será que ninguem me consegue ajudar???


Piteu

Recommended Posts

Boas eu tenho as seguintes plantas:

minhas plantas:

cabomba caroliniana :

 

http://www.pny.se/akvariedagbok/pny_6377b2-600.jpg

 

egéria naja :

 

http://board.fishchannel.com/Uploads/Image...c-8e2e-f20e.jpg

musgo java :

 

http://www.maniadepeixe.com.br/images/Javamoss.jpg

 

Estas plantas comprei em muito bom estado e foram podadas e o que tenho são as podas mas a egéria naja ta a cair as folhas e as folhas antes de caírem ficam transparentes isto é normal? ou foi de terem sido podadas?

Tenho substrato no aquário próprio para o aquário e ainda fertilizo com liquido a cada 15 dias quanto a luz tenho sempre desde a 13h as 22h ou 23h.. a lâmpada é uma red florescente 15 wats... Obrigada pela vossa compreensão:)

 

setup:60x40x30 com calha de luz red florescente 15wats

filtro interno da aquapor de 300litros/min.

termostato 100wats

 

areal: substrato próprio para aquários

areal de rio com 5mm

xistos,conchas e pedras da praia(aquelas com formatos redondos)

 

flora: musgo java

cabomba caroliniana

egéria naja

 

fauna:2guppys macho

2ampulárias douradas

2 planorbis corneus

Editado por Piteu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ...não entendo muito de plantas mas devias de ter 75w de luz

mesmo plantas que necessitam de pouca luz devias de ter a volta de 35w

 

Espera por quem saiba

 

Cumps

 

 

se calhar é o filtro k so tem filtragem mecanica

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Amigo

 

Bem antes demais como a podaste tem em atenção, não metas a mesma quantidade de fertilizante que deitavas quando ela estava grande. como ela foi podada precisa de recuperar logo tens de diminuir desde já a injecção de CO2 ( caso a tenhas ) , a quantidade de fertilizante e também a quantidade de horas de iluminação, isto até ela começar a prosperar outra vez.

 

Se metes - te as plantas há pouco tempo pode ser que esteja a ocorrer '' meltdown '' . isto acontece quando as plantas são colocadas num ambiente diferente da que estavam e ficam ressentidas e perdem a maioria das suas folhas mas depois voltam a crescer.

 

Outro problema para isso acontecer pode ser a carência de certos nutrientes para elas sobreviverem como por exemplo o cálcio e o magnésio e Ferro.

outra das coisas podem ser os teus caracois que com falta de alimento, poderão se estar a virar para as tuas plantas e a comelas mas não sei.

 

Tenta por fotografias do que se passa e pode ser que te consiga ajudar mais

 

Fica bem

abraços

Joao Vitor Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estas plantas são de fraca iluminação já tive a pesquisar sobre elas.

Eu tenho notado caracóis pequeninos a andar no aquário mas eu não tinha só apareceu agora depois de ter colocado as plantas e comprei aqui as podas no fórum... Algumas das folhas tem agarrados parece um cacho com pontinhos por dentro e acho que deverá ser casulos de caracóis agora queria saber se a caracóis que façam casulos nas folhas...

quanto a nutrientes têm que sobra porque o substrato é novo e o liquido de fertilizante que tenho é de magnésio,ferro etc só não tem fosforo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estas plantas são de fraca iluminação já tive a pesquisar sobre elas.

Eu tenho notado caracóis pequeninos a andar no aquário mas eu não tinha só apareceu agora depois de ter colocado as plantas e comprei aqui as podas no fórum... Algumas das folhas tem agarrados parece um cacho com pontinhos por dentro e acho que deverá ser casulos de caracóis agora queria saber se a caracóis que façam casulos nas folhas...

quanto a nutrientes têm que sobra porque o substrato é novo e o liquido de fertilizante que tenho é de magnésio,ferro etc só não tem fosforo..

 

 

Sao de fraca de iluminação mas mesmo assim 15W é mesmo muito pouco, mesmo muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estas plantas são de fraca iluminação já tive a pesquisar sobre elas.

