Sugestoes Planta


Joel Bonifácio

Recommended Posts

Ola, a minha HZ, foi-se, morreu :/ sem explicação aparente, tava tao bonita numa semana foi as couves tive que a tirar, agora ficou lá um buraco a traz no aquario. :yb668:

 

Ando a procura de uma planta para a substituir, mas nem sei o que, na vossa opiniao, uma planta de folhas finas, para por no sitio da HZ, o que voces optariam ? ao lado tenho a limnophila aquatica.

 

obrigado.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de achar que isso é uma opinião muito pessoal (tal como os gostos), se conseguisses arranjar uma foto e o setuo do aqua (pelo mneos iluminação, dimensões do aqua e se te CO2 ou não fica mais facil de ajudar...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugiro a Hemianthus Micranthemoides

 

Micranthemum_other%20one.jpg

 

 

Apoio a Optima sugestão do miltonleopoldo! :music_singguitar:

 

Nao conhecia essa planta, mas é muito bonita =) mas pelo que estou a ler sobre ela, cresce pouco, eu queria uma planta que cresce-se muito isto com o objectivo de me tapar os fios e as macacadas que se encontram a traz do aquario surprised

 

Apesar de achar que isso é uma opinião muito pessoal (tal como os gostos), se conseguisses arranjar uma foto e o setuo do aqua (pelo mneos iluminação, dimensões do aqua e se te CO2 ou não fica mais facil de ajudar...

 

Abraço

 

Ola

 

SETUP: 400 L 120X50X70 CxLxA

Iluminação 6x39 W T5

CO2, sim 2kilos

akadama.

 

foto nao tenho por agora. tou a espera que chegue a minha nova camera fotografica :lol:

Editado por Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente uma planta compacta e que ocupe uma boa área tens as planta do genero Alternanthera (por exemplo a reneiki), tens hygrophilas (corymbosa e poliesperma) , cerathophyllum demmersum, rotalas (rotundifolia, macrandra e sp green), limophilas (sessiflora, aquatica), ludwigia (arcuata, Ludwigia inclinata var. verticillata cuba), Pogostemon stellata, Nesaes, etc....

 

podes procurar um pouco melhor em www.tropica.com e de seguida pesquizas n google pelo nome da planta em causa para ficares com uma ideia de como a planta é e qualo seu comportamento.

 

Abraço

Francisco

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao conhecia essa planta, mas é muito bonita =) mas pelo que estou a ler sobre ela, cresce pouco, eu queria uma planta que cresce-se muito isto com o objectivo de me tapar os fios e as macacadas que se encontram a traz do aquario :mrgreen:

 

 

 

Ola

 

SETUP: 400 L 120X50X70 CxLxA

Iluminação 6x39 W T5

CO2, sim 2kilos

akadama.

 

foto nao tenho por agora. tou a espera que chege a minha nova camera fotografica :tongue:

 

Posso-te sugerir Cabomba caroliniana, aquilo para crescer....upa upa....não para até chegar ao céu! Tenho no fundo do meu aquário também para tapar a tralha toda que está por trás! Também tenho uma hygrophila difformis na parte de trás e aquilo cresce feito maluca e dá outro aspecto ao aquário! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso-te sugerir Cabomba caroliniana, aquilo para crescer....upa upa....não para até chegar ao céu! Tenho no fundo do meu aquário também para tapar a tralha toda que está por trás! Também tenho uma hygrophila difformis na parte de trás e aquilo cresce feito maluca e dá outro aspecto ao aquário! :?

 

Que temperatura tens o teu aqua ? esqueci me de dizer que é um aqua com discus ;) logo temperaturas elevadas, e a cabomba caroliniana nao sei se aguentara, mas tambem era uma boa opção.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente uma planta compacta e que ocupe uma boa área tens as planta do genero Alternanthera (por exemplo a reneiki), tens hygrophilas (corymbosa e poliesperma) , cerathophyllum demmersum, rotalas (rotundifolia, macrandra e sp green), limophilas (sessiflora, aquatica), ludwigia (arcuata, Ludwigia inclinata var. verticillata cuba), Pogostemon stellata, Nesaes, etc....

 

podes procurar um pouco melhor em www.tropica.com e de seguida pesquizas n google pelo nome da planta em causa para ficares com uma ideia de como a planta é e qualo seu comportamento.

 

Abraço

Francisco

 

Gostei bastante da cerathophyllum demmersum, para alem de aguentar temperaturas de 28º, é muito bonita. acho que iria lá ficar bem.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que temperatura tens o teu aqua ? esqueci me de dizer que é um aqua com discus :puppydogeyes: logo temperaturas elevadas, e a cabomba caroliniana nao sei se aguentara, mas tambem era uma boa opção.

