigado desde já pelas respostas.

Tenho o aquário já a ciclar... amonia e nitritos a zero... nitratos a subir mas ainda baixo, desculpem não ter sido mais explicito :multi:... vou fazer uma tpa brevemente assim que acabe o tratamento.

 

Quanto ao ICTIO, tenho novidades:

 

- iniciei o tratamento quarta-feira, dia 14, com SERA costapur, e sem o carvão no filtro

- aumentei a temperatura para os 30º como tinha dito

- Hoje é o 5º dia e o peixe está muito melhor... pelo menos aparentemente... já tem um comportamento muito semelhante ao outro

 

No entanto não sei se hei-de continuar o tratamento... nas instruções falam em 1º e 3º dia... mas para casos graves ir até ao 5º e 7º dia.

O peixe tem apenas umas ligeirissimas pintas brancas.. muito poucas mesmo, nas barbatanas traseiras e dorsal... o que acham?

Devo apenas manter a temperatura a 30º durante mais uns dias (quantos)?

Ou devo sujeitar os peixes a mais quimicos?

 

Já agora, depois de acabar o tratamento conto fazer uma TPA (10%) e meter novamente o carvão no fitro e dar algumas vitaminas. Mais alguma sugestão?

 

Obrigado e voltarei a colocar novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais