so para recordar


nmprafael

Recommended Posts

boas so para recordar vou deixar aqui umas fotos pois vou desmontar derivado a uma suçessao de prolemas com algas

17356196kb0.jpg[/url][/img]

74942647pf6.jpg[/url][/img]

39540092rt9.jpg[/url][/img]

 

filtragem:

fluval304;heim2229 seco-humido;caixa decantaçao 1200l/h

 

iluminaçao:

4.t5 80w 2.6500 1.8000 1.8500

 

co2:

aquaristic completo mais reactor externo dyd

 

substracto:

areao do rio,humus de minhoca,laterite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava no bom caminho...

No entanto algas em plantados de discus é muito comum...

Os discus produzem muita porcaria devido ao seu grande tamanho e enchem a coluna de agua de nitratos que em conjunto com baixos valores dos restantes nutrientes causam algas...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos vossos comentario.ainda sou maçarico nisto dos plantados mas o maior erro foi o meu que nao tratei o humus em condiçoes,o aqua ja tem uns anos ca em casa,mas sempre com sul americanos e depois tenho outra praga que e os caracois,ai nao se nota mas de madrugada nos vidros sao centenas,foi montado assim a dois meses,e o co2 a tres semanas prenda pai natal(a maria),a calha fui eu que a fiz,mandei vir lampadas,balastros,e suportes do ramirezi,e acima de tudo,pesquisando aqui no forum e retirando opinioes e conheçimento do membros do forum alguns deles para mim execionais,pelos conheçimentos que demonstram ate em aspectos quimicos e fisicos,vou tentar algo mais em condicçoes.

Ja comprei 50l de ada aquasoil,e mais um saco de 9l power sand,assim que tiver tempo meto maos a obra um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

até que estava bem porreiro esse aquario e o pequenito em baixo tambem parece estar fixe ;)

falando no mais pequeno é que se ve o tamanho desse aquario dasss :P

 

o debaixo tem uns 80 litros nao ?? fazes-me sentir que o meu é um penico :D :flick_tongue:

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas queria so deixar aqui,uma observaçao em relaçao ao problema dos nitratos.

Em relaçao ao plantados sou totalmente inexperiente o pouco que sei tenho aprendido aqui com todos voces desde ja muito obrigado.

Faz mais ou menos 8 anos que tenho este aqua sempre com sul americanos,bifacsiatus,fenestratus,maculicaudas,temporalis,managuenses,syspilium

,salvini,e revulatus entre outros alguns destes com 30 cm e mais como devem calcular seria de esperar,um nivel de nitratos abismal mas pelo contrario nao por uma simples razao,e agora passo a publicidade:

 

EHEIM 2229 seco- humido,simplesmente estraordinario,nao sei quantos de voçes,teem este filtro nao faz mais nada,nao limpa mecanicamente a agua de forma alguma,nem pode levar qualquer tipo de massas filtrantes,nem esponjas,para que esteja funcional a cem por cento nos ciclos,so ehfi substrat,sendo um filtro com mais de dez anos no mercado eu tenho o meu a oito continua a ser em filtragem quimica o mais eficiente de longe,o ciclo nitritos amonia e nitratos garanto por experiençia propria,este menino!!!!!!!!

 

Inconveniente:encher este menino de massas sao quase oitenta euros mas depois para que continue eficaz,ir trcocando(no meu caso sao tres cestos)um deles de seis em seis meses no sentido descendente,para nao perturbar muito a colonia de bacterias,que este soçio chupa tudo quem tem problemas de exesso de nitratos por exesso de peixes ACONSELHO VIVAMENTE ESTE MENINO.

 

So estou a partilhar algum conheçimento que adiquiri,enquanto mantive alguns destes "gigantes" sul americanos um abraço para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o de baixo e de 80cm so musgo e reds deu-me um amigo os reds e o musgo 12 ou 13 na altura agora ja la tem mais de cem abraço

 

entao é do tamanho do meu, e eu que pensava que ja tinha um aquario, nao sei se chore se me de para rir :rolleyes:

parece um microbio ao pé do outro :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem um dos teus problemas principais é esse filtro :rolleyes:

 

Os seco humidos são bons para criar grandes colónias de bactérias que transformam rapidamente a amonia e nitritos em nitratos, neste ponto estes filtros são impecáveis.. agora o senão é que os secos humidos retiram todo o CO2 existente na água rapidamente através das trocas gasosas existentes no filtro..

 

Sem CO2 disponivel em quantidades necessárias logo os restantes macros não são consumidos à mesma velocidade...

 

Os discus são uma fonte de alimentação abismal para as bactérias dai os valores elevados de nitratos e pelo teu setup tens uma boa iluminação vs excesso de alguns nutrientes vs CO2 pouco ou nenhum.... AQUI EXISTE UM GRANDE DESIQUILIBRIO

 

Quantos discus mantêns?

Valores de NO3, PO4 ??

Que fertilizações fazes?

 

O que recomendo é trocares o filtro por um que não seja seco-humido... aliado com TPAs regulares ex: 2x 30% por semana.. e fazer uma manutenção ao filtro mensal (esta é importante pois o filtro quando está muito sujo torna-se uma fabrica de nitratos)

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao digo que ha aqui pessoal que perçebe muito disto dos plantados!!!!!As vezes as soluçoes tao mesmo a nossa frente que nem as vemos.depois de agora raçioçinar um pouco e ver alguns textos,de alguns livros que ali tenho acho que tens toda a razao,aquele filtro e uma maquina a consumir os elementos mais toxicos para os peixes nitritos,amoniaco,amonia,trasnformando no proçesso final nitratos,ora toxicos para os peixes(nitritos,amoniaco,amonia)

mas penso que consumiveis para as plantas ou seja por um lado tira uns alimentos para as mesmas,e depois carrega so com um tipo(nitrato)em exesso e com a iluminaçao que montei agora 320w uma festa para as algas pois quando começei este aqua so tinha 120w depois de aumentar a iluminaçao e que veio este algedo.

O meu raçioçinio ta mais ou menos correcto ou nem por isso?

Um abraço e muito obrigadopela iluçidaçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim entendeste +/-

 

Mas como referi o problema do filtro é mesmo retirar o CO2...

 

O problema de teres nitratos em excesso, a unica razão de culpa que dou ao filtro é retirar o CO2 da água criando desiquilibrio..

 

Agora os nitratos o filtro não tem culpa... a culpa (exemplos: vê os que enquadram na tua situação) é excesso de fauna, manutenção do filtro muito espaçada, poucas TPAs, pouco CO2 na coluna de água, plantas sem todos os nutrientes necessários para ajudarem no consumo de NO3.

 

As plantas em si preferem consumir NH3 ou NO2 em vez de NO3 porque para consumirem NO3 gastam mais energia do que consumir os estados anteriores, ou seja, por sim as plantas se tiverem todos os outros nutrientes disponiveis tb são excelentes consumidoras de NH3 NO2, ou seja, fazem uma boa filtragem biológica, e têm a vantagem perante as bactérias que ao consumirem o amoniaco, amonia nitritos, não geram nitratos... geram outra coisa que não me recordo... mas que não têm muito a ver com a relação NPK

 

Com o upgrade da iluminação beneficiaste as algas mais dos que as plantas devido a esse alto desiquilibrio.

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.