 

Posso-te dizer que o meu aqua esteve 3 semanas a 30 graus devido a um problema de ictio e agora esta a 28 graus há cerca de 1 mês e a cabomba nem parece nada com ela, todas as semanas tenho de lhe fazer poda porque cresce tanto que faz sombra a todas as outras plantas que a rodeiam! :puppydogeyes:

Um amigo meu também me tinha informado que a cabomba era capaz de morrer ou ficar muito queimada na altura que aumentei a temperatura para 30 graus, mas ela manteve-se ainda melhor do que quando estava com temperaturas mais baixas, cresceu mais, tanto que as podas tinham que ser de 3 em 3 dias! :smilecolros:

Aproveitei de tal maneira as podas para outro aquário que tenho de 40 litros com pena de mandar as podas para o lixo que já enchi o outro aquário de cabomba, e o outro aquário ainda não tinha plantas, apenas um tronco com uma anubia nana! Ambos os aquários estão a 28 Graus agora todas as plantas mostram sinal de uma excelente saúde! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hemianthus Micranthemoides cresce pouco?Nem penses nisso...

Vê o meu aqua e logo verificas que não posso dar folga a tesoura... ;)

 

No que diz respeito a Cabomba Caroliniana ...tenho um odio de estimação por essa planta...acho que há plantas bem mais bonitas para o efeito cortina.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hemianthus Micranthemoides cresce pouco?Nem penses nisso...

Vê o meu aqua e logo verificas que não posso dar folga a tesoura... :oops:

 

No que diz respeito a Cabomba Caroliniana ...tenho um odio de estimação por essa planta...acho que há plantas bem mais bonitas para o efeito cortina.

 

Já agora por curiosidade, porque o ódio pela plantinha? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hemianthus Micranthemoides cresce pouco?Nem penses nisso...

 

Se a iluminação for forte a planta adquire habitos rasteiros... a mim ja chegou a acontecer a planta formar uma moita e depois em vez de crescer para cima crescia para os lados formando uma especie de tapete...

 

Mas claro está tudo depende das condições em que é mantida.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a iluminação for forte a planta adquire habitos rasteiros... a mim ja chegou a acontecer a planta formar uma moita e depois em vez de crescer para cima crescia para os lados formando uma especie de tapete...

 

Mas claro está tudo depende das condições em que é mantida.

 

Abraço

 

 

Define forte...

 

É no meu aqua tem 1watt por litro(mais refletores) e a Hemianthus Micranthemoides cresce para caraças...

Quanto aos calvins ela está debaixo de 2 lamp d 4200k e 6500k.Quem ma ofereceu só tem lampadas de 10000k.

 

Nesse caso parece-me que pode ser outro parametro...Agua talvés...

 

Ontem plantei um pouco no meu nano para ver como se dava.A relação é também de um 1watt/lt e 6500k, depois dou-vos feedback.

 

Quanto ao odio de estimação...Não gostei nada de a ter no aqua,quer poda-la, quer o tipo de folha, nem a cortina que fazia. Já vi urtigas mais bonitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Define forte...

 

É no meu aqua tem 1watt por litro(mais refletores) e a Hemianthus Micranthemoides cresce para caraças...

Quanto aos calvins ela está debaixo de 2 lamp d 4200k e 6500k.Quem ma ofereceu só tem lampadas de 10000k.

 

Nesse caso parece-me que pode ser outro parametro...Agua talvés...

 

Ontem plantei um pouco no meu nano para ver como se dava.A relação é também de um 1watt/lt e 6500k, depois dou-vos feedback.

 

Quanto ao odio de estimação...Não gostei nada de a ter no aqua,quer poda-la, quer o tipo de folha, nem a cortina que fazia. Já vi urtigas mais bonitas.

 

A dica da Hemianthus Micranthemoides não foi para mim, mas gostei bastante do aspecto dela e como tenho la um "espaçito" em que não sabia o que lá meter, vou procurar uma e mete-la no meu aquário...muito bonita!

Em relação ao odio de estimação ;) realmente é ao gosto, mas numa coisa tens razão, a cortina, nos primeiros 10cm da planta é realmente um pouco feia, mas até que gosto do tipo de folhagem especialmente no topo do aquário! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Define forte...

 

É no meu aqua tem 1watt por litro(mais refletores) e a Hemianthus Micranthemoides cresce para caraças...

Quanto aos calvins ela está debaixo de 2 lamp d 4200k e 6500k.Quem ma ofereceu só tem lampadas de 10000k.

 

Nesse caso parece-me que pode ser outro parametro...Agua talvés...

