O meu aquário recem nascido :)


CarlPower

Recommended Posts

Boas

 

Comecei à pouco tempo nestas andanças por isso tenho muitas questões e algumas dificuldades, pesquiso aqui no forum, nas lojas falo com os empregados,

e e devo dizer que as vezes fico um pouco confuso :) pois há varias teorias... Mas estou com força de levar a minha ideia avante e fazer um aquario à maneira mas para isso vou precisar da preciosa ajuda daqueles que já estão mais por dentro desta ciencia... Por isso aqui estou... :roflroll2:

Vou então apresentar as minhas aquisições até ao momento...

 

Tenho um AquaDream 80 (Aquatlantis) 80x30x45 - 90L :

- Biobox 2 4 niveis de filtração:

- EasyBox Esponja Grossa (10 ppi)

- EasyBox Esponja de Carvão

- EasyBox Fibra

- EasyBox Aquaclay

- Bomba 400L/H

- Resistência/Termostato 100 W;

- 1 Lâmpada Daylight de 18W

 

 

Aqui ficam as fotos de tlm (É só clicar nas fotos para as ver em tamanho real):

13012009080as6.th.jpg 15012009087iy6.th.jpg

 

 

Mudei a biobox para o lado dantes estava ao mesmo e tirava muito espaço ao aquario.. Acham que fiz bem?

13012009079vi0.th.jpg 15012009088pt3.th.jpg

 

O aquario tem substrato da Sera no fundo

Areao preto proprio para aquarios

E no meio pedras pequenas brancas

Tb tem as plantas mas sinceramente n sei o nome delas, onde as comprei n tinha uma etiqueta e depois acabei por n perguntar aqui ficam as fotos:

15012009089lp7.th.jpg15012009090og5.th.jpg

 

Aqui estão os produtos que tenho :

15012009083ou4.th.jpg15012009084rt4.th.jpg15012009085yo1.th.jpg15012009086vo4.th.jpg15012009093ip8.th.jpg15012009095rh7.th.jpg

 

 

Aqui ficam os testes que realizei até agora:

 

15012009092ij8.th.jpg

 

pH : 8.0

KH : 6ºd

GH : 6ºd

NO2 mg/l : 0

NO3 mg/l : 0

 

Enchi o aquário no domingo 11/01/2009

Hoje dia 14/01/2009 adicionei uma pastilha de Co2, 9 gotas do flore daydrops e 20ml de Nutrivec...

E liguei a luz das 16h à 1h, mas quando cheguei para desligar a luz notei que a agua tinha ficado 1 pouco esverdeada...

O que terá sido será que estou a fazer algo errado?

Agradecia uma ajuda...

 

Cumprimentos a todos

Editado por CarlPower
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e bem vindo.

 

80x30x45 = 108 brutos

 

depois terás que descontar areão etc etc

 

A esponja de carvão podes retirar, só é usada para retirar restos de medicamento e opta por colocar cerâmicas ou algo idêntico.

 

Quanto à Iluminação é curta, 18w para 90 litros dá um rácio de 0,2, poucas plantas vais conseguir manter.

 

A planta de folhas compridas e finas é uma valisnéria.

 

nutrivec devem ser bactérias, mas elas tem que ser alimentadas, para isso ou colocas um animal ou vais deitando comida todos os dias.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo será e penso ser isso.O pH vai descer pouco com o maturamento do aquário mas nada de especial.A água deve sair bem mais abaixo desse valor mas nada como ele nós dizer :sign_google:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

só queria dizer que gostei do facto de estares a querer cuidar bem do teu aqua, quer procurando informaçoes no forum ou loja, quer comprando o material que achas que melhores condições vai trazes ao aqua.

 

para as plantas... lê os artigos da secçao de plantas... lê também os artigos na secçao dos primeiros passos...esta tudo muito facil de ler e é importante para nao teres problemas nem teres que gastar € extra em resolve-los

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo será e penso ser isso.O pH vai descer pouco com o maturamento do aquário mas nada de especial.A água deve sair bem mais abaixo desse valor mas nada como ele nós dizer :fart004:

 

A água sai mais abaixo sim ronda os 5... N consigo entender... A n ser que sejam as pedras de marmore que estejam a influenciar... será? Mas o mais curioso é que tem estado bem a agua clara, apenas e ontem depois de fazer o tratamento a que me referi a agua em poucas horas começou a ficar verde...

Olha é apenas o pH ou os outros testes tb estão mal?

Sou mesmo um zero nisto.. mas tem que se começar de de alguma maneira...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela vossa ajuda... :sunbathing:

Estou deserto para por peixinhos cá dentro e n vejo isto andar pelo bom caminho...

Por isso toda a vossa ajuda é muito bem vinda :fart004:

Editado por CarlPower
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testa as pedras fora do aquário (um pouco de vinagre em cima delas).

 

amónia como está? não te esqueças que tens que dar inicio ao ciclo senão nunca mais te safas daí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se nao for das pedras isso pode inicialmente fazer o chamado efeito tampao,

que por mais produtos que ponhas para descer o PH ele mantem a agua sempre alcalina.