Eu tenho notado caracóis pequeninos a andar no aquário mas eu não tinha só apareceu agora depois de ter colocado as plantas e comprei aqui as podas no fórum... Algumas das folhas tem agarrados parece um cacho com pontinhos por dentro e acho que deverá ser casulos de caracóis agora queria saber se a caracóis que façam casulos nas folhas...

quanto a nutrientes têm que sobra porque o substrato é novo e o liquido de fertilizante que tenho é de magnésio,ferro etc só não tem fosforo..

 

caracois??

Compra uma botia, ela agradecete xD

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estas plantas são de fraca iluminação já tive a pesquisar sobre elas.

Eu tenho notado caracóis pequeninos a andar no aquário mas eu não tinha só apareceu agora depois de ter colocado as plantas e comprei aqui as podas no fórum... Algumas das folhas tem agarrados parece um cacho com pontinhos por dentro e acho que deverá ser casulos de caracóis agora queria saber se a caracóis que façam casulos nas folhas...

quanto a nutrientes têm que sobra porque o substrato é novo e o liquido de fertilizante que tenho é de magnésio,ferro etc só não tem fosforo..

 

Não te livres dos caracóis para já, vê primeiro quais são.

 

Eu por exemplo, com a compra de uma planta já tenho 3 espécies de caracois novas no aquário. 1 já identifiquei, são Planorbis Rubrum, outra parecem-me pond's, a outra ainda não identifiquei.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são muito pequeninos mas o rapaz que me vendeu tem 300 planorbis para vender e por isso queria saber se os planorbis fazem casulos nas folhas alguns já estão cá fora são muito pequenos não da para saber mas são castanhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao de fraca de iluminação mas mesmo assim 15W é mesmo muito pouco, mesmo muito.

 

 

olha o meu aqua trou-se a calha já la e a calha é só de uma lâmpada há lâmpadas com que wats e mais ou menos que preço que assim compro é melhor também

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são muito pequeninos mas o rapaz que me vendeu tem 300 planorbis para vender e por isso queria saber se os planorbis fazem casulos nas folhas alguns já estão cá fora são muito pequenos não da para saber mas são castanhos...

 

Se são castanhos então muito provavelmente é planorbis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho o aquario com bastantes caracois, uns que comprei e outros que vieram nas plantas. Nunca vi esses caracois comerem as plantas, ja vi sim eles à volta das folhas que apodrecem e a volta das algas.

Eu nao retirava os caracois e preocupava-me mesmo era com a iluminação, tens um aquario com 72litros brutos, corrijam-me se tiver errado, mas mesmo para plantas pouco exigentes devias ter no mínimo 36W...se pesquisares um pouco no forum encontras varios topicos sobre isto que te vou dizer:

Tens a iluminação/CO2/Nutrientes. Para a planta se desenvolver precisa de uma determinada parte de cada uma delas (isto para ser muito básico). Ora se nao tiveres iluminação, nao vale de nada fertilizares ou colocares CO2. da mesma maneira funciona para cada um dos componentes.

O que eu fazia:

1º colocava uma iluminação de jeito no aquario. O ideal era conseguires por 2 x T5 HO 24W =48 W de luz

2º Fazia uma receita caseira de CO2 (se pesquisares no forum tens carradas de receitas, eu uso a da gelatina)

3º Fertilizava à medida que as plantas fossem crescendo, e adaptando a fertilização com a massa vegetal presente no aquario, para nao haver uma explosao de algas.

 

Claro que existem aí mais experts que te podem dar mais umas ideias ou mesmo ideias diferentes.

"Sem Ovos não fazes Omeletes"

Cumprimentos.

Nuno Pinto

PS. Verifica aqui as necessidades luminosas das plantas que tens. Embora sejam plantas de facil manutenção repara nas necessidades de luz.

Cabomba caroliniana

Egeria densa

o musgo é o unico que come qq luz... mas mesmo assim desenvolve-se melhor com "alguma" Luz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.