 

Ontem plantei um pouco no meu nano para ver como se dava.A relação é também de um 1watt/lt e 6500k, depois dou-vos feedback.

 

Quanto ao odio de estimação...Não gostei nada de a ter no aqua,quer poda-la, quer o tipo de folha, nem a cortina que fazia. Já vi urtigas mais bonitas.

 

O meu aqua tambem tinha as mesmas lampadas e tinha um ratio de 1,1W\L (uma nano com 25 lts mais ou menos) aproximadamente, a unica diferença é que a calha estava imediatamente por cima da superfíce do aqua e a altura do mesmo eram cerca de 20cm, o que no teu caso parece-me ser um pouco mais, poderá estar aí a explicação.

 

Que era da luz tenho a certeza, agora é preciso ver que aa distancia a ser percorrida pela luz na coluna de agua tambem conta...

 

PS: deixa-me dizer que de facto a Hemianthus Micranthemoides a crescer como está no teu aqua é uma planta muito engraçada!

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua tambem tinha as mesmas lampadas e tinha um ratio de 1,1W\L (uma nano com 25 lts mais ou menos) aproximadamente, a unica diferença é que a calha estava imediatamente por cima da superfíce do aqua e a altura do mesmo eram cerca de 20cm, o que no teu caso parece-me ser um pouco mais, poderá estar aí a explicação.

 

Que era da luz tenho a certeza, agora é preciso ver que aa distancia a ser percorrida pela luz na coluna de agua tambem conta...

 

PS: deixa-me dizer que de facto a Hemianthus Micranthemoides a crescer como está no teu aqua é uma planta muito engraçada!

 

SE calhar tinhas luz a mais...

 

Acho que a calha não deve estar a muito mais que 10cm. (Logo confirmo-te)

Que lampadas estavas a usar?

 

O membro que me ofereceu a Hemianthus Micranthemoides também tem a calha encostada ao aqua.

 

O meu aqua tem 50cm de altura, de area util deve ter pra ai uns 40cm.

 

Eu não ignoraria os outros factores, temperatura,fertilização,CO2, qualidade da aqua,etc.

Os outros factores também podem limitar o seu crescimento.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SE calhar tinhas luz a mais...

 

Acho que a calha não deve estar a muito mais que 10cm. (Logo confirmo-te)

Que lampadas estavas a usar?

 

O membro que me ofereceu a Hemianthus Micranthemoides também tem a calha encostada ao aqua.

 

O meu aqua tem 50cm de altura, de area util deve ter pra ai uns 40cm.

 

Eu não ignoraria os outros factores, temperatura,fertilização,CO2, qualidade da aqua,etc.

Os outros factores também podem limitar o seu crescimento.

 

Nao me devo ter explicado bem então...

 

ela crescer crescia e a um muito bom ritmo (era capaz de a podar semanalmente, ás vezes até menos)... a única diferença é que adquiriu hábitos mais rasteiros ou seja começava a crescer lateralmente e nao para cima (Agora que me lembro tambem deve ter sido derivado das podas que efectuei...). Mas para o aqua em questão era mesmo esse o efeito que eu queria...

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas,

 

Não ligues que eu também não me expliquei bem... :roflroll2:

Alguém tem uma chavena de café...sff.

 

Se estivesses a defender Cabomba Caroliniana é tinhamos chaTice... :roflroll2:

 

 

Joel,

 

Tu tens 70cm de altura e um ratio de 0.5watt/lt, isso tá mesmo no limite do aceitavel.

A altura é tramada...

Falaste de que HZ morreu, quais são os parametros da agua?

Verifiquei que também tens akadama, fazes algum tipo de fertilização?Com que frequência?

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas,

 

Não ligues que eu também não me expliquei bem... :(

Alguém tem uma chavena de café...sff.

 

Se estivesses a defender Cabomba Caroliniana é tinhamos chaTice... :sick003:

 

 

Joel,

 

Tu tens 70cm de altura e um ratio de 0.5watt/lt, isso tá mesmo no limite do aceitavel.

A altura é tramada...

Falaste de que HZ morreu, quais são os parametros da agua?

Verifiquei que também tens akadama, fazes algum tipo de fertilização?Com que frequência?

 

Sim a HZ morreu tava tao bonita todas as semanas fazia lhe uma poda, depois de repente puff, comessou a ficar os caules podres acabei por a tirar.