Que foi o que me aconteceu inicialmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O efeito tampão impede oscilações de pH mas e precisamente o contrário do que estás a falar e do que está relatado no tópico, ou seja, a água dele sai da torneira a 5 e depois no aquário está a 8. Algo faz subir o pH.

 

 

 

CarlPower faz novamente o teste do pH à água que sai da torneira mas deixa-a descansar um pouco num copo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testa as pedras fora do aquário (um pouco de vinagre em cima delas).

 

amónia como está? não te esqueças que tens que dar inicio ao ciclo senão nunca mais te safas daí.

 

 

Vou fazer o teste as pedras para ver se há alguma reacção ao vinagre... E voltar a ver o pH da agua da torneira...

Amanhã meto aqui os resultados...

Já agora o que é a amonia? E ciclo n é o que estou a fazer? Ou seja a fazer o tratamento a agua durante uma semana sem peixes?

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda a todos :Fade-color

 

Cumps

Editado por CarlPower
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < 7), neutra (pH = 7), ou básica/alcalina (pH > 7). Uma solução neutra só tem o valor de pH = 7 à 25 °C, o que implica variações do valor medido conforme a temperatura." fonte Wikipedia

 

O marmore é uma rocha calcária, logo alcalina... se queres mesmo descer o PH da água vais ter mesmo q remover essas pedras brancas de mámore...

 

cumpts

 

ET

yagobal-WIKIbanner.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca um fundo preto, por exemplo cartoina, :confused4:

 

 

Vou fazer o teste as pedras para ver se há alguma reacção ao vinagre... E voltar a ver o pH da agua da torneira...

Amanhã meto aqui os resultados...

Já agora o que é a amonia? E ciclo n é o que estou a fazer? Ou seja a fazer o tratamento a agua durante uma semana sem peixes?

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda a todos :Fade-color

 

Cumps

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde foste buscar a ideia que o aquário está com a água verde?

Já tens o valor dos testes que fizeste?O ciclo do ozoto não sabes o que é?

 

aqui

 

Se mesmo assim tiveres dúvidas diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < 7), neutra (pH = 7), ou básica/alcalina (pH > 7). Uma solução neutra só tem o valor de pH = 7 à 25 °C, o que implica variações do valor medido conforme a temperatura." fonte Wikipedia

 

O marmore é uma rocha calcária, logo alcalina... se queres mesmo descer o PH da água vais ter mesmo q remover essas pedras brancas de mámore...

 

cumpts

 

ET

 

 

Boas

 

Fiz o teste as pedras com o vinagre e n aconteceu nada... Mas de qualquer maneira retirei as pedras... Tenho de procurar outra coisa para lá por...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario está á exposiçao directa do sol ? agua verde de um dia para o outro costuma acontecer por causa disso

 

O aquario está longe da luz directa do sol.. Alias como mudei o biobox do meio do aquario para a lateral direita, este ainda tapa mais a claridade, por isso n é essa a razão

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde foste buscar a ideia que o aquário está com a água verde?

Já tens o valor dos testes que fizeste?O ciclo do ozoto não sabes o que é?

 

aqui

 

Se mesmo assim tiveres dúvidas diz.

 

Boas

 

Peço desculpa pela demora...

 

Então é assim fiz um teste mais rigoroso a agua que sai da torneira e é o seguinte:

 

pH Encontra-se nos 6,2

O cloro é praticamente nulo...

 

O aquario encontra-se com

 

pH nos 8 mas como retirei as pedras vou amanha ver se baixou alguma coisa...

 

O Xisto é uma pedra boa para ter nos aquarios certo? Tenho aqui pedras que vieram de proposito de castelo branco, mas n as cheguei a por.. Se calhar é as que vão ficar...

 

Agora espero mesmo que tenha sido das pedras a fazerem o ph subir... Se não vou ficar sem saber o que fazer...

 

Obrigado pela ajuda de todos os que participaram neste topico até agora

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo está a fazer o pH subir.Xistos dá para teres sem problemas e não alteram o pH mas não servem de substrato,claro.Podes é ir ai a um rio perto e trazer areia.Foi o que eu fiz inicialmente.Se já tiraste as pedras amanhã diz os valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se no novo teste de pH ainda não tiver descido o que seria normal, aproveita e faz a maior TPA que possas.

 

depois deixas repousar a água e testas novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal o pH continua nos 8........ E agora a agua tá a começar a ficar verde novamente... Amanha vou fazer um tpa....

Já n sei o que possa ser...

O que reparei é que tenho muito substrato e talvez uma camada fina de areao por cima.. Será que influencia de alguma maneira? Em algumas partes, 1 ou 2, vê -se o substrato...

O areao é da marca anivite e é proprio para aquarios... Mas n diz do que é feito...

Há as plantas tão a dar-se muito bem :? ao menos isso..

 

Tou sem ideias...

 

Cumps

Editado por David Cabete
Quote desnecessário. DC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.