 

Sim, tenho apenas Akadama, fertelizo todos os dias com potassio e magnesio 6 ml ambos. Depois vario, conforme os testes mas é mais ou menos de 2 em dois 2 dias meto lhe 5 ml de Fosfatos, nitratos (no3) é conforme dá os valores do teste. Ferro de 2 em 2 dias cerca de 8 ml, micro todas as semanas. Apos a TPA de 100 L . (fertelizantes by Horizonte aquatico)

 

que posso dizer mais,

 

Ph - 6.0

Gh - 1

kH - 1

temperatura - 27/28ºc

 

acho que nao me esqueci de nada.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a HZ morreu tava tao bonita todas as semanas fazia lhe uma poda, depois de repente puff, comessou a ficar os caules podres acabei por a tirar.

 

Sim, tenho apenas Akadama, fertelizo todos os dias com potassio e magnesio 6 ml ambos. Depois vario, conforme os testes mas é mais ou menos de 2 em dois 2 dias meto lhe 5 ml de Fosfatos, nitratos (no3) é conforme dá os valores do teste. Ferro de 2 em 2 dias cerca de 8 ml, micro todas as semanas. Apos a TPA de 100 L . (fertelizantes by Horizonte aquatico)

 

que posso dizer mais,

 

Ph - 6.0

Gh - 1

kH - 1

temperatura - 27/28ºc

 

acho que nao me esqueci de nada.

 

E esses 8m e 6ml que metes correspondem a quantos ppm? ou pelo menos qual e a concentração dos fertilizantes que usas?

 

É que se o fertilizante for muito concentrado para subir x ppm meto (imaginemos 5ml) e num outro menos concentrado para subir os mesmos x ppm tenho que meter mais (imaginemos 10ml).

Por isso a indicação em ml não serve de muito...

 

Cumps

 

PS: a HZ começou a ficar preta ou começou a ficar castanha?

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a HZ morreu tava tao bonita todas as semanas fazia lhe uma poda, depois de repente puff, comessou a ficar os caules podres acabei por a tirar.

 

Sim, tenho apenas Akadama, fertelizo todos os dias com potassio e magnesio 6 ml ambos. Depois vario, conforme os testes mas é mais ou menos de 2 em dois 2 dias meto lhe 5 ml de Fosfatos, nitratos (no3) é conforme dá os valores do teste. Ferro de 2 em 2 dias cerca de 8 ml, micro todas as semanas. Apos a TPA de 100 L . (fertelizantes by Horizonte aquatico)

 

que posso dizer mais,

 

Ph - 6.0

Gh - 1

kH - 1

temperatura - 27/28ºc

 

acho que nao me esqueci de nada.

 

O problema de terem ficado com os caules fracos foi devido à pouca luz que manténs, o topo da hz começou a tapar os caules e estes ainda começaram a receber menos luz... dai o melt ter se verificado

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Godlike,

 

Então como podemos evitar que isso aconteça?

É que sempre tive alguma dificuldade em perceber a poda das plantas deste tipo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Godlike,

 

Então como podemos evitar que isso aconteça?

É que sempre tive alguma dificuldade em perceber a poda das plantas deste tipo.

 

Não deixarem as plantas crescerem muito, controlarem bem com as podas o crescimento...

 

E ter uma luz adquada.... plantas de caula tb necessitam de muita luz, mesmo com pouca luz a planta cresce mas gasta muita energia para produzir tecido e crescer rapidamente e chegar o mais rapido possivel a uma altura que consiga receber boa quantidade de luz

 

Acho que é mais ao menos isso ;)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E esses 8m e 6ml que metes correspondem a quantos ppm? ou pelo menos qual e a concentração dos fertilizantes que usas?

 

K - 1ml sobe 1 ppm em 100L

Mg - 1 ml sobe 0.2 ppm em 100 L

Ferro - 1ml sobe 0.2ppm em 100 L

PO4 - 1 ml sobe 0.5 ppm em 100L

No3 - 1 ml sobe 0.3 ppm em 400L

 

É que se o fertilizante for muito concentrado para subir x ppm meto (imaginemos 5ml) e num outro menos concentrado para subir os mesmos x ppm tenho que meter mais (imaginemos 10ml).

Por isso a indicação em ml não serve de muito...

 

Cumps

 

PS: a HZ começou a ficar preta ou começou a ficar castanha?

 

Acho que ficou castanha.

 

 

 

Não deixarem as plantas crescerem muito, controlarem bem com as podas o crescimento...

 

E ter uma luz adquada.... plantas de caula tb necessitam de muita luz, mesmo com pouca luz a planta cresce mas gasta muita energia para produzir tecido e crescer rapidamente e chegar o mais rapido possivel a uma altura que consiga receber boa quantidade de luz

 

Acho que é mais ao menos isso :P

 

Entao, mas Godlike sendo assim por mais intensa que seja a luz se as folhas nao deixam passar a luz de maneira que chegue aos caules que interessa a intensidade